Gamers embarcam em iniciativas para promover impacto social positivo
A doação e a compaixão estão presentes na comunidade global de jogos - é inteligente aproveitar isso
Não é só uma modinha. Cada vez mais, as pessoas esperam que as empresas e os produtos que elas utilizam tenham algum um impacto social positivo. E o setor de jogos eletrônicos abraçou essa ideia com entusiasmo.
Há cerca de 13 anos, dois gamers que queriam ajudar a arrecadar dinheiro para causas nobres criaram uma nova forma de fazer isso, e assim nasceu o modelo de pacotes de jogos para caridade.
A Humble Bundle foi fundada por Jeff Rosen e John Graham em 2010. Desde aquela primeira iniciativa até hoje, a empresa tem aumentado seu compromisso em fazer o bem, integrando-o a todos os aspectos de seus negócios e operações.
Na Humble, valorizamos a oportunidade de combinar filantropia com nosso trabalho. Mas não seríamos bem-sucedidos se não houvesse um movimento maior em curso no qual nossos fundadores estivessem se inserindo.
desenvolvedores estão cada vez mais incorporando temas sociais ou ambientais diretamente em seus jogos.
Na verdade, não vemos nossa empresa como uma fonte da solidariedade. O que estamos tentando fazer é ajudar a mobilizar a bondade e a compaixão que já existem em abundância – e que parecem estar crescendo a cada ano – entre os gamers e os fãs da cultura pop no mundo.
Há inúmeras histórias de pessoas e comunidades de jogadores que se empenharam por conta própria ou reuniram gente com a mesma mentalidade para agir ou fazer doações para causas nobres.
Além disso, os desenvolvedores estão cada vez mais incorporando temas sociais ou ambientais diretamente em seus jogos. Basta observar as principais empresas da Playing for the Planet Alliance para se ter uma ideia do compromisso que impulsiona essa evolução.
Esses jogos são apreciados e desfrutados por uma geração de jogadores que reconhecem a urgência dos desafios do mundo real que todos nós estamos enfrentando atualmente.
ARRECADAÇÃO DE FUNDOS POR MEIO DE JOGOS
Não é segredo nem surpresa que o público mais jovem, especialmente os gamers, prefere investir seu tempo e dinheiro em produtos e serviços de empresas que refletem seus valores e sua preocupação com o bem-estar do planeta e das pessoas que o habitam. Isso já foi demonstrado por pesquisas.
O que é interessante é a criatividade com que as empresas de jogos – na verdade, formadas pelo mesmo público – estão aproveitando essa oportunidade.
Alguns dos inúmeros exemplos que incluem a arrecadação de fundos para caridade:
- Venda de conteúdo no jogo, como o Halo 5: Guardians Relief and Recovery REQ Pack, que apoiou o Fundo de Ajuda ao Coronavírus da GlobalGiving.
- Venda de mercadorias, como os pins do orgulho da Blizzard Entertainment e da Bungie para arrecadar dinheiro para o National Center for Transgender Equality e o It Gets Better Project, respectivamente.
- Campanhas de mídia social, como o esforço da Sega para transformar um meme em conscientização e arrecadação de fundos para Uganda.
- Campanhas de engajamento, como, por exemplo, a oferta da Bethesda de doar US$ 1 para para instituições de proteção que cuidam de animais para cada cinco dragões mortos no The Elder Scrolls Online.
- Eventos comunitários e de esportes eletrônicos, incluindo o Fortnite Summer Block Party, que apresentou um torneio que concedeu uma doação considerável para a instituição beneficente escolhida pelo vencedor.
- Fluxos de arrecadação de fundos, como os eventos de uma semana do Awesome Games Done Quick, em que os melhores speedrunners do mundo jogam partidas para arrecadar dinheiro para caridade.
CRIANDO CONEXÕES COM A COMUNIDADE
O que é mais empolgante nessas e em muitas outras iniciativas de solidariedade em jogos é que elas combinam organicamente os interesses da comunidade de jogos com os temas atuais de impacto social, em vez de colocar apelos à ação de forma pouco envolvente.
Isso não apenas ajuda a maximizar o alcance e o impacto, mas também promove uma conexão mais profunda entre o público de um jogo e a causa que ele está sendo solicitado a apoiar.
Para nós da Humble Bundle, reunir o conteúdo de nossos pacotes beneficentes – que podem envolver até 50 ou mais itens – é uma grande tarefa, que não conseguiríamos realizar sem o envolvimento e o investimento das muitas empresas com as quais trabalhamos.
Há uma enorme vontade compartilhada entre as pessoas, dentro das empresas e nas comunidades de todo o mundo, de capacitar modelos de engajamento completos, capazes de gerar mudanças positivas em áreas onde elas são mais necessárias.
Com uma mistura de paixão, comprometimento, criatividade e espírito empreendedor, essa vontade pode se concretizar em um futuro mais brilhante e com mais esperança, mesmo diante dos grandes desafios que nosso mundo enfrenta.