Fim de semana de grandes nomes e anúncios no Big Festival

Pesquisa apresentada no evento mostra que o número de estúdios brasileiros mais que dobrou em quatro anos

Crédito: Fast Company Brasil

Ana Beatriz Camargo 2 minutos de leitura

Na última quinta-feira (07/07) foi dada a largada, em São Paulo, às mais de 100 horas de programação do Big Festival, maior festival de jogos independentes e de negócios da América Latina. São esperados mais de 30 mil visitantes no São Paulo Expo durante os quatro dias de evento e mais de um milhão de pessoas impactadas pelas transmissões online. O festival termina neste domingo (10).

Logo no primeiro dia, foram apresentados os tão aguardados resultados da Pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, estudo coordenado pela Abragames, (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O estudo traça um panorama do cenário nacional.

Um dos pontos de destaque é a quantidade estimada de estúdios nacionais dedicados a jogos. O número mais que dobrou em relação ao levantamento de 2018: hoje são 1.009 estúdios, contra 375 identificados quatro anos atrás. Um dos motivos apresentados para esse aumento é o período cada vez mais longo de operação das empresas – quase 20% já estão na faixa de 10 a 15 anos de atividade –, além do surgimento de oportunidades no exterior. A maior parte se concentra na região Sudeste (57%), seguida pela região Sul (21%). 

Sobre a exportação dos jogos brasileiros, a pesquisa apresentada no primeiro dia do Big Festival mostra que, no ano passado, 57% das desenvolvedoras tiveram receitas internacionais. Um fator facilitado, e muito, por plataformas digitais como Apple Store, Google Play e Steam.

Os principais mercados consumidores de produções brasileiras são Estados Unidos (55%) e América Latina (53%), mas Europa e Canadá também despontam, seguidos por países que falam português, Japão e China. Veja a íntegra do material apresentado aqui

FIM DE SEMANA

Sábado e domingo serão, sem dúvidas, os dias mais agitados do evento. Na programação, palestra com David Lam, diretor de arte da Riot Games, e David Brevik, presidente da Skystone Games (e um dos criadores da franquia Diablo). Presença também de Gaulês, um dos maiores streamers do Brasil, que fará a transmissão da IEM Cologne 2022 - ESL Pro Tour de Counter-Strike, direto do festival. No sábado acontece ainda o primeiro dia do campeonato beneficente de Free Fire. 

No domingo, Takashi Tokita, produtor e pixel artist, faz uma palestra para compartilhar aprendizados dos seus mais de 30 anos de carreira criando jogos. Para quem curte Web3, no domingo acontece o painel com Matthew Rutledge, da BAYZ, a maior publicadora de jogos para Web3.

Além das atrações de entretenimento e informação, acontecerão rodadas de negócios que, segundo Gustavo Steinberg, diretor do Big Festival, devem movimentar mais de US$ 60 milhões. 

Para ver a programação completa e comprar ingressos, acesse o site oficial do evento. Para o público, a entrada sai por R$ 40 (inteira) ou R$ 20 (meia). Profissionais que queiram participar das rodadas de negócios e ter acesso à área B2B podem adquirir o passe profissional por R$ 400.


SOBRE A AUTORA

Ana Beatriz Camargo é jornalista, heavy user de redes sociais e escreve sobre o mundo dos games. saiba mais