POR FASTCO WORKS

GABRIEL VALLEJO, ORACLE BRASIL

Transformação do mundo, das pessoas e dos negócios. Esse é o tripé do Oracle Fest, o festival de inovação, tecnologia e transformação dos negócios que acontecenos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho. Em formato totalmente digital, o Oracle Fest é um evento multiplataforma inédito que valoriza a diversidade de vozes e de pontos de vista, como explica Gabriel Vallejo, vice-presidente de Marketing da Oracle na América Latina. Para a primeira edição do festival, Vallejo destaca a presença de Simon Sinek, escritor e visionário, que influenciou empresas de todo o mundo na busca pelo propósito com o livro Comece pelo Porquê. “O Simon é referência para quem estuda negócios e inovação e não teria outro nome mais apropriado para marcar a estreia do Oracle Fest. Além de abordar temas de suas obras anteriores, ele também falará sobre seu último livro O Jogo Infinito. Mais do que uma palestra, será uma verdadeira troca”, afirma Vallejo, detalhando, em entrevista a seguir para a FastCo Works Brasil, o novo posicionamento de Oracle e os desdobramentos do Oracle Fest.

FASTCO WORKS BRASIL
O que motiva a mudança de posicionamento da Oracle como marca?

GABRIEL VALLEJO
Muitas pessoas conhecem a Oracle como uma empresa que nasceu de um banco de dados. Nosso desafio, como marca, porém, é mostrar que vamos além do banco de dados. Somos um parceiro estratégico das empresas na jornada de transformação digital e estamos entre os líderes em cloud e outras tecnologias para gestão de negócios, finanças, cadeia de suprimentos, marketing, vendas e RH. Por trás dessas soluções, há um reposicionamento que entende que o B2B é um conceito em ressignificação já que a relação entre duas empresas é, na prática, uma interação entre pessoas.

FASTCO WORKS BRASIL
Qual a importância de olhar o B2B sob uma nova perspectiva?

GABRIEL VALLEJO
Quando olhamos para o B2B sob o viés de negócios, é sobre potencializar a capacidade humana por meio da tecnologia. No passado, o B2B sempre se focou entre o relacionamento de empresa para empresa. Mas, sempre foi sobre pessoas se relacionando com pessoas. E pessoas buscam se relacionar com quem esteja conectado a seus valores. O mundo B2B hoje, precisa ser pautado por conexões que venham de outras maneiras.

“O Oracle Fest é uma plataforma inédita em toda a América Latina. É uma forma de aproximar a marca com as nossas audiências”

FASTCO WORKS BRASIL
Neste contexto, o que representa o Oracle Fest?

GABRIEL VALLEJO
O Oracle Fest é uma plataforma inédita em toda a América Latina. É uma forma de aproximar a marca com as nossas audiências. Nós nos relacionamos há mais de 40 anos com empresas de todos os tamanhos, mas o mundo vem mudando e precisamos participar das grandes discussões. Temos, internamente, uma visão muito clara do nosso propósito, que é empoderar pessoas por meio da tecnologia para que elas liderem uma transformação. E o Oracle Fest se propõe a trazer a luz essa discussão, para que as pessoas tenham acesso a conteúdo de qualidade e reflitam sobre o futuro.

FASTCO WORKS BRASIL
Por que o conteúdo tem um foco especial em alguns setores, como a manufatura, serviços financeiros e varejo?

GABRIEL VALLEJO
 O Oracle Fest é um grande festival de conteúdo multiplataforma. Seja no Instagram, no LinkedIn, no YouTube ou Zoom, ele traz esse espírito. E para organizar essa dinâmica, traremos conteúdo especial para três setores que vêm passando por transformações profundas nos últimos anos, porque elas movimentam o mercado e possuem diferenças consideráveis de operação. Por isso, temos este olhar especial para a manufatura, os serviços financeiros e o varejo.

“Hoje, nesse mundo cloud, da tecnologia descentralizada, todo tipo de empresa tem acesso e inclusão também do ponto de vista de negócio e tecnologia”

FASTCO WORKS BRASIL
Qual a importância de olhar a inovação além da tecnologia?

GABRIEL VALLEJO
Mundo, pessoas e negócios. A gente entende que quando olhamos para inovação e tecnologia, não dá para deixar esse tripé de fora. Quando falamos sobre mundo, há relação com os grandes acontecimentos, seja de macro ou microeconomia, seja transformação política ou social. São vários temas importantes. No segundo pilar, pessoas, não há inovação sem diversidade, inclusão e empreendedorismo na geração de valor. E no caso de negócios, é sobre a ótica da tecnologia e dos negócios que passam por transformações cada vez mais aceleradas.

FASTCO WORKS BRASIL
Como equilibrar tecnologia e o fator humano nas discussões presentes no Oracle Fest?

GABRIEL VALLEJO
É importante colocar o conteúdo na perspectiva das pessoas. Tudo tem relação com pessoas. Estamos mais conscientes, as ferramentas digitais são cada vez mais abundantes. Novos espaços para opinião e consumidores cada vez mais críticos para enxergar o mundo. Por isso, trazemos temas como dados e ESG, privacidade e tecnologia que têm relação também com essa mudança de comportamento. Inovação é sobre lidar com os desafios na nossa atividade cotidiana com pessoas criativas, soluções inesperadas e um espaço cada vez maior para fomentar inovação.

“A criatividade está em todos os lugares. E para nós, que somos uma empresa de tecnologia, criatividade é o berço da inovação”


FASTCO WORKS BRASIL
Transformação digital está ao alcance somente de grandes empresas?

GABRIEL VALLEJO
O Oracle Fest olha para o ecossistema e não apenas para um perfil de empresas. Não é sobre ter somente a grande empresa falando de transformação digital. Mas também a startup, as empresas de médio porte. Transformação não é somente para grandes empresas. Hoje, nesse mundo cloud, da tecnologia descentralizada, todo tipo de empresa tem acesso e inclusão também do ponto de vista de negócio e tecnologia.

FASTCO WORKS BRASIL
Qual o papel da criatividade nesse processo de digitalização que o mundo vivencia?

GABRIEL VALLEJO
Uma das premissas desse festival é tratar a criatividade não como disciplina, mas como uma forma de ver o mundo. A criatividade está em todos os lugares. E para nós, que somos uma empresa de tecnologia, criatividade é o berço da inovação. É o tempo inteiro olhando para os problemas e buscando soluções. É sobre ter olhar criativo, como olhar para as pessoas de forma mais profunda.  Na Oracle, faz parte do DNA esse tema, não existe inovação sem espírito criativo.

SOBRE FASTCO WORKS

FastCo Works é o estúdio de conteúdo da marca Fast Company. Os anunciantes nos contratam para uma consultoria de projetos de conteúdo e vídeo em seu nome.