Diversão em dobro: Cirque du Soleil lança jogo no metaverso do Roblox

Cirque du Soleil Tycoon faz parte da estratégia pós-pandemia da companhia para alcançar novos públicos

Créditos: Gamefam

Steven Melendez 2 minutos de leitura

Há quase quatro décadas, o Cirque du Soleil tem encantado multidões com suas performances ao vivo ao redor do mundo. Agora, a renomada companhia circense está prestes a fazer sua estreia em um novo tipo de ambiente: o metaverso.

Em parceria com a desenvolvedora Gamefam, a empresa apresentou o Cirque du Soleil Tycoon, um jogo no Roblox que permite aos jogadores construir seus próprios circos inspirados no espetáculo “Cirque du Soleil ECHO”, que estreou no mês passado em Montreal. É como o Sim City, mas com um toque circense.

“O Cirque du Soleil Tycoon é um reflexo digital do nosso show Echo”, explica Nickole Tara, diretora de crescimento da companhia.

Crédito: Gamefam

O jogo combinará figurinos, performances e elementos dos bastidores adaptados dos espetáculos com ambientes interativos possíveis apenas no universo do videogame. “Graças à marca Cirque, pudemos ultrapassar os limites do realismo e ir além”, diz Jay Sobel, produtor do jogo na Gamefam.

O Cirque du Soleil, como muitas outras empresas de entretenimento ao vivo, foi severamente afetado pela pandemia, chegando a reduzir drasticamente seu quadro de funcionários ativos, de milhares para apenas algumas dezenas. Após entrar com um pedido de falência em junho de 2020, a empresa emergiu sob nova liderança ainda no mesmo ano, e logo expandiu sua presença para o mundo digital.

Crédito: Gamefam

A companhia atraiu um número considerável de seguidores no TikTok e no Instagram com uma campanha digital forte em 2021. Hoje, de acordo com Tara, sua base de fãs é, em sua maioria, “mais jovem” do que o público dos shows. A empresa pretende focar nesse segmento por meio do Roblox, plataforma popular entre crianças, adolescentes e jovens adultos.

O game permitirá aos jogadores ter uma ideia dos bastidores, oferecendo uma amostra do espaço de mais de 37 mil metros quadrados em Montreal, onde o circo treina seus artistas e cria cenários e figurinos. “Temos até uma sala dedicada somente a lantejoulas”, conta Tara.

Crédito: Gamefam

A equipe da Gamefam fez um tour pelos bastidores de uma apresentação em Houston, no Texas, para ajudá-los a entender como o espetáculo é montado. Os jogadores terão a experiência de juntar os diferentes elementos de um circo.

“Você contrata e comanda a equipe, os artistas, a segurança, as pessoas que ficam nos bastidores, as áreas de adereços”, explica Sobel.

O título, com lançamento previsto para o fim do ano, será gratuito, embora os jogadores possam usar a moeda do jogo para montar seus circos mais rapidamente. Recursos adicionais de monetização devem ser adicionados no futuro.

Crédito: Gamefam

Além de construir circos, será possível adquirir e equipar seu avatar com itens virtuais, como máscaras de animais inspiradas nos figurinos de ECHO. O Cirque e a Gamefam trabalharam para adaptar os trajes e outros elementos do espetáculo ao mundo virtual e à estética do Roblox.

Depois de montar sua tenda de circo, você também poderá participar de performances interativas virtuais com outros jogadores. Assim como outros recursos do jogo, que atualmente está em fase beta aberta, os elementos interativos das performances provavelmente continuarão evoluindo com base na popularidade e no feedback coletado através do Discord.

Segundo Tara, isso poderá até influenciar elementos futuros das apresentações ao vivo do Cirque du Soleil. “Damos muito valor a essa parte. É um campo de testes para experiências que as crianças e as famílias desejam ter mais na vida real.”


SOBRE O AUTOR

Steven Melendez é jornalista independente e vive em Nova Orleans. saiba mais