É no contexto de
promover e viabilizar economicamente os veículos de mídias
que a Alright atua em todo o país. Portais jornalísticos que falam com sotaques locais, referências para as comunidades que têm perfis e preferências muito variadas.
Você já imaginou viver em uma cidade
sem nenhum veículo de informação local
para tratar das notícias e contar as histórias do lugar?
Esta é a realidade em 2.712 (48,7%) dos municípios do país. Vinte e seis milhões de brasileiros vivem nos chamados desertos de notícias, locais que não têm veículos de imprensa independentes.
❝ Entendemos a importância dos veículos de comunicação e das mídias locais nas mais de 5 mil cidades do país como fontes principais de informações noticiosas qualificadas e publicitárias para as comunidades. Veículos que entendem as necessidades específicas da população. ❞
Os veículos de notícias regionais, acessados por meio digital, impresso ou radiodifusão, são as principais referências de conteúdo local para os vários públicos do país. Têm proximidade, a confiança e acesso fácil à comunidade.
No entanto, todo o trabalho de apuração de notícias, redação, edição e publicação tem custo. Demanda tempo e profissionalismo. Nem sempre são suficientes pra viabilizar o funcionamento dos veículos regionais.
Mídia programática e anúncios digitais são elementos intrínsecos na viabilização financeira dos veículos de notícias atuais em todo o mundo. Precisam refletir as necessidades dos veículos, garantir o retorno financeiro para viabilizar toda a operação, e ao mesmo tempo entregar os resultados esperados pelos anunciantes. A experiência da Alright com publicidade digital foi aplicada na proposta de
trabalho junto aos portais regionais como forma de personalizar as entregas e melhorar a performance das campanhas. Consegue fazer chegar aos portais de notícias os anúncios que apresentam a melhor performance regionalmente. Esta fórmula é a ferramenta de transformação das mídias, com qualidade e credibilidade.
Apresenta 12 tendências num conteúdo de altíssima relevância para os publishers de todos os cantos do Brasil. É uma espécie de manual de sobrevivência e crescimento para os veículos. E começa com o mais relevante: a necessidade de valorizar a cultura local e o senso de comunidade.
Anúncios são feitos para conectar pessoas com produtos e serviços, e não para serem conectados com máquinas. Os conteúdos feitos por jornalistas ajudam a fazer essa ponte de conexão e as mídias são entregues às pessoas com mais precisão de acordo com os perfis. As marcas conseguem se conectar com as pessoas certas e melhorar a conversão de suas campanhas.
Hoje no display, as métricas são aferidas por visibilidade: o anúncio faz sentido ser visualizado. A rede da Alright tem hoje, em média, 80% de visibilidade, quando o mínimo que se espera no mercado é a taxa de 70%. O que mais se vê no mercado são entregas que não passam de 50%. Os publishers parceiros da Alright acabam tendo melhor retorno financeiro com essas taxas mais elevadas.
“O Brasil tem enorme diversidade quanto a preferências, estilo de vida, tradições. Os veículos noticiosos regionais são importantíssimas para levar conteúdo jornalístico e publicidade digital qualificados e ajustados a cada grupo de habitante do país. Os anúncios devem refletir as demandas e necessidades locais”, explica Domingos.
A Alright se mantém ao lado dos publishers que desejam inovar, sobreviver e prosperar. Somente em 2023, distribuiu R$ 10 milhões com a veiculação dos anúncios.
Conteúdos reais, que atendam as demandas e interesses das populações locais. De Norte a Sul do país, incontáveis grupos sociais e econômicos têm interesses muito particulares quanto a economia, relações sociais, cultura, tradições.
O conteúdo editorial regional se relaciona intimamente com a sociedade. Entra nas casas das pessoas por diversas portas, participam dos momentos das comunidades, conectando as pessoas de forma segura com seus interesses locais e os fatos da cidade.
Os anunciantes participam desse processo de comunicação e engajamento junto com a entrega do conteúdo editorial. Contam com redes e estruturas de tecnologia seguras para veicular seus anúncios, num ambiente que garante o direcionamento correto para os públicos-alvo.
A grande penetração no uso de smartphones ajuda demais a popularizar a entrega de conteúdo relevante e de forma personalizada com mecanismos de SEO e SEM – editorial e publicidade.
A atuação da Alright, como uma start-up que continuamente se reinventa e aprende sobre mídia digital, aprimora o conhecimento de todo o processo de marketing digital. Isso permite melhorar o retorno dos investimentos dos anunciantes e garantir renda para a manutenção dos publishers locais.
A acessibilidade das mídias digitais com o uso de tecnologia favorece a inclusão social e econômica: 60% os usuários usam um smartphone no seu dia a dia (estudo de PagBrasil). Desse total, 152 milhões de usuários usam redes sociais.
A valorização do conteúdo local é chave no processo de inclusão. Para isso, a Alright usa mecanismos de inteligência regional, que indicam as melhores soluções de mídias para cada perfil de local e público-alvo.
A Alright tem ciência da relevância dos veículos de comunicação regionais na formação e consolidação da cultura, da integração de comunidades com todo o país e no acesso democrático a informações qualificadas.
Conteúdos publicitários enriquecidos com imagens e sons definitivamente se tornaram mais eficazes nas conversões de engajamento e de vendas. A Alright consegue estabelecer o vínculo entre anunciantes que passam a entender e a se comunicar com os públicos regionais, que somam elevado potencial de compra. Mercados que têm muito potencial e muitas vezes baixíssima concorrência, com grandes oportunidades de conversões.
Como empresa start up de mídia, a Alright consegue acelerar o processo de crescimento dos anunciantes e construir uma solução de produto com inteligência de dados, inovando continuamente. Conteúdos verdadeiros, que permitem entregas muito positivas aos anunciantes e atendimento das demandas dos consumidores.