Gamers em quem você deveria ficar de olho em 2022

Crédito: Joshua Golde/ Michal Ilenda/ Unsplash

Jeancarlos Mota 6 minutos de leitura

A poderosa onda de produtores de conteúdo gamer só cresce. Existem todos os tipos de conteúdos, streams, estilos de vida, plataformas, redes sociais, o que você imaginar. Assim, trazemos alguns dos que mais chamam atenção, por diversas razões, e que vão desde os mais conhecidos e estabelecidos no mercado àqueles que mostram um futuro promissor graças ao talento – e, principalmente, por seu conteúdo.

Conheça e fique de olho em todos eles em 2022:

Nicolle Merhy (Cherrygumms)

A CEO da Black Dragons consegue ter tempo para jogar (Crédito: Nicolle Merhy/ Instagram)

Nicolle “Cherrygumms” Merhy é um dos maiores nomes brasileiros dos esports. A jovem carioca já foi para o player do game Rainbow Six: Siege (R6), da Ubisoft, e é a atual CEO do time Black Dragons, organização de esports com line ups dos mais diferentes tipos de games competitivos. Além de prosperar como gestora de uma equipe competitiva, Cherry também é palestrante em eventos de games, esports, empreendedorismo, sempre defendendo o espaço feminino nessa indústria. Ela ainda consegue tempo para postar regularmente no Instagram (294 mil seguidores), Twitter (117 mil) e em livestreams no YouTube (476 mil). É ainda um dos Forbes Under 30 e embaixadora de diversas marcas, como O Boticário, Acer e Nike.

Bruno Goes (Nobru)

De pro player a dono de time e streamer, Nobru é um case de sucesso do Free Fire (Crédito: Garena)

O jovem de 21 anos que sonhava em ser jogador de futebol acabou por brilhar em outros campos. Bruno “Nobru” Goes é pro player de Free Fire e foi eleito o melhor jogador do mundial do game por seu time do coração, o Corinthians. Além de diversos prêmios, apareceu na lista Under 30 da Forbes, fundou sua própria organização, a Fluxo, e ainda tem tempo de produzir conteúdo em seu Instagram (13,2 milhões de seguidores) e lives na Twitch (3,7 milhões).

João Sampaio (Flakes Power)

Do Fortnite para o mundo competitivo e as finanças, Flakes continua criando novidades (Crédito: Arquivo pessoal)

Outro jovem integrante da lista da Forbes Under 30, João Sampaio, o Flakes Power, é youtuber, conhecido por ser um dos maiores nomes do Fortnite no Brasil e criador de conteúdo que vai além dos games. Também investe em diversas iniciativas, como o time da Hero Base (equipe competitiva recém-criada, que já tem 155 mil seguidores no Instagram, por exemplo). Ajudou ainda a criar o Players Bank (banco gamer do Itaú), ao lado de Bruno Playhard, da Loud. E sim, você já adivinhou que Flakes encontra tempo para criar conteúdo para seu Instagram (1,1 milhão de seguidores) e Youtube (6,14 milhões).

Alan Pereira (Alanzoka)

Quer um exemplo de produção de conteúdo na Twitch? Veja o canal do Alanzoka (Crédito: Arquivo pessoal)

Alan Pereira, o Alanzoka, é considerado um dos maiores streamers do Brasil na Twitch (5,7 milhões de seguidores). Formado em gastronomia, estourou no YouTube em 2011, em seu canal EDGE (sigla para Electronic Desire Gamers Entertainment). Conhecido por suas criações no Minecraft, ele já mostrava que não pararia por aí, graças às gravações em outros títulos, como os games de terror Amnesia e Dead Space 2, além de jogos coop. Adotou o “Alanzoka” para iniciar a carreira na Twitch, onde também produziu conteúdos para Fortnite. Daí em diante, virou referência de conteúdo da plataforma, tendo recebido diversos reconhecimentos, como o MTV Millennial Awards de 2020, além de já ser o 18.º streamer mais seguido do mundo na Twitch.

Bárbara Passos (Loud_Babi)

Babi conquistou nada menos que o título de maior streamer feminina da Twitch (Crédito: Loud)

Bárbara Passos, a Loud Babi, se tornou a maior streamer brasileira na Twitch (1,3 milhão de seguidores). A jogadora e influenciadora de Free Fire encarou o desafio de mostrar o talento feminino em um cenário predominantemente masculino. Ela chamou atenção da Loud em meio às suas participações em torneios para mulheres, até conquistar o Streamers Showdown, campeonato internacional de Free Fire, disputado em Bangkok, na Tailândia, em 2019. Hoje, como uma das diversas gigantes influenciadoras e produtoras de conteúdo na Loud, Babi domina as redes sociais com sua produção de conteúdo e seus 5,2 milhões de seguidores no YouTube, 9,3 milhões no Instagram e 5,8 milhões no Tiktok.

