POR FASTCO WORKS

A transformação que estamos vivendo em ritmo acelerado num mundo marcado por mudanças ambientais, sensibilizado por uma crise sanitária, movido por iniciativas sociais que exigem mais diversidade, inclusão e igualdade apresenta desafios sem precedentes para as pessoas e para os negócios.

Apesar de cada empresa ter a sua realidade e nível de maturidade, é fácil observar que as que se adaptaram melhor às mudanças exigidas por conta da pandemia foram aquelas que já tinham adotado a digitalização, executando processos de maneira ágil e integrada.

São as empresas inteligentes, que independentemente do tamanho, segmento ou tempo de atuação, souberam ser resilientes. Muitas delas estiveram presentes no SAP NOW Brasil, um dos maiores encontros de inovação e negócios da América Latina.

O evento reuniu toda a comunidade de tecnologia para falar dos aprendizados e dos desafios agora que o mundo se prepara para a retomada econômica. Também foram apresentadas tendências e oportunidades com perspectiva na colaboração, integração e ESG, com foco no desenvolvimento sustentável, social e na governança corporativa.

“Toda empresa hoje é uma empresa de tecnologia”

Com a frase de uma recente reportagem da revista norte-americana TIME, a presidente da SAP Brasil, Adriana Aroulho, marcou a abertura da SAP NOW Brasil, mostrando a importância das companhias surfarem a onda de transformações digitais que trouxe mudanças de hábitos e comportamentos. Para ela, nesta nova era dos negócios, empresas inteligentes agem rapidamente de acordo com a necessidade de seus parceiros, funcionários e clientes e colaboram para todo o ecossistema.

Neste cenário de alta competitividade e de preocupação com a saúde e bem-estar das pessoas, as empresas precisam se reinventar e buscar soluções flexíveis que possam lidar com a complexidade do processo de transformação digital apresentando retorno do investimento mais rapidamente.

Com experiência em mais de vinte e cinco segmentos da indústria, do varejo aos serviços essenciais, passando por finanças, manufaturas, nativos digitais e agronegócios, e ciente da responsabilidade de transacionar mais de três quartos do PIB mundial, a SAP fornece aos seus clientes formas inteligentes de trazer ainda mais transparência, inovação, diversidade e sustentabilidade nesse movimento hiper acelerado de transformação digital.

Muito além da nuvem

Uma empresa inteligente possui seus negócios reinventados para operar de forma holística e ágil do início ao fim. Isso significa escutar mais e mais rápido os clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Para Fernando Migrone, CMO da SAP Brasil, quando a empresa é responsiva, ela se retroalimenta do feedback para promover mudanças rápidas e entra no círculo virtuoso da experiência. “A experiência é uma consequência de uma série de esforços que se baseia em um tripé fundamental: a digitalização, a cooperação e a sustentabilidade”, afirma.

Segundo o executivo, sabemos que a digitalização não é mais um projeto para o futuro, mas para o agora. Portanto, é preciso contar com uma rede de negócios confiável, escalável e segura. E as empresas também devem implementar a sustentabilidade. “Uma empresa inteligente possui soluções voltadas a todas as áreas de negócios”, afirma Migrone.

Jornadas de transformação

Projetos de transformação digital que utilizam a experiência e a conexão evidenciam o que o filósofo francês e pesquisador em ciência da informação Pierre Lévy discute há anos. Segundo ele, a criação das redes possibilita aumentar as oportunidades de gestão e de aprendizagem com um acesso universal a informações e dados, aumento da memória e da inteligência coletiva.

E existem empresas que estão usando muito bem as possibilidades da tecnologia e da inteligência coletiva para  implementar as melhores práticas de gestão empresarial e trazer resultados positivos. Exemplos como Via Varejo, Leroy Merlin, lojas Cem e Riachuelo, que simplificam sua digitalização para garantir uma melhor produtividade além de, é claro, atender às novas demandas dos consumidores.

Para promover jornadas de transformação com soluções que garantem o crescimento em corporações de diferentes tamanhos e graus de complexidade, a SAP oferece pacotes de soluções como a RISE with SAP, que foi usada pela Petlove para dar conta de seu crescimento exponencial. A empresa, que é a maior loja online de produtos para animais de estimação do mercado nacional, cresceu 200 vezes nos últimos 10 anos e já ultrapassou um faturamento anual de 800 milhões com cerca de 190 mil assinantes.

