Disney anuncia investimento de US$ 1,5 bi na criadora do Fortnite
O CEO da empresa diz que este movimento é um passo importante quando se “olha para as tendências demográficas e para como as novas gerações estão consumindo mídia”
A Disney anunciou planos de investir US$ 1,5 bilhão na Epic Games, o que dará à gigante do entretenimento uma participação acionária na desenvolvedora do Fortnite.
Em entrevista à rede de TV norte-americana CNBC, Bob Iger, CEO da empresa, classificou a iniciativa como “a maior incursão da Disney no mundo dos games até o momento”.
O plano é criar um novo “universo de jogos e entretenimento” que vai coexistir (e será intercambiável) com o Fortnite. Esse universo vai contar com personagens de grandes franquias como “Star Wars”, Marvel, Pixar e os filmes “Avatar”.
“Não é apenas oportuno, mas também um passo importante quando se olha para as tendências demográficas e para como as novas gerações estão consumindo mídia. A quantidade de tempo gasto jogando games é espetacular. Na verdade, alguns grupos demográficos passam mais tempo jogando do que assistindo a filmes e televisão”, disse Iger.
O CEO da Disney não revelou quando o projeto será lançado, apenas sugeriu que levaria “talvez alguns anos”. Um vídeo apresentando o conceito diz que os novos mundos chegarão “em breve”. Com a notícia, as ações da Disney subiram 7% nas negociações pós-mercado, além de superar as expectativas de lucro.
O fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, expressou seu entusiasmo com a parceria em um comunicado. “A Disney foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial de unir seus mundos ao nosso no Fortnite. Agora estamos trabalhando juntos em algo totalmente novo para construir um ecossistema persistente, aberto e interoperável que reunirá as nossas comunidades.”
O Fortnite continua atraindo um número incrivelmente grande de jogadores. Em dezembro de 2023, o game liderou as listas de usuários ativos mensais tanto no PlayStation 5 quanto no Xbox.
Cerca de 36% dos jogadores ativos do PS5 e 31% do Xbox Series jogaram Fortnite pelo menos uma vez em dezembro. Isso representa um aumento de 5% na plataforma da Sony e de 3% na da Microsoft.
Iger diz que a Disney reconhece que as gerações mais jovens estão passando mais tempo jogando, e isso foi parte do que motivou o investimento na Epic Games.
“É fundamental para nós continuar relevante e criar novas formas para os consumidores interagirem da maneira que desejarem com nossas histórias e nossos personagens”, disse ele.
A Disney já se aventurou pelo universo dos games várias vezes no passado, mas recuou, demitindo funcionários e licenciando sua propriedade intelectual para outras desenvolvedoras. O investimento na Epic Games, especialmente um tão substancial quanto este, indica que a empresa pode finalmente estar disposta a se tornar um player nessa indústria.
Isso ocorre em um momento em que a Disney vem sendo pressionada pelo investidor ativista Nelson Peltz, que está buscando apoio de outros investidores para conseguir um assento no conselho de administração da empresa.
Iger, no entanto, minimizou as tentativas de Peltz durante sua entrevista para CNBC. “A última coisa que precisamos agora é de distrações vindas de um ativista que, francamente, tem uma agenda completamente diferente e não entende nossa empresa, seus ativos ou mesmo a essência da marca Disney.”