Conheça os primeiros periféricos gamer sustentáveis do planeta
De periféricos gamer, o mercado está cheio. São diversos modelos, dos mais diferentes tamanhos, cores (com ou sem RGB) e das mais diferentes configurações de personalização. Porém, só agora uma marca se atentou ao que acontece com esses produtos no futuro, no momento de seu descarte ou troca.
Foi assim que a Razer aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para anunciar que seus produtos Basilisk V3 e DeathAdder Essential são os primeiros mouses gamer do planeta a contarem com a certificação Ecologo da UL, empresa líder global em ciências de segurança. Os periféricos foram aprovados de acordo com a UL2710, Certificação em Investigação de Sustentabilidade de Eletrônicos Portáteis, que os credencia como produtos sustentáveis.
COMO FAZER MOUSES SUSTENTÁVEIS?
Para fazer essa iniciativa acontecer, a empresa passou por um processo de certificação de modo a assegurar que dois de seus produtos atendessem aos padrões da indústria de performance ambiental. A conquista deste selo agrega uma nova linha de produtos à iniciativa #GoGreenWithRazer.
Os produtos foram avaliados por uma terceira empresa independente, e esta afirma que ter os primeiros mouses gamer com certificação Ecologo é uma maneira de a Razer reforçar seu compromisso com o desenvolvimento de produtos mais verdes, pilar importante do seu plano de sustentabilidade de 10 anos.
Os dois mouses foram escolhidos como os primeiros produtos da iniciativa por já serem reconhecidos pela comunidade de jogadores, por sua velocidade, possibilidades de personalização e conforto. A UL analisou diversos critérios de sustentabilidade que cumprem os regulamentos de restrições de substâncias químicas perigosas da União Europeia, referentes a irritação e sensibilidade da pele.
até os materiais para empacotar os mouses são certificados e facilmente recicláveis.
Também avaliou o processo de reparo da Razer em relação à facilidade de desmontagem do produto por prestadores de serviços autorizados, além da forma como a fabricante informa sobre os componentes que exigem tratamento para descarte adequado.
A embalagem sustentável foi outro critério atendido, uma vez que até os materiais para empacotar os mouses são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Concil, ou Conselho de Manejo Florestal), livres de metais pesados e cloro e impressos em tinta de soja sustentável, para que possam ser facilmente reciclados.
Por fim, a UL inspecionou as instalações da Razer para certificar que os mouses são fabricados em locais comprometidos com o gerenciamento ambiental responsável segundo as normas ISO 14001.
CERTIFICAÇÃO E CONFIANÇA
“Não há melhor forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente do que compartilhando com nossa comunidade a notícia de que os nossos mouses também ajudam a vencer uma batalha pelo meio ambiente”, disse Kenneth Ng, gerente de sustentabilidade da Razer. “Diferente de empresas que simplesmente afirmam que seus produtos são sustentáveis, a Razer vai além e prova que nossos produtos são realmente sustentáveis", completou.
“Com a marca Ecologo, empresas como a Razer podem demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e um ambiente mais limpo por meio de revisão e certificação confiáveis de terceiros por um dos programas de rotulagem ambiental mais confiáveis do mundo”, afirma Doug Lockard, vice-presidente e gerente geral da área de varejo e produtos de consumo da UL.
“Os rótulos ecológicos, como a certificação Ecologo, a certificação UL Greenguard, declarações de produto ambientais ou validação de declarações ambientais podem ajudar os clientes a tomar decisões de compra bem informados, ajudando a selecionar os produtos com os atributos ambientais e de sustentabilidade desejados”.
Esta não é a primeira vez que a Razer e a UL trabalham juntas para serem pioneiras em sustentabilidade na indústria
a indústria de jogos eletrônicos ainda não tem uma forma padronizada de medir a sustentabilidade de seus produtos.
dos games. No ano passado, durante a RazerCon 2021, a marca anunciou uma parceria com a UL para promover um rótulo ecológico de Declaração de Produto Ambiental (EPD) Tipo III e incentivar a fabricação sustentável de equipamentos gamer. É que a indústria de jogos eletrônicos ainda não tem uma forma padronizada de medir a sustentabilidade de seus produtos. A Razer buscou um jeito de fornecer esse parâmetro.
Nessa parceria, os dois lados iniciaram um esforço em nível industrial para identificar os principais indicadores de impacto ambiental que deveriam ser medidos por todos os fabricantes de produtos gamer. O resultado deve levar a soluções mais robustas para os fabricantes integrarem práticas sustentáveis em cada etapa da produção.
A ideia da Razer é tornar seus produtos mais ecológicos e conscientizar os jogadores sobre a importância desse tipo de iniciativa. Embora a nova marca Ecologo chegue a todas as embalagens do Basilisk V3 e do DeathAdder Essential até o fim de 2022, a empresa avisa que esses mouses já são feitos de forma sustentável.
JOGAR PODE SALVAR RAIAS NO OCEANO
A Razer também se uniu à Panerai, marca global de relógios, para fechar uma parceria com a Conservation International (CI), organização ambiental sem fins lucrativos, para apoiar a pesquisa de espécies marinhas.
O principal foco é o monitoramento de dados relativos às raias manta (incluindo temperatura, profundidade e localização). Quando combinados, esses dados alertam sobre perigos e outras informações importantes para o acompanhamento e gestão de iniciativas relacionadas à preservação desses animais e de seus habitats.
O programa das raias manta da CI é liderado pelo renomado ecólogo de recifes de coral e conservacionista marinho Mark Erdmann. "Os dados de nossa pesquisa sobre raias manta levaram ao desenvolvimento de meios de vida sustentáveis, com oportunidades para as comunidades locais, apoio à criação de novas áreas de proteção e ajustes nas políticas que protegem essas espécies e seus ambientes", afirmou.
O anúncio foi feito na RazerCon do ano passado, com o compromisso de aprimorar a cultura oceânica apoiando uma causa no campo da preservação ambiental. Isso inclui a Iniciativa da Panerai pela Conservação dos Oceanos, uma missão desenvolvida em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A ação envolve uma campanha educacional mundial entre 100 universidades e visa informar os alunos sobre como uma marca de luxo como a Panerai pode ser uma força pelo bem do planeta.
“A preservação dos oceanos é um objetivo indispensável em tudo o que fazemos, seja na fábrica ou além dela. A parceria com a Razer e a ‘Conservation International’ não é exceção e demonstra nossa abordagem 360 graus pela melhoria do ambiente marinho e do meio ambiente de modo geral. O projeto mostra que proteger a vida selvagem oceânica não é um jogo sem resultado. Ao contrário: ao proteger as raias manta estamos apoiando um ecossistema saudável, incluindo as pessoas que fazem parte dele”, diz Jean Marc Pontroué, CEO da Panerai.
Em dezembro, a Panerai apresentará uma série limitada de um relógio com a estética da assinatura Razer, feito com materiais reciclados. Esperamos que a moda pegue e ainda mais iniciativas gamer sejam associadas às causas de sustentabilidade e preservação do planeta.