A História da Publicidade da Microsoft no Brasil: liderando desde a “Era Messenger” até agora.

1. Você pode fornecer uma visão geral da história da Publicidade da Microsoft no Brasil?

A Microsoft tem uma longa e marcante história com a publicidade que vai desde o Messenger, ao portal MSN, à aquisição do Yahoo. Nos últimos 5 anos, expandimos nossas ofertas para além de Search, com avanços em segmentação de audiência, aceleração de Retail Media e evolução como marketplace global de publicidade programática. Fechamos parcerias estratégicas com a Netflix, reinventamos Search com o novo Bing impulsionado por IA e unimos forças com o Snap para potencializar seus anúncios de chat.

O foco da empresa em Inteligência Artificial e suas aplicações em todos os nossos produtos tem criado um novo marco importante.



Um exemplo é o novo Bing impulsionado por IA, reafirmando nosso compromisso em superar as necessidades do ecossistema, integrando tecnologias de mídia nativa, display, CTV, retail e muito mais, para empoderar anunciantes e publishers.

Estamos sempre reimaginando nosso negócio de publicidade desde o inicio, empoderando sempre o nosso cliente e a industria. “Agora com stack de tecnologia completo, rede social, plataforma de jogos, sistema operacional, navegador, e nosso já estabelicido Search, tudo sendo integrado às novas tecnologias de AI, estamos nos posicionando com um parceiro relevante para agencias, anunciantes e publishers” – Rita Mesquita, diretora do Brasil para Microsoft AdTech e Media Solutions.

2. Tecnologia e Inovação em Anúncios: Como a Microsoft Advertising utiliza novas tecnologias como IA e machine learnings para melhorar o desempenho dos anúncios?

O futuro das experiências do consumidor é conversacional e personalizada Cada vez mais, as pessoas utilizam as ferramentas de Inteligência Artificial, como chats e buscas, para se informar e tomar decisões. Estar preparado para entrar nessa conversa como um facilitador do processo de decisão é uma grande oportunidade para as marcas. São as “PROMPTABLE BRANDS”, que fornecem conteúdo combinado com anúncios, aumentando a visibilidade e eficácia das campanhas”. Segundo José Melchert, diretor da Microsoft.

Advertising. As novas e inovadoras capacidades de inteligência artificial generativa já estão sendo integradas às plataformas de Ads da Microsoft permitindo campanhas mais assertivas, relevantes e com mais retorno para os anunciantes.

Com IA generativa e Copilot, as novas e inovadoras capacidades de inteligência artificial generativa já estão sendo integradas às plataformas de Ads da Microsoft permitindo campanhas mais assertivas e relevantes. É interessante ver que as métricas de anúncios no Copilot superam o search tradicional, com 25% mais relevância, e estamos liderando com o desenvolvimento de novos formatos como o Microsoft Advertising Showroom, que recria showrooms físicos online, e a Geração Dinâmica de Anúncios, que personaliza anúncios com 20% mais cliques.

Desenvolvemos esse guia para anunciantes e agencias que fala mais desse tema. 

3. Integração entre plataformas: Como o Microsoft Advertising se integra a diferentes plataformas (como Bing, LinkedIn, Xbox, etc.)?

A Microsoft usa IA generativa para transformar o engajamento do usuário, integrando suas principais plataformas: MSN, Edge, Outlook, Copilot, LinkedIn, Bing e uma rede global de games. Combinamos um portfólio diversificado que alcança mais de 1,4 bilhão de dispositivos Windows e integrações que mantêm os usuários engajados no ecossistema Microsoft.

O Copilot, por exemplo, já atrai mais de 140 milhões de usuários diários, enquanto estamos construindo a base para o futuro da publicidade em jogos, com uma rede de 500 milhões de jogadores globais

Nosso marketplace de publicidade programática está entre os maiores do mundo, oferecendo inventário proprietário Microsoft exclusivo e amplo alcance, além dos principais publishers do mercado.

Essa combinação de tecnologias e escala nos coloca na vanguarda do marketing digital, redefinindo como marcas se conectam com os consumidores em seus momentos mais relevantes.

4. Qual é a visão da Microsoft Advertising para o futuro da publicidade na indústria de games?

Temos um dos maiores ecossistemas de games online do mundo. Vai desde o Xbox, ao jogo paciências nos computadores, ao Candy Crush na maior parte dos celulares. Nossa visão é que a publicidade nos games é capaz de criar  conexões profundas entre anunciantes e um público altamente engajado, utilizando publicidade personalizada nos ambientes mais relevantes—console, PC e dispositivos móveis—e nos títulos que os jogadores mais amam. Com o poder da IA, estamos aprimorando essas experiências para entregar mais valor tanto para os anunciantes quanto para os jogadores, construindo relacionamentos significativos.

Além disso, lançamos campanhas de apps em propriedades valiosas como King e Microsoft Casual Games, disponíveis via Microsoft Advertising Platform e Invest DSP.

As marcas agora podem promover aplicativos em jogos como Candy Crush no Android e iOS, além de explorar ambientes Windows como o menu “Iniciar” e a Microsoft Store, acessados por mais de 1 bilhão de pessoas globalmente.

5. Estratégias de Publicidade em games: Como a Microsoft Advertising aborda a publicidade dentro dos jogos, especialmente em plataformas como o Xbox?

A publicidade em jogos está em ascensão global, já não é uma questão de “se” o seu público está jogando, mas sim de “como” o seu público está interagindo com os jogos. E isso é comprovado pelos números: estima-se que existam 3,4 bilhões de jogadores em todo o mundo, transformando esse mercado em algo muito cobiçado e inovador” – diz Rita Mesquita

A Microsoft Advertising eleva os anúncios in-game, conectando marcas a esse público em escala por meio de pacotes disponíveis no Microsoft Invest e DSPs parceiros. Nosso foco está em conteúdos premium, liderados por propriedades icônicas como Xbox e King, que oferecem ambientes seguros e altamente interativos para os anunciantes.

Estamos definindo novos padrões para experiências imersivas e relevantes, em jogos escolhidos pelos próprios jogadores, criando conexões genuínas entre marcas e consumidores. “O piloto já começou com clientes selecionados, com bons resultados em outros países no mundo, e em breve estará disponível para clientes aqui no Brasil.

Estamos bastante animados com as novidades que estão chegando, que com certeza criarão novas oportunidades de engajamento entre marcas e usuários” conclui Rita.

*Um conteúdo FastCo Works