Magazine Luiza vira investidora de jogos para celular e mira no gênero hyper casual

Crédito: Fast Company Brasil

Ana Beatriz Camargo 2 minutos de leitura

Na última semana, a Magazine Luiza anunciou sua entrada no mercado de games como uma empresa investidora, conhecida como publisher de games. A proposta é financiar a criação de jogos simples e curtos, chamados hyper casual, para dispositivos móveis.

Com este investimento, a gigante brasileira do varejo acena para uma plataforma de entretenimento altamente promissora. De acordo com o relatório “2021 Mobile Gaming Tear Down”, feito pela companhia de análise de mercado mobile App Annie, já são feitos no mundo mais de 1 bilhão de downloads de jogos para celular, a cada semana, nas lojas online de Google e Apple — crescimento de 25% em relação ao cenário visto em 2019. 

O relatório mostra que a onda dos jogos mobile é mundial, mas que os mercados emergentes têm chamado a atenção pela perspectiva de bons resultados, à medida que as classes médias passam a ter acesso a dispositivos móveis com pacotes de internet. No Google Play, Índia, Brasil e Indonésia foram os maiores mercados em número de downloads de jogos no terceiro trimestre deste ano. Nosso país, ao lado de México e Filipinas, lidera o crescimento de downloads absolutos. Na Apple Store, os maiores mercados continuam sendo Estados Unidos, China e Japão. 

O gênero que Magazine Luiza está mirando para investir, dos games curtos, rápidos, conhecidos como hyper casual games, também mostra um alinhamento com a tendência mundial. Hyper casual é um gênero que engloba games simples, rápidos, que não requerem computadores ou dispositivos de ponta, portanto, são mais acessíveis ao grande público. São conhecidos como a porta de entrada, a conversão dos não jogadores em jogadores. Alguns exemplos mais clássicos são o bom e velho Paciência e o coloridíssimo Candy Crush. 

De acordo com a App Annie, este gênero foi responsável por um terço dos downloads de jogos para celular no primeiro semestre de 2021, atingindo 6,8 bilhões de downloads — duas vezes mais do que há dois anos e quase cinco vezes mais do que era visto há três anos. Veja abaixo que, dentre os dez jogos mais baixados no primeiro semestre deste ano, o gênero ocupa metade das posições. Mas, pelas suas características, ainda não consegue se posicionar bem quando analisamos fatores como o tempo gasto dentro do jogo e nem o número de usuários ativos.


SOBRE A AUTORA

Ana Beatriz Camargo é jornalista, heavy user de redes sociais e escreve sobre o mundo dos games. saiba mais