Se você faz parte de um Conselho de Administração e se pergunta como navegar daqui pra frente no mundo dos negócios, saiba que não está sozinho. As perguntas fazem parte do dia a dia do conselheiro. O board precisa se questionar mais e melhor sobre futuro, sobre práticas e sobre processos tão estruturantes que necessitam ser partilhados com pessoas imersas nestes mesmos desafios, apoiadas por um time de especialistas, num espaço seguro e de aprendizagem coletiva.

Imagina estar na sala do Conselho com Fábio Barbosa, CEO da Natura, Ana Buchaim, diretora de ESG da B3, Carlos Takahashi, Chairman da BlackRock no Brasil, Mafoane Odara, Head de HR Latam da Meta, Maria Eugênia Buosi, sócia na KPMG Brasil, Dominic Barton, ex-CEO McKinsey, Luci Ferreira, CEO da Assessorlux e Edgar Pitta, Consultor de ESG.

Imagina poder discutir os erros e acertos da jornada ESG do seu negócio, ter acesso a conceitos, casos e resultados práticos brasileiros, mediados por professores da Fundação Dom Cabral? Isso tudo é a realidade no ESG na Sala do Conselho, programa da FDC, liderado pelo  professor Carlos Braga, um dos principais nomes do ESG no Brasil e coordenador técnico do curso.

Em quatro dias de debates inspirados, os conselheiros, professores e especialistas refletiram,  discutiram abertamente os caminhos do e para o ESG, num ambiente privado, e diverso. A ocasião ideal para as perguntas e as respostas do conselheiro contemporâneo. A boa notícia? A segunda turma já está com inscrições abertas.

No ESG na Sala do Conselho, o objetivo é perguntar, discutir, refletir e trocar entre pares sobre desafios, erros e acertos, numa sala fechada com diálogos abertos e francos. Esta é uma assinatura educacional da FDC, uma metodologia que se apoia na experiência de cada participante, potencializada por professores, especialistas e convidados, para uma construção coletiva e transformadora. Para começar a instigar a sua curiosidade, selecionamos as principais perguntas que norteiam o conselheiro ESG:

O foco do Conselho é a perenidade da empresa, portanto é preciso olhar mais longe e manter o Norte, em estradas nunca antes percorridas. Como indica Carlos Braga, Professor e coordenador técnico do Programa ESG na Sala do Conselho, “o farol baixo olha para os buracos na estrada, ou seja, o que há de mais imediato. Mas é o farol alto que antecipa as próximas curvas do caminho”. Mais que nunca o farol do Conselho deve iluminar os temas Ambiental, Social e Governança; no intuito de reduzir o risco operacional, aumentar o valor da marca, a reputação, dar acesso a capital de menor custo e gerar perspectivas de futuros prósperos para a companhia.

Assista aos professores, palestrantes, convidados e participantes do Programa ESG na Sala do Conselho da FDC, nesta série inédita produzida pela Fast Company Brasil, sobre os temas mais quentes do ESG para a liderança dos negócios.

Depoimento Fábio Barbosa |
Stories do Conselho

 As imagens e ícones desta página são resultados de uma parceria da Fast Company e Casa de Carlota, um projeto nascido na Espanha que tem como objetivo promover a neurodiversidade e a inclusão na criatividade. A equipe da Casa de Carlota valoriza ideias de pessoas com síndrome de Down, autismo e esquizofrenia.