Netflix vai acertando a mão em games e conquistando mais assinantes
Número de downloads têm crescido na plataforma desde que a empresa passou a apostar em games relacionados aos seus reality shows
Para a Netflix, os games são um pouco como o mercado japonês. Quando a gigante do streaming entrou no país há quase uma década, enfrentou grandes desafios devido à forte concorrência local. Então, aprendeu a língua, ajustou sua estratégia de conteúdo e conquistou milhões de assinantes japoneses.
Agora, para se firmar no mercado de games, a empresa está tratando o gênero como um mercado internacional, de acordo com o co-CEO Greg Peters. “É como se estivéssemos tentando entrar no Japão ou na Índia. Estamos sempre ajustando e refinando nossa programação com base no feedback que recebemos dos nossos membros.”
Desde o lançamento do recurso de games em 2021, a Netflix lançou cerca de 100 títulos – e não pretende diminuir o ritmo tão cedo. Peters informou aos investidores no mês passado que há mais 80 jogos em desenvolvimento.
A empresa também contratou recentemente Alain Tascan, ex-executivo da Epic Games, como seu novo presidente da divisão de jogos, sinalizando ainda mais a seriedade com que pretende entrar neste mercado global de US$ 193 bilhões.
Diferente das atualizações detalhadas sobre visualizações de vídeos, a Netflix ainda não divulgou dados sobre o sucesso de sua iniciativa de jogos. No entanto, dados de terceiros sugerem que as coisas estão indo bem: os 10 games mobile mais populares da empresa foram baixados 68 milhões de vezes até agora, segundo a empresa de inteligência de aplicativos móveis Appfigures.
O maior sucesso da Netflix até agora foi com a franquia Grand Theft Auto. A empresa relançou três games mobile de GTA no final do ano passado, resultando em um pico de mais de 22 milhões de downloads de todos os seus títulos em dezembro, de acordo com a Appfigures.
“Antes disso, o catálogo da Netflix mal conseguia ultrapassar três milhões de downloads mensais”, diz Randy Nelson, chefe de insights da Appfigures. “Após essa grande jogada de marketing, não vimos downloads mensais abaixo de cinco milhões.”
Mas não é só o GTA que traz retorno para a Netflix. Entre os 10 títulos mais populares também estão um jogo de quebra-cabeça, um de defesa de torre, uma simulação de futebol e um de corrida de carros, além de dois especificamente relacionados às suas produções.
Stranger Things: 1984 foi baixado cerca de quatro milhões de vezes, enquanto o game inspirado no reality show “Brincando com Fogo” atraiu quase seis milhões de downloads, segundo estimativas da Appfigures.
Agora, a empresa quer investir ainda mais em títulos relacionados às suas produções. “A oportunidade de agradar aos superfãs com games é realmente notável”, afirma o co-CEO Ted Sarandos.
“Poder pegar um programa e oferecer aos fãs algo para fazer entre as temporadas, enquanto usamos a plataforma de games para introduzir novos personagens, eventos ou reviravoltas na história, é uma grande oportunidade.”
No ano passado, a empresa lançou um aplicativo chamado Netflix Stories, focado em games narrativos relacionados a reality shows como “Brincando com Fogo”, “Casamento às Cegas” e “Sunset - Milha de Ouro”, e agora planeja adicionar um novo jogo ao app a cada mês.
Não é a primeira vez que a Netflix tenta contar histórias interativas. Antes mesmo de lançar seu primeiro game mobile, a plataforma experimentou uma série de produções intera- tivas que podiam ser jogadas com o controle remoto da TV.
Mas, embora produções como “Black Mirror: Bandersnatch” tenham atraído bastante atenção da mídia, a maioria dos títulos interativos não conquistou o público. Adultos, em particular, não pareciam se importar com as perguntas de múltipla escolha e narrativas ramificadas dessas produções. A empresa então descontinuou a iniciativa.
Isso não significa que a Netflix desistiu dos jogos na TV. Ela tem testado games em nuvem, que permitem aos assinantes jogar títulos mais completos diretamente na sua smartTV – e que podem ser acessados dentro do aplicativo de streaming. A empresa agora oferece 10 jogos prontos para a nuvem para assinantes em oito países.
Enquanto isso, começou a promover seus games mobile, usando QR codes para simplificar a descoberta e o download nas lojas de aplicativos. No entanto, ainda não há uma seção dedicada a jogos no aplicativo de TV da empresa – uma oportunidade perdida, acredita Nelson.
“A Netflix Games agora tem algo para todos”, diz ele. “Mas a questão é: quantos assinantes estão cientes disso?”