Atores da indústria de games temem que a IA acabe com seu trabalho

O medo é de que a IA possa reduzir ou eliminar as oportunidades de trabalho, agora que ela pode ser usada para replicar os movimentos dos atores

Crédito: Freepik

Sarah Parvini 4 minutos de leitura

Durante horas, sensores de captura de movimento fixados no corpo de Noshir Dalal rastrearam seus movimentos enquanto ele executava golpes aéreos, pulos, cabeçadas e ataques com uma só mão que depois seriam incluídos em um videogame. No final da sessão, depois de empunhar e balançar uma marreta diversas vezes, ele acabou rompendo um tendão do antebraço.

A sobrecarga física que esse tipo de trabalho acarreta e as horas dedicadas a ele são parte do motivo pelo qual Dalal defende que todos os artistas de videogame deveriam estar igualmente protegidos contra o uso de inteligência artificial não regulamentada.

Os artistas de videogame temem que a IA reduza ou elimine as oportunidades de trabalho, já que essa tecnologia poderia ser usada para replicar a performance de um ator humano em vários outros jogos, mas sem o consentimento deles. Essa é uma preocupação que levou o sindicato dos atores dos EUA (SAG-AFTRA, na sigla em inglês) a entrar em greve no final de julho.

“Se os atores de captura de movimento e os atores de videogame em geral ganharem apenas o que for oferecido em uma diária e depois forem copiados, esse pode ser um cenário realmente nebuloso”, disse Dalal, que interpretou o personagem Bode Akuna em Star Wars Jedi: Survivor.

“Em vez de dizerem 'gostei do seu trabalho, vamos te chamar mais vezes'... Eles simplesmente não vão me chamar de novo e também não vão me dizer que estão usando a IA no meu lugar. É por isso que a transparência e a remuneração são tão importantes para nós nas regulamentações de IA.”

Os artistas de videogame de Hollywood anunciaram uma paralisação devido à quebra do que foi acertado há mais de 18 meses sobre uso de IA para substituir atores. Agora, os gigantes do setor de jogos querem propor um novo acordo sobre as condições de uso da IA. Os artistas estão preocupados com o fato de a tecnologia poder proporcionar aos estúdios um meio de substituí-los.

Noshir Dalal interpreta o personagem Bode Akuna em Star Wars Jedi: Survivor (Crédito: Reprodução)

Dalal disse que se sentiu pessoalmente ofendido quando soube que as empresas de videogame que estavam negociando um novo contrato com o  SAG-AFTRA queriam considerar alguns movimentos como “dados”, e não como atuação.

Se os jogadores contassem as cenas editadas que assistem em um jogo e as comparassem com as horas que passam controlando personagens e interagindo com personagens não jogáveis, veriam que eles interagem com o trabalho de “movers” e dublês “muito mais do que interagem com o meu trabalho”, disse Dalal.

Para a captura de movimentos em videogames, os atores usam roupas especiais de lycra ou neoprene com marcadores. Além das interações mais complexas, eles realizam movimentos básicos como caminhar, correr ou segurar um objeto. Os animadores pegam essas gravações de captura de movimento e as encadeiam para corresponder ao que alguém que está jogando está fazendo.

Crédito: Animost Studio

“O que a IA está permitindo que os desenvolvedores de jogos façam, ou que os estúdios de jogos façam, é gerar muitas dessas animações automaticamente, a partir de gravações anteriores”, explica Brian Smith, professor assistente do departamento de ciência da computação da Universidade de Columbia.

“Os estúdios não precisam fazer novas gravações para cada jogo ou para cada tipo de animação que desejem criar. Eles também podem usar seus arquivos de animações anteriores.”

Crédito: Animost Studio

Se um estúdio tiver um banco de captura de movimentos de um jogo anterior e quiser criar um novo personagem, os animadores poderão usar essas gravações armazenadas como dados de treinamento. “Com a IA generativa, você pode gerar novos dados com base nesse padrão de dados anteriores”, diz Smith.

Audrey Cooling, porta-voz dos produtores de videogames, disse que os estúdios ofereceram proteções de IA “significativas”. Mas o comitê de negociação do SAG-AFTRA disse que sua definição de quem de fato pode ser considerado um “artista” é fundamental para entender a questão de quem seria protegido.

“Propusemos termos que dão consentimento e compensação justa para qualquer pessoa empregada sob o (contrato) no caso de uma reprodução de IA ou réplica digital de seu trabalho de atuação ser usado em jogos”, disse Cooling. “Nosso objetivo é chegar a um acordo com o sindicato que encerrará essa greve.”

    Um relatório de 2023 da Newzoo sobre o mercado global de jogos previu que os videogames começariam a incluir mais vozes geradas por IA. “Os dubladores podem ter menos oportunidades no futuro, especialmente porque os desenvolvedores de jogos usam IA para reduzir os custos e o tempo de desenvolvimento”, disse o relatório.

    “Isso me lembra o sampling nos anos 80, 90 e 2000, quando muitos músicos começaram a samplear músicas famosas”, diz o ator Ben Prendergast, que dá voz a Fuse no jogo Apex Legends. “Isso é uma arte. Se você não proteger os direitos sobre a imagem, a voz, o corpo e o andar das pessoas, não vai ser capaz de proteger os seres humanos de seus próximos concorrentes.”


    SOBRE A AUTORA

    Sarah Parvni é repórter de tecnologia da Associated Press. saiba mais