Este game incrível levou 7 anos para ser finalizado – foi todo pintado à mão
The Master’s Pupil é um puzzle de aventura que explora o olhar artístico de Monet. E é tão surpreendente quanto parece
Pat Naoum não tinha a intenção de pintar um jogo inteiramente à mão. Muito menos esperava passar sete anos inteiros fazendo isso. Mas, em 28 de julho, o pintor – que se tornou designer gráfico e, posteriormente, designer de jogos – lançou seu primeiro título, que está disponível para Nintendo Switch e no Steam, com versões para Windows e Mac.
The Master’s Pupil, que pode ser traduzido como “a pupila do mestre”, é um puzzle de aventura que explora o olhar artístico do famoso pintor impressionista francês Claude Monet (daí o nome). Os jogadores viajam por suas obras e o ajudam a concluir suas pinturas resolvendo quebra-cabeças fantásticos.
Até o momento da publicação deste artigo, a hashtag #themasterspupil já acumulava mais de nove milhões de visualizações no TikTok. Não é surpreendente que um jogo independente esteja causando tanto alvoroço na internet, especialmente considerando que foi lançado no auge da febre da inteligência artificial.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode usar um software de IA generativa para criar jogos decentes em questão de minutos. Porém, Naoum passou três anos inteiros aprendendo a programar, e vários outros pintando à mão, usando um scanner de filme e trabalhando exaustivamente no Photoshop.
O jogo faz parte de uma onda recente de animadores que estão abandonando o 3D de alta fidelidade em prol de um visual propositadamente menos polido. Em The Master’s Pupil, o resultado é uma estética com textura única que aparenta ser tridimensional, apesar de ser plana.
Embora não seja hiper-realista, a sensação é de estar próximo do mundo real, como se uma pintura tivesse se desprendido dele e fosse reconstituída dentro da tela.
“Trabalho com Photoshop há mais de 20 anos, mas sabia que, na verdade, seria mais rápido pintar à mão e depois digitalizar, porque existe um certo nível de composição de textura que só é possível alcançar dessa forma”, explica Naoum.
Para obter esse efeito, ele primeiro desenhou a lápis um esboço dos diversos elementos que comporiam o jogo – como as plataformas por onde o personagem pode caminhar e objetos com os quais pode interagir.
Naoum testou o design no motor de jogo Unity para garantir a jogabilidade do game. Depois, imprimiu o que se tornaria o template do jogo e pintou cada detalhe com tinta acrílica. Em seguida, digitalizou e montou tudo no Photoshop.
O processo de digitalização teve um papel importante no visual final do game. “As partículas de poeira na superfície do scanner foram digitalizadas, criando toda a textura que vemos”, explica Naoum.
Enquanto a lente do scanner percorria a pintura, ela até capturava pequenos pedaços de tinta que projetavam sombras sobre a superfície do papel. “Parecem objetos de verdade em um mundo estranho e abstrato”, acrescenta.
Os jogadores viajam pelas obras de Monet e o ajudam a concluir as pinturas resolvendo quebra-cabeças fantásticos.
O motivo pelo qual essa inusitada abordagem deu certo é porque Naoum optou por pintá-lo à mão por uma razão específica. Ele escolheu fazer isso porque toda a trama gira em torno da vida de um pintor. A inspiração surgiu, na verdade, de imagens em close de olhos humanos.
E se o jogo pudesse acompanhar a jornada de um personagem fictício, começando na borda de sua íris e terminando no “grande vazio escuro” da pupila?, ele pensou. No entanto, esse personagem logo se transformou em uma figura histórica, e Naoum encontrou inspiração em Monet, que teve catarata por volta dos 60 anos e acabou ficando cego do olho direito.
O game consiste em explorar várias pinturas do artista: é possível passear pela ponte arqueada de sua famosa tela “A Lagoa de Lírios d’Água” ou empurrar uma grande bola laranja até perceber que está levando o sol para o seu lugar acima de um horizonte enevoado.
À medida que o jogador avança de nível, o estilo de pintura também muda para retratar o próprio estilo Monet, que, segundo Naoum, se tornou cada vez mais abstrato conforme o artista começou a perder a visão.
O jogo leva cerca de cinco horas para ser concluído, embora Naoum tenha ouvido falar de pessoas que levaram quase o dobro desse tempo para terminá-lo. “Várias me disseram: ‘estou indo devagar para aproveitar ao máximo’”, diz ele, rindo.