Pedro Caxa

Pedro é desenvolvedor, gamer, produtor de conteúdo, tiktoker e muito mais (Crédito: Arquivo pessoal)

Gamer, youtuber e personalidade nas redes sociais, Pedro chama bastante atenção por também ser desenvolvedor de jogos, sendo conhecido por seu game Camp Wars, além de transmitir conteúdo de jogos no canal Pedro Caxa no YouTube (78 mil seguidores) e em sua conta pedrocaxatv na Twitch (43 mil). No entanto, ficou conhecido no TikTok (pedrocaxa, com 2 milhões de seguidores), onde acumulou mais de 24 milhões de curtidas – incluindo uma postagem, em 3 de março de 2021, que recebeu mais de 400 mil curtidas. Entre seus inúmeros conteúdos sobre games na plataforma, Pedro dá dicas para quem quer desenvolver jogos, empresas para ficar de olho ou ferramentas para desenhar games.

Gustavo Gomes (Baianolol)

Baiano já foi considerado um dos melhores Suportes de League of Legends do país

Gustavo “Baiano” Gomes é ex-jogador profissional de League of Legends, onde terminou sua carreira como Suporte (posição do LoL na qual, entre outras coisas, deve ajudar o Atirador do time a ficar vivo para abater adversários) do Santos e-Sports. Com passagens por times como CNB e Keyd, já foi considerado um dos melhores Suportes do país. Hoje é produtor de conteúdo de League of Legends e referência em diversas plataformas, como Twitter (385 mil seguidores), Instagram (203 mil), e, principalmente, na Twitch (761 mil ). É um dos poucos streamers com autorização para transmitir os campeonatos de LoL, conseguindo reter um público equivalente a 50% da própria Riot Games Brasil na Twitch (média de 22 mil espectadores, contra 44 mil no canal do CBLOL).

Mariana Ayrez

Mari Ayres é querida pela comunidade gamer por suas apresentações em eventos (Crédito: Arquivo pessoal)

Mariana Bauermann Ayres é jornalista e ficou conhecida, principalmente, por ser apresentadora do canal oficial do Xbox no Brasil e, mais tarde, do canal de TV Loading. Gamer de carteirinha, apresenta diversos projetos que envolvem games, como a Copa Aeos de Pokémon, Power 2 Create (reality show sobre criação de conteúdo, na Band Sports), além de conteúdos no Instagram (59 mil seguidores), Twitter (26,9 mil) e, recentemente, streams na plataforma Booyah, da Garena (16,8 mil). Também tem um canal no YouTube (com 204 mil inscritos), que mantém com sua antiga parceira no Xbox, Thais Matsufugi.

Thais Matsufugi (Thamatsu)

Thais é conhecida tanto pela comunidade gamer quanto pelos fãs de animes (Crédito: Arquivo pessoal)

Thais Matsufugi também surgiu na comunidade gamer quando apresentava o canal do Xbox Brasil, mas não é apenas uma apresentadora gamer. Fã e influenciadora de animes, Thamatsu, como é conhecida, foi apresentadora da Loading e hoje apresenta o Mais Geek, na Band. Nas horas vagas, produz conteúdo para seu Instagram (149 mil seguidores), Twitter (32 mil) e para o canal do YouTube (204 mil) que divide com Mari Ayres, espaço onde sempre divulga dicas de games, animes e cultura pop.

Casimiro Ferreira (Casimiro)

Jornalista, apresentador, comentarista esportivo, influenciador digital, humorista, youtuber… e gamer nas horas vagas (Crédito: Prêmio eSports Brasil)

Talvez o gamer mais fora da curva de toda a lista. Afinal, muitos já ouviram falar dele, não necessariamente por causa dos games. Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, mais conhecido como Casimiro, ou Cazé, é jornalista, apresentador, comentarista esportivo, influenciador digital, humorista, youtuber e streamer. Esse multiclasse gamer, além de fazer conteúdo para a internet nos seus canais da Twitch (2,3 milhões de seguidores) e YouTube (outros 2,3 milhões), atua nos canais De Sola (humor esportivo), Ei Games (do Esporte Interativo), TNT Sports Brasil e ainda comenta jogos de futebol na Amazon Prime. Apontado como um dos maiores streamers do Brasil na atualidade, Cazé venceu o Prêmio iBest, na categoria Twitcher do Ano, e o Prêmio eSports Brasil, na categoria Personalidade do Ano. Já deu para entender os motivos que fazem dele alguém imperdível, correto?


SOBRE O AUTOR

Jeancarlos Mota é co-publisher de games da Fast Company Brasil, editor-chefe do IGN Brasil e apaixonado por games e esportes. saiba mais