Não basta mais curtir aventuras nos games – a onda agora é postar no TikTok

Jogos como Spider-Man 2, Baldur's Gate 3 e Zelda: Tears of the Kingdom são projetados para surpreender e encantar – e ganhar as redes sociais

Créditos: Fausto Sandoval/ Unsplash, Vectonauta/ Freepik

Burt Helm 3 minutos de leitura

“Realismo vívido” – pelo menos no mundo dos games – sempre se referiu à fidelidade audiovisual. Quanto mais pixels um jogo tem, melhor é a qualidade da imagem, mais envolvente é o som, mais “real” ele é.

Mas alguns dos maiores títulos recentes estão criando experiências que parecem realistas de uma maneira diferente: refletindo a complexidade da vida cotidiana.

Sim, em Spider-Man 2, da Insomniac Games, a ponte Manhattan brilha de forma familiar no amanhecer no East River e o barulho do metrô ao fundo soa de um jeito que qualquer morador de Nova York consegue reconhecer.

Mas, enquanto você se balança em suas teias pelas ruas da cidade, são os trechos de conversas ouvidas dos inúmeros personagens não jogáveis ao seu redor que chamam a atenção. Eles parecem tão aleatórios e numerosos quanto o que ouviríamos dos quase nove milhões de residentes enquanto caminhamos pela cidade.

Crédito: Insomniac Games

Isso se deve ao tamanho e escopo dos orçamentos e ciclos de desenvolvimento de games – que agora consomem centenas de milhões de dólares e vários anos de trabalho –, bem como aos PCs e consoles que colocam unidades de disco rígido de terabytes e processadores multicore nas mãos de jogadores comuns.

Essa escala e poder abriram a possibilidade de oferecer mais liberdade e escolhas do que nunca aos jogadores. Em Zelda: Tears of the Kingdom, da Nintendo, eles podem criar armas e máquinas voadoras limitadas apenas pela imaginação.

Crédito: Nintendo

Mesmo crianças que se divertem com um aplicativo que começou anos atrás como um simples livro de colorir digital – "Crayola Create & Play", desenvolvido pela Red Games – agora podem acessar um mundo aberto onde podem cavar até o núcleo da Terra, voar até as nuvens e controlar o clima de maneiras primorosamente coloridas, até criando chuva roxa.

Em Baldur's Gate 3, da Larian Studios, as escolhas são praticamente infinitas. Jogar uma moeda em um poço poderia ser o início de uma aventura épica em um vasto e oculto mundo subterrâneo – ou não. Tudo remete à imprevisibilidade da vida.

Com os feitiços certos, até os cadáveres caídos e os esquilos que passam compartilharão sua perspectiva com você, fazendo-o sentir que ninguém jamais experimentou o game dessa mesma maneira – e que nunca será capaz de conhecer tudo o que ele tem a oferecer.

Crédito: Larian Studios

Não é de admirar que as pessoas estejam cada vez mais recorrendo ao TikTok – uma plataforma de mídia social mais individualizada, interminável e cheia de nichos – para consumir conteúdo sobre games e postar seus próprios vídeos jogando.

“As pessoas agora compartilham suas experiências nos jogos nas redes sociais da mesma forma que postam sobre shows, viagens e refeições”, afirma Karol Severin, analista sênior de jogos da MIDiA research.

A empresa calcula que a geração Z e os millennials gastam mais de 20% do tempo de entretenimento digital jogando videogame. Conteúdos sobre jogos receberam três trilhões de visualizações no TikTok em 2022, de acordo com o aplicativo, e mais de 50% de seus espectadores assistiram diariamente.

alguns dos maiores títulos recentes estão criando experiências que parecem refletir a complexidade da vida cotidiana.

Com sua capacidade de ajustar o conteúdo aos gostos individuais – e alimentar os jogadores com ideias do que eles podem querer em seu próximo desafio –, o algoritmo da plataforma agora é uma parte crucial das estratégias de marketing de muitos títulos.

Mas não é preciso dispor de um orçamento astronômico e de grandes equipes para despertar a vontade de compartilhar experiências na rede. Um dos mais populares games para PCs no Steam é Lethal Company, lançado no final de outubro e criado por uma única pessoa, um experiente desenvolvedor de Roblox conhecido apenas como Zeekerss.

No jogo, equipes de astronautas em luas distantes fogem de monstros, abandonam uns aos outros com medo e enfrentam desafios de vida ou morte a cada passo que dão. O resultado? Histórias que os jogadores mal podem esperar para compartilhar e transmitir no TikTok e contar no mundo real.


SOBRE O AUTOR