A empresa aproveita o aquecido mercado de ensino à distância no Brasil para fortalecer vínculos com investidores institucionais e pessoas físicas como bases para acelerar a expansão de suas atividades.
A Vitru Educação, uma das empresas líderes em EAD no Brasil
e controladora das marcas Uniasselvi e UniCesumar, fez sua estreia na B3 em junho deste ano. Este passo marca uma nova fase para a sustentação do crescimento da companhia no país, que demonstra grande potencial para ampliar o acesso à educação online.
A chegada à B3 amplia seu acesso a um espectro mais vasto de investidores institucionais nacionais e pessoas físicas brasileiras.
A migração da Nasdaq para a bolsa brasileira traz benefícios imediatos: o aumento potencial da liquidez das ações e a harmonização da captação de investidores com seus pares do segmento.
A sinergia com o mercado local também será aprimorada, facilitando a comunicação com investidores e a adaptação às práticas de governança corporativa brasileiras.
❝
Ter as ações listadas na B3 abre oportunidades para a Vitru atrair um maior número de investidores individuais e fundos de investimento brasileiros, que, legalmente ou na prática, estavam impedidos de negociar as ações na bolsa no exterior. Estes fatores podem resultar em um aumento da
liquidez das ações.
❞
O Brasil é um mercado de educação online massivo e em rápido crescimento.
O ensino a distância ganhou efetivo impulso durante a pandemia:
este foi o momento em que muitos repensaram suas profissões e buscaram novas opções de conhecimentos que permitissem a melhor qualificação, a requalificação e, no extremo, uma virada completa de vida, com uma nova formação profissional.
Os brasileiros utilizam o aprendizado online para acessar programas que não existem localmente, para superar barreiras geográficas
(o que é muito relevante em um país com a nossa extensão territorial e acessos nem sempre fáceis), para avançar em suas carreiras e para encontrar mais tempo para a família e lazer. As pessoas estão muito abertas a novas formas de aprendizado e têm altos níveis de acesso à Internet e familiaridade com formas inovadoras de mídia.
Os brasileiros são uma das populações mais “nativas digitais” do planeta e a educação à distância faz todo o sentido.
O Brasil está entre os países com as maiores taxas de penetração na Internet (estimada em 75%) e uso de redes sociais.
Novas tendências tecnológicas com o uso de inteligência artificial e machine learning, e aulas em classes virtuais devem moldar a educação no país. As contínuas inovações que chegam ao mercado de educação vão demandar investimentos das empresas de EAD.
A migração para a B3 reforça os planos estratégicos traçados desde seu IPO em 2020, incluindo o lançamento de novos cursos e a expansão dos polos atuais.
A empresa conta com 2.464 polos em mais de 1.400 cidades, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, atendendo a mais de 939 mil alunos, dos quais 916,6 mil estão em Educação Digital.
A Vitru Educação já é uma gigante do ensino a distância e se destaca como uma força motriz na democratização do acesso à educação de qualidade no Brasil.
Com uma plataforma digital robusta, a empresa capacita alunos a criar suas próprias histórias de sucesso, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de transformar o futuro do país.
Oferecendo mais de 700 cursos, entre graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes, a Vitru Educação mantém um rigoroso processo de desenvolvimento de programas de cursos,
periodicamente atualizados para garantir relevância e alinhamento com as melhores práticas educacionais.
Utilizando tecnologias de ponta, a empresa proporciona uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz, priorizando a satisfação e o sucesso acadêmico dos alunos.
Tanto a UniCesumar quanto a Uniasselvi possuem o Conceito Institucional EAD (CI-EaD) 5, a nota máxima concedida pelo MEC, refletindo o compromisso da empresa com a excelência educacional.
A revista TIME publicou recentemente o ranking mundial das maiores empresas edtech do mundo, que elaborou com o site Statista. A Vitru Educação está na 5ª posição entre as
“World’s Top EdTech Companies of 2024”
, que lista as empresas que mais cresceram em receita de vendas os últimos três anos. A pesquisa avaliou as 250 melhores empresas EdTech do mundo.
❝ Para a Vitru, figurar na lista das melhores empresas EdTech do mundo, atendendo cerca de 900 mil alunos com educação digital de qualidade, é ainda mais significativo ao considerarmos que o Brasil ainda tem muito a evoluir em indicadores de educação nacionais e internacionais. ❞ afirma William Matos, CEO da Vitru Educação.
O Brasil necessita ainda de muito investimento em educação. Os indicadores apresentados pela OECD – Organization for Economic Cooperation and Development colocam o país no
O espaço aberto para o ensino à distância no Brasil é enorme. Certamente trará benefícios, em breve tempo, à economia e a toda a sociedade.