Como a PlayStation está se aproximando do mundo dos esports

Marca da Sony aposta alto com a compra do estúdio Bungie e do EVO, maior maior torneio de jogos de luta do mundo

Crédito: rawpixel.com/ Mélanie These/ Unsplash

Jeancarlos Mota 5 minutos de leitura

Os investimentos no mundo dos jogos não param e certamente o mesmo pode ser dito da esfera dos esports. As movimentações de mercado não param! E nos mais diversos nichos. A Activision Blizzard foi comprada pela Microsoft; a Nintendo investiu na compra de um estúdio de cinema para (finalmente) ir além dos games. A tríade não poderia ficar completa sem falar nos investimentos da PlayStation.

A divisão de games da Sony começou suas movimentações no mercado mais tradicional dos jogos ao adquirir a Bungie (criadora de franquias como Halo e Destiny). No entando, quando o assunto são os esports, a PlayStation fez um movimento inusitado ao comprar a EVO (Evolution Championship Series), maior torneio de jogos de luta do mundo, no ano passado. Para mostrar que eles estão levando a cena dos esports bem a sério, desta vez a PlayStation comprou a plataforma Repeat.gg.

Agora, precisamos entender como essas movimentações aconteceram e o que esperar de uma marca como a PlayStation no mundo dos esports.

Em março de 2021, a Sony Interactive Entertainment e a RTS, um empreendimento de esports da Endeavor, adquiriram os “ativos e propriedades” da série EVO. A compra fez com que os futuros eventos EVO sejam efetivamente eventos da Sony PlayStation em parceria com a RTS, o que inclui a EVO 2022, que será realizada de 5 a 7 de agosto.

O universo dos jogos de luta para para assistir a EVO em agosto (Crédito: EVO/ Divulgação)

Mesmo com a aquisição, os cofundadores da EVO, Tony e Tom Cannon, continuaram no evento como principais consultores. A Sony aproveitou a oportunidade para anunciar as datas de 2021 para o EVO Online, uma vez que o evento presencial foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. 

A EVO é considerada o maior evento global de jogos de luta. A versão digital de 2021 foi realizada inicialmente de 6 a 8 de agosto e depois de 13 a 15 do mesmo mês, incluindo uma série de games das mais diversas marcas, como Tekken 7, Street Fighter V, Mortal Kombat 11 e Guilty Gear: Strive.

Outros jogos também foram inclusos para a edição 2022. Seguindo o que o desenvolvedor de negócios da marca, Mark Julio, declarou em 2021, “a EVO ainda está aberta a todas as plataformas”.

Julio ainda afirmou que PlayStation e RTS permitiram que ele trabalhasse com sua comunidade para apoiar jogos de luta como um todo, não apenas os que fazem parte da plataforma PlayStation, por mais que isso não significasse o retorno de jogos de first-party de outras plataformas, como o Super Smash Bros da Nintendo.

A EVO 2022 retorna, então, de forma presencial no famoso Mandela Bay Casino & Resort e já conta com mais de cinco mil inscritos para os torneios de Street Fighter V, Guilty Gear: Strive, Mortal Kombat 11, Tekken 7, The King of Fighters XV, Melty Blood: Type Lumina, Dragon Ball FighterZ, Granblue Fantasy, and Skullgirls: 2nd Encore.

REPEAT.GG

Um passo inesperado, mas que fez todo sentido, foi a mais recente aquisição da PlayStation nesse universo de torneios. A marca comprou a plataforma de tecnologia Repeat.gg, uma das maiores de torneios e esports do mundo.

A Repeat.gg agora entra para a família PlayStation (Crédito: Repeat.gg/ Divulgação)

A Repeat.gg ajuda os usuários a competir por prêmios em dinheiro em disputas online, além de organizar torneios assíncronos de esports, que permitem aos jogadores competir em games mesmo que não estejam online ao mesmo tempo.

Além disso, a empresa é capaz de acompanhar automaticamente as estatísticas dos jogadores em um jogo e premiá-los com base em seu desempenho. A Repeat.gg compartilhou a aquisição em seu blog e disse que sempre teve como foco o lema “Esports para todos”. A Sony afirmou que não planejar interromper essa missão tão cedo e Jeff Shull, da Repeat.gg, reforçou essa missão.

“Teremos acesso a mais recursos, títulos de jogos e tecnologia, o que nos permitirá aumentar a equipe para levar a Repeat em direções que nunca pensamos que seriam possíveis”, escreveu Jeff.

“Isso nos permitirá crescer significativamente nos próximos dois anos com muitos novos recursos, continuando nossa missão de nos tornarmos sinônimo de esports, criando uma casa onde todos tenham a chance de competir e vencer”, completou. Da mesma forma, a plataforma continuará dando suporte a “PC, celular e outros consoles ao lado do PlayStation, como já faz hoje”.

QUEBRANDO BARREIRAS

Desde a sua criação, a Repeat.gg recebeu mais de 100 mil eventos, chegando à impressionante marca de 2,3 milhões de participantes. Ao GamesIndustry.biz, Steven Roberts, vice-presidente de jogos competitivos globais da Sony Interactive Entertainment, mostrou ainda mais animação da marca no mundo dos esports.

“Nossa visão para esports sempre foi quebrar barreiras para

Desde a sua criação, a Repeat.gg recebeu mais de 100 mil eventos.

os jogadores competirem em todos os níveis”, afirmou Roberts. “Junto com a talentosa equipe Repeat.gg, estamos empolgados em explorar mais maneiras de os jogadores se envolverem em jogos competitivos e expandir a amplitude de nossas ofertas de esports. Este é apenas o começo de nossa jornada e estamos ansiosos para compartilhar mais atualizações com a nossa comunidade no futuro”.

Com isso, a marca PlayStation não apenas está com o maior evento competitivo de jogos de luta do planeta, como também com uma das melhores plataformas para criação de eventos locais e on-line.

Isso serve como uma ótima plataforma para criação tanto para uma ponte para a EVO como para torneios oficiais da marca de forma ágil. Sem falar de como pode revelar novos atletas digitais e fazer ainda mais formatos de potencial global.

O céu agora é o limite para o universo dos esports da Sony. Já estamos ansiosos para ver quais serão as próximas iniciativas da marca neste crescente universo competitivo. GGWP, PlayStation.


SOBRE O AUTOR

Jeancarlos Mota é co-publisher de games da Fast Company Brasil, editor-chefe do IGN Brasil e apaixonado por games e esportes. saiba mais