Dungeons & Dragons, do tabuleiro para o online até a tela do cinema

“Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” chega às telonas enquanto a Hasbro, dona da Wizard, revela suas ambições para um novo jogo

Créditos: Paramount Pictures/ LeoPatrizi/ iStock/ pngegg

Max Ufberg 4 minutos de leitura

Um grupo de viajantes se reúne em um escritório discreto em Bellevue, cidade satélite de Seattle, para se preparar para uma missão. Entre eles está um guerreiro meio-orc, um mago humano, um ladino halfling e eu – um clérigo anão musculoso chamado Dorbin. 

Sinto como se tivesse voltado à minha infância.

Essa jornada, a qual me juntei com um grupo de funcionários da Wizards of the Coast, é na verdade para testar o One D&D, uma nova versão do jogo Dungeons & Dragons, que completa 49 anos. Com lançamento previsto para 2024, o título trará mudanças em alguns elementos característicos, como regras de combate e criação de personagens – o que certamente dará o que falar entre os fãs de RPG.

O jogo será lançado na futura plataforma de mesa virtual da Wizards, que substitui os lápis e mapas – as ferramentas tradicionais do jogo – por um teclado e versões 3D dos cenários da história. Além de incluir avatares detalhados para cada personagem.

E este não poderia ser um momento melhor, já que o universo do sistema de RPG mais famoso do mundo está ganhando uma adaptação para as telonas. O filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” estreia no Brasil na próxima quinta-feira, 13. de abril.

Misturando ação, comédia e fantasia, o longa representa o ambicioso esforço da Wizards de apresentar sua propriedade intelectual para um público mais amplo, ao mesmo tempo em que atrai os fãs mais devotos do jogo.

Apesar de ter sido visto como algo para nerds durante anos, o D&D agora é jogado por diversas celebridades, como Vince Vaughn, Dwayne Johnson e Drew Barrymore.

O cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, conta que o jogo o ensinou a pensar estrategicamente desde cedo. E os irmãos Duffer creditam a ele a inspiração por trás de “Stranger Things”, série de grande sucesso da Netflix.

A Hasbro, dona da Wizards não divulga números exatos para o D&D em seus informes para o mercado, mas estima que cerca de 50 milhões de pessoas tenham jogado o RPG desde seu lançamento.

“A grande oportunidade para Dungeons & Dragons é que, hoje, temos uma geração inteira de crianças que não têm qualquer preconceito em relação a elfos, anões e coisas do tipo”, diz Nathan Stewart, diretor da franquia.

E a Wizards não está deixando essa oportunidade escapar. Além do filme, a empresa está trabalhando em uma série de televisão derivada com a Paramount+, e um novo game.

Enquanto busca adaptar a franquia para novas mídias, a empresa também está fortalecendo sua influência sobre a extensa base de jogadores de RPG de mesa que são o coração e a alma da marca.

A Wizards comprou a plataforma D&D Beyond em maio do ano passado por US$ 146 milhões. Ela será fundamental para a mesa virtual que testei em Bellevue.

Crédito: Wizards of the Coast

Mas é claro, nem todos estão satisfeitos. Embora muitos se encantem com o sucesso do Dungeons & Dragons e sua capacidade de conectar jogadores de todo o mundo pela internet, outros temem que o jogo tenha se perdido em sua incessante busca por lucro e poder.

Com a evolução da tecnologia, o D&D vem migrando do mundo real para o virtual. Embora não haja números oficiais, está cada vez mais comum em plataformas online que permitem que pessoas de diferentes partes do mundo joguem entre si. 

Esse crescimento coincide com a popularização de plataformas de vídeo, como o YouTube e a Twitch, que possibilitaram o surgimento de uma próspera indústria de transmissões ao vivo de jogos. “Isso ajudou a desmistificar o jogo”, afirma Stewart.

Crédito: Wizards of the Coast

A pandemia – e o boom de jogos virtuais – contribuiu para o aumento da popularidade do RPG. Segundo a revista “Forbes”, a receita anual do D&D hoje é estimada entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Embora isso pareça pouco diante dos US$ 5,86 bilhões de receita da Hasbro em 2022, está crescendo cada vez mais. 

De acordo com a Wizards, a receita do D&D aumentou por oito anos consecutivos. A empresa sozinha arrecadou US$ 1,3 bilhão em 2022, respondendo por 22% do faturamento total da Hasbro. Sob a liderança do CEO Chris Cocks, que foi presidente da Wizards antes de assumir o cargo atual em fevereiro de 2022, é provável que essa receita continue crescendo.

Crédito: Wizards of the Coast

Poucos dias após visitar o escritório em Seattle, estava eu em um antigo e luxuoso cinema no centro de Austin, no Texas, assistindo à estreia mundial de “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”.

Dava para sentir a energia na sala. Todos os assentos estavam ocupados e a plateia empolgada aplaudia e ria enquanto um grupo simpático de heróis enfrentava diversos inimigos, tanto humanos quanto não-humanos.

Não sou crítico de cinema, mas confesso que amei cada segundo do filme.


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