Console lento ou sem espaço? 5 ações simples para melhorar o desempenho

Pequenos ajustes podem aumentar a velocidade e liberar memória do seu videogame

Memória interna console
Os melhores truques para otimizar o armazenamento do PS5, Xbox e Nintendo Switch. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

O aumento do tamanho dos jogos se tornou um desafio para quem utiliza consoles modernos. Títulos populares como Call of Duty e Red Dead Redemption 2 ultrapassam facilmente 100 GB, ocupando rapidamente o armazenamento interno de aparelhos como PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch.

O problema é ainda mais evidente no console da Nintendo, cuja memória é limitada. Por isso, jogadores precisam gerenciar cuidadosamente cada gigabyte disponível para evitar falhas e lentidão.

Manter o dispositivo com pouco espaço livre pode causar travamentos, erros em instalações e falhas durante atualizações. Para evitar esses transtornos, algumas práticas simples podem ajudar a liberar espaço e preservar o bom desempenho do console. Confira abaixo 5 dicas para melhorar o desempenho do seu console:

Leia mais: Indústria bilionária de games avança com estúdios brasileiros no exterior

1. Apagar jogos que não joga mais

Muitos jogadores mantêm instalados títulos já concluídos. No entanto, o PS5 e o Xbox armazenam automaticamente os arquivos de progresso na nuvem. Dessa forma, é seguro desinstalar o jogo para liberar espaço na memória do console.

Quando o jogador quiser retomar a gameplay, no futuro, é possível reinstalar o jogo e continuar do ponto em que parou.

2. Excluir pacotes adicionais desnecessários

Alguns jogos oferecem pacotes extras, como dublagens em outros idiomas ou texturas em 4K, que podem ocupar dezenas de gigabytes. Verificar nas configurações quais arquivos são realmente essenciais e remover o restante ajuda a economizar memória, além de melhorar o desempenho dos jogos.

3. Limpar fotos e vídeos gravados automaticamente

Capturas de tela e vídeos de conquistas são armazenados automaticamente dentro da memória interna do console, consumindo espaço com o tempo. Por isso, fazer uma limpeza regular na galeria ou transferir os arquivos para a nuvem libera memória e mantém o sistema do aparelho mais leve.

Esse vídeo pode te interessar:

4. Desativar atualizações automáticas

A maioria dos consoles possuem o sistema de atualização automática para os jogos ativados de fábrica. Por isso, mesmo os jogos que não são abertos por meses continuam sendo atualizados.

Desativar os downloads automáticos para títulos inativos evita o desperdício de espaço da memória, além dos downloads em segundo plano enquanto joga, que pode causar travamentos ou queda no desempenho do aparelho.

5. Remover mods e temas pouco usados

Alguns consoles permitem a instalação de mods, que são modificações criadas por fãs para alterar ou adicionar conteúdo a um jogo, temas e até pacotes visuais, porém esses recursos também ocupam boa parte da memória interna.

Revisar periodicamente esses conteúdos e excluir o que não é mais utilizado é uma alternativa para manter o sistema organizado e otimizar o desempenho do aparelho.

Com pequenas mudanças nos hábitos de uso, é possível otimizar o armazenamento, garantir mais espaço livre interno e prolongar a vida útil dos consoles, sem comprometer o desempenho ou a diversão.

Leia mais: Nem tudo é diversão: como usar games para engajar os consumidores


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais