Pílulas de Segurança Online
Assim como na vida fora da internet, a experiência online acontece em diversas camadas. E as pessoas precisam estar protegidas em todas elas, seja para utilizar o aplicativo do banco, manter as senhas seguras, acessar sites desconhecidos ou assistir vídeos com seus filhos. E existem diversas ferramentas e diretrizes disponíveis no mercado oferecendo essa proteção. Mas será que todo mundo sabe que essas aplicações existem, para que elas servem e como podem ser usadas? A Fast Company se uniu ao Google para explicar!
Reforce a proteção da sua família on-line. No Family Link, você decide o que é melhor para sua família. Com ferramentas fáceis de usar, você pode ver por quanto tempo a criança está usando o dispositivo, compartilhar a localização e gerenciar a privacidade, entre outras opções. Saiba mais.
Você sabia que pode fazer um check up da segurança da sua conta e de maneira rápida e simples deixá-la mais protegida? Basta entrar aqui
Um app feito para crianças. O YouTube Kids foi criado para proporcionar às crianças um ambiente mais controlado que torna a exploração mais simples e divertida, além de facilitar a orientação dos pais e cuidadores à medida em que descobrem novos e incríveis interesses ao longo do caminho.
Lembrar de todas as suas senhas pode ser difícil, que tal caminhar para um futuro sem senhas, através de reconhecimento biométrico, utilizando o Google Passkeys?
Com a verificação em duas etapas, também chamada de autenticação de dois fatores, você pode adicionar uma camada a mais de segurança à sua conta caso a senha seja roubada. Depois de ativar a verificação em duas etapas, vai ser necessário concluir uma segunda etapa específica para confirmar sua identidade durante o login. O Google pede essa segunda etapa para proteger ainda mais a sua conta.
Salve e gerencie suas senhas no Android ou no Chrome. Elas ficam guardadas com segurança na sua Conta do Google e disponíveis sempre que você precisar. Faça login automaticamente nos sites que usam credenciais armazenadas e ainda receba um check up de sua senha para saber se é considerada forte ou não.
A maioria das famílias brasileiras não utiliza ferramentas digitais para monitorar o uso de internet por crianças e adolescentes, segundo um levantamento feito pela Nielsen a pedido do Google. Quase metade dos pais ou cuidadores brasileiros (42%) acompanham presencialmente as atividades das crianças na internet, e 21% fazem isso verificando posteriormente quais sites foram acessados durante o uso. Ainda segundo a pesquisa, 80% das crianças e adolescentes brasileiros possuem celular, mas segundo 60% dos responsáveis afirma que as crianças de até 13 anos não acessam a internet sem monitoramento.
Curiosamente, somente 17% destes responsáveis usam ferramentas digitais para monitorar as crianças no ambiente online. O que falta é conhecimento e informação sobre aparatos tecnológicos que podem apoiá-las nessas tarefas. O Family Link, do Google, é um exemplo de ferramenta que permite que as famílias tenham mais visibilidade sobre os conteúdos acessados e possibilita que sejam estabelecidos limites de tempo e de conteúdos enquanto as crianças utilizam a internet.
Store
Jogos
Livros
Música
Quando estão online, a maioria das crianças brasileiras diz usar o YouTube todos os dias. Os pais que compreendem estes hábitos e entendem quais são os sistemas que existem na calibragem de filtros são aqueles que, de fato, conseguem manter a proteção (e a tranquilidade) em alta.
O YouTube Kids, por sua vez, está na rotina semanal de 55% dos pequenos. Jogos online e aplicativos de mensagem, como o Whatsapp, também são preferidos de crianças. A pesquisa mostrou que, quanto mais se aproxima da adolescência, mais as crianças passam a usar sistemas de mensagem. São tantos detalhes… As perguntas se acumulam. Mas dá para ficar tranquilo, porque o Google entrou na sala. E as suas dúvidas vão ser respondidas!
Outro fator interessante: a supervisão da atividade online reduz com a idade: em média, os pais deixam de supervisionar a atividade online dos filhos a partir dos 10 anos. São tantos detalhes… As perguntas se acumulam. Mas dá para ficar tranquilo, porque o Google entrou na sala. E as suas dúvidas vão ser respondidas!
Mesmo que nem todas elas possuam um aparelho próprio, a pesquisa da Nielsen em parceria com o Google aponta que 90% das crianças acessam a internet em smartphones. Entre os adultos, esse índice também alto, mas com um diferencial ainda mais impressionante: segundo o Comitê Gestor da Internet, 62% dos brasileiros com 18 anos ou mais acessam a internet unicamente pelo celular. O Android, sistema operacional do Google, é considerado o sistema mais seguro globalmente, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto norte-americano Leviathan.
Nele, é possível acompanhar de maneira fácil e prática os seus dados por meio de um dashboard, além dos sistema já ter, por padrão, ferramentas de segurança própria. Portante, não é necessário fazer a instalação de nenhuma aplicação para estar protegido. No Brasil, mais de 85% dos usuários de smartphones utilizam o sistema do Google.
Em um mundo cada vez mais digital, as senhas se tornam a cada dia mais relevantes – e mais visadas. Como as pessoas têm o costume de repetir senhas em mais de um site, é comum que, quando os dados de um site são expostos, outros possam ser acessados com a mesma credencial. O Google lançou recentemente o Passkeys, que permite a autenticação unificada para acessar diversas plataformas, sem a necessidade de uma senha. Dessa forma, as informações das pessoas ficam menos vulneráveis e elas correm menos riscos online.
A segurança digital é um ponto importante para todos, crianças e adultos. É preciso ter cuidado com o conteúdo que é consumido pelos jovens, mas também com a utilização de aplicativos que nos possibilitam fazer coisas que facilitam tarefas diárias, como fazer compras, pagar contas e até trabalhar.
Recebeu um link por mensagem com uma cobrança urgente ou uma promoção muito boa pra ser verdade? Não tem certeza que o boleto que você recebeu por email é verdadeiro? O VírusTotal, site mantido pelo Google Cloud em conjunto com outras 60 empresas do mercado, permite que você verifique se existem riscos no site ou no arquivo antes de abri-los.
Não é só você que está preocupado. A procura por formas de proteger os dados e ter segurança online é tendência de buscas no Brasil.