E foi essa integração e agilidade que motivou a rede de cosméticos The Body Shop, adquirida pela Natura &Co, a conseguir colocar 18 lojas online em apenas 3 meses. E também a rede DPSP, uma das principais marcas do varejo farmacêutico brasileiro, com cerca de 1400 lojas, a adotar soluções da SAP com funções analíticas Integradas e de suporte aos principais processos do varejo.

Aliança com o cliente

Com a demanda de tornar a gestão mais ágil, o Ebanx, unicórnio brasileiro fundado em 2012, firmou parceria com a SAP para impulsionar seu crescimento e eficiência a partir da digitalização dos processos de back office, da gestão financeira, administrativa e regulatória com análises em tempo real e melhoria das práticas de governança.

A empresa de meios de pagamento que atende players globais que vendem no Brasil e América Latina atualmente está em processo de preparação para um IPO e, de acordo com o CFO Alexandre Dinkelmann, é um foguete que não para de crescer. “Pelo menos 70 milhões de consumidores na América Latina já compraram os produtos ou serviços usando a plataforma do Ebanx e as oportunidades são infinitas. Dados mostram que a América Latina em e-commerce foi a região que mais cresceu no mundo”, afirma.

Alexandre Dinkelmann explica que para escolher a SAP como fornecedora de serviços, a Ebanx envolveu várias instâncias da empresa num processo compartilhado e aprofundado entre as equipes. “A gente percebeu que a SAP, assim como nós, também atende clientes do mundo inteiro com diferentes culturas e demandas e sabe a importância de ter uma abordagem global, sistêmica e escalável”. Para ele, esse é o início de uma parceria que não vai parar. “A adoção crescente de tecnologia irá dar cada vez mais segurança e agilidade nas nossas operações”, finaliza.

Para Adriana, mais do que parceria, a SAP procura fazer uma aliança de longo prazo com seus clientes. Para ela, a Ebanx reuniu os elementos fundamentais de um projeto de sucesso como o compromisso da alta liderança, a participação das áreas e a oportunidade de tirar o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

Uma outra aliança de sucesso da SAP é com a Petrobras, que durante a pandemia teve que acelerar seus processos. Em uma semana apenas, a empresa colocou 25 mil colaboradores em home office com acesso a todas as ferramentas. Parceira antiga da SAP, a petrolífera iniciou em 2020 a migração do seu sistema de gestão para o SAP S/4HANA, pilar fundamental na simplificação dos processos de negócio. Com conclusão até 2023, a migração é um dos principais projetos das iniciativas de transformação digital.

SAP e Petrobrás também se juntaram para desenvolver uma solução de automação que promete otimizar os trâmites de expedição de materiais da Petrobras. A plataforma originada tem o potencial de gerar uma economia de até 37 milhões de reais por ano e foi desenvolvida durante 4 semanas como parte de um hackathon interno realizado com a mentoria dos especialistas do SAP Labs.

Integração em redes globais

A importância da parceria e da colaboração está presente na criação da maior rede de negócios do mundo: o SAP Business Network que reúne a já consolidada Ariba Network, rede global de compradores e fornecedores, com as redes de logística e gestão inteligente de ativos. Já são mais de 5.5 milhões de organizações que se beneficiam por serem membros dessa comunidade conectada.

É o caso do Google. Em 2020, a empresa terminou sua transição para o SAP Ariba conectando seus fornecedores dos cinco continentes através da nuvem. Com a plataforma Qualtrics, de gestão da experiência, a gigante de tecnologia fecha um ciclo contínuo de feedback para compradores e fornecedores, tornando as transações e as relações mais fáceis e transparentes.

O que as experiências mostram é que as melhores práticas das milhares de empresas ao redor do mundo que fazem parte da rede de clientes SAP podem tornar os negócios cada vez mais ágeis, adaptáveis e, principalmente, inteligentes.

Como o sociólogo Lévy já previa, podemos nos comunicar de qualquer lugar o tempo todo. Possuímos ferramentas poderosas ao nosso dispor e temos um poder computacional quase ilimitado. É inegável que todos os atores intelectuais e sociais responsáveis devem utilizar essas novas possibilidades na educação, na gestão do conhecimento, nas empresas e nas deliberações políticas democráticas.

No mundo dos negócios e para a SAP isso representa a capacidade de unificar todos os pontos e ajudar empresas de diferentes perfis e segmentos a se moverem mais rápido do que nunca se transformando em organizações cada vez mais inteligentes, diversas e sustentáveis.

SOBRE FASTCO WORKS

FastCo Works é o estúdio de conteúdo da marca Fast Company. Os anunciantes nos contratam para uma consultoria de projetos de conteúdo e vídeo em seu nome.