TECNOLOGIAS DO FUTURO PARA MOBILIDADE

Toyota oferece o maior portfólio de veículos eletrificados do mundo, com produção de carros híbridos, híbridos plug-in, 100% elétricos e célula de combustível

Há mais de 30 anos, a Toyota inova e investe em tecnologias sustentáveis para reduzir as emissões e atingir a neutralidade de carbono. A jornada começou em 1997 com o lançamento do primeiro modelo híbrido de produção em larga escala: o Prius. O veículo fez com que a tecnologia se tornasse conhecida em muitos mercados, inclusive na América Latina.

O sucesso do Prius, que já vendeu mais de 10 milhões de unidades em 90 países, demonstrou o compromisso da Toyota e a busca por alternativas para a redução das emissões de carbono considerando os desafios e a realidade de cada país como a matriz energética, a infraestrutura necessária para o reabastecimento do carro e as tecnologias disponíveis.

Desde então, a Toyota abriu as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de novos modelos que minimizassem as emissões de carbono dentro do ciclo completo de vida de um veículo e pudessem atender às diferentes necessidades dos clientes.

Seja para viagens curtas dentro da cidade ou para viagens mais longas, a Toyota passou a oferecer uma ampla gama de veículos eletrificados. Ao todo, são 55 opções eletrificadas práticas, com 45 modelos híbridos, 4 híbridos plug-in, 4 modelos 100% elétricos e 2 movidos a hidrogênio usando tecnologia de célula de combustível.

A DIVERSIFICADA LINHA DE ELETRIFICADOS


Como as realidades são diferentes, a mudança do processo de eletrificação de veículos deve levar em conta as especificidades de cada região. Se tomar como exemplo um país como a Costa Rica, que possui curtas distâncias, o processo de eletrificação da mobilidade pode avançar facilmente.

Por outro lado, casos como México ou Argentina, que são países onde é necessário percorrer grandes distâncias e a matriz energética é majoritariamente fóssil, a eletrificação da mobilidade tem que levar em conta essas características da infraestrutura para carregamento dos veículos elétricos.

No caso do Brasil, onde 90% da frota circulante dos veículos pode utilizar um combustível renovável, a Toyota desenvolveu os veículos híbridos flex, que combinam a alta eficiência do motor elétrico, com os baixos níveis de emissão de CO2 de um biocombustível como o etanol.

Existem diferentes tecnologias disponíveis para cada necessidade. A Toyota acredita que os veículos 100% elétricos são importantes para uso essencialmente urbano ou para cumprir distâncias curtas. Para uma utilização mista, ou seja, uso urbano aliado a distâncias mais longas, há opções de tecnologias como a híbrida, híbrida plug-in, célula de combustível e veículo 100% elétrico. E, por último, para cumprir exclusivamente grandes distâncias ou para o transporte pesado, a melhor alternativa é o veículo movido a hidrogênio.

Mas o objetivo não é a eletrificação da mobilidade em si mesma. A Toyota foca essencialmente na neutralidade de carbono e oferece soluções tecnológicas convenientes, seja em veículos híbridos, híbridos plug-in, 100% elétrico, movidos a célula de combustível de hidrogênio ou qualquer outra tecnologia que possa ser desenvolvida no futuro e de acordo com as necessidades e demandas existentes.

Atualmente, a Toyota oferece o maior portfólio de veículos eletrificados do mundo e lidera o mercado nesta categoria. São cerca de 18 milhões de unidades comercializadas desde 1997 e mais de 2 milhões de veículos vendidos por ano em todo o mundo. Veja como funciona cada tecnologia nos veículos eletrificados:

Os veículos híbridos plug-in podem ser conduzidos em modo 100% elétrico, emitindo zero CO2, em curtas distâncias, que constituem a maioria dos trajetos no mundo, além de fornecer um modo híbrido para viagens mais longas.

BRASIL TEM O PRIMEIRO VEÍCULO HÍBRIDO FLEX DO MUNDO


Pioneira na oferta de veículos eletrificados desde o lançamento do Prius, a Toyota lançou em 2019 no Brasil o Corolla sedã híbrido flex, que foi um divisor de águas na indústria automotiva. Considerando que 92% da frota no país utiliza o biocombustível etanol, a fabricante combinou o motor elétrico com o motor a combustão movido a gasolina ou etanol.

Com um mercado já maduro no consumo do etanol, o carro se tornou o veículo eletrificado mais vendido do Brasil. A popularização abriu caminho para a chegada, em março de 2021, do SUV Corolla Cross equipado com a mesma tecnologia. Ao todo, a Toyota já vendeu mais de 25 mil unidades de modelos híbridos flex desde 2019. Esta comercialização causou um impacto positivo na emissão de gases nocivos e evitou que 13.500 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera em dois anos. Além disso, o Corolla Cross, em seu primeiro ano de vendas, já se tornou o eletrificado mais vendido do país.

Atualmente, a Toyota é responsável por cerca de 58% das vendas de eletrificados no Brasil, de acordo com levantamento da ANFAVEA.

DIVISÃO DE VENDA DE AUTOMÓVEIS POR
TIPO DE ELETRIFICAÇÃO EM 2021