Niantic incentiva usuários a escanear objetos em 3D para incluir em seus games
Imagens 3D de locais públicos e obras de arte podem aparecer em futuros mapas de games de realidade virtual e aumentada
A Niantic está apostando no potencial viral do escaneamento 3D. A empresa lançou esta semana o Scaniverse 4, a versão mais recente de seu aplicativo que permite escanear ambientes e objetos em 3D, como estátuas em parques ou até mesmo um prato de comida.
A nova versão do app incentiva os usuários a enviar fotos tiradas em locais públicos para um mapa compartilhado, onde outras pessoas poderão utilizá-las para planejar viagens, relembrar seus lugares favoritos em suas cidades ou mesmo criar seus próprios games de realidade aumentada e virtual.
“Mesmo em nossos testes internos, vimos que as pessoas ficam muito empolgadas em adicionar seus lugares favoritos ao mapa”, afirma Brian McClendon, vice-presidente de engenharia da Niantic.
“Acreditamos que podemos atrair uma comunidade de criadores de conteúdo e, ao mesmo tempo, um público ainda maior de exploradores, que sairão em busca de locais interessantes postados por outros usuários.”
A desenvolvedora, que adquiriu o Scaniverse em 2021, é bastante conhecida por games como Pokémon Go e Ingress, que incentivam os jogadores a visitar locais reais, física ou virtualmente, e até adicionar novas entradas aos mapas dos jogos.
Dessa forma, a empresa pode usar esses dados visuais para construir mapas internos detalhados, compreendendo a localização e a orientação de objetos e jogadores em um parque ou uma esquina.
Agora, a Niantic está convidando os usuários do Scaniverse a contribuir para um mapa público semelhante. McClendon – que teve um papel fundamental no desenvolvimento do Google Earth – acredita que eles ficarão animados em compartilhar imagens dos lugares que visitam, da mesma forma que os primeiros usuários do Google Earth se orgulhavam de compartilhar locais que descobriam nos mapas de satélite.
Além do mapa público, o aplicativo inclui um outro chamado Discover, que destaca pontos interessantes em todo o mundo. A empresa está criando também um fórum de discussão para os fãs mais entusiastas do Scaniverse. Os usuários poderão ainda optar por tornar suas capturas públicas ou mantê-las privadas.
Há alguns meses, o aplicativo começou a utilizar uma técnica de modelagem 3D chamada “Gaussian splatting”, que, segundo McClendon, permite que os usuários capturem imagens e gerem um escaneamento 3D completo de um objeto ou local no mesmo tempo que leva para revelar uma foto clássica de Polaroid.
Essa técnica também gera modelos de maior qualidade em comparação com métodos anteriores. Enquanto outros aplicativos que utilizam a nova técnica geralmente exigem um tempo de processamento em nuvem mais longo, com o Scaniverse, os usuários podem ver os resultados quase em tempo real, permitindo que refaçam a captura se não estiverem satisfeitos com os resultados.
“Assim como uma Polaroid, se a foto não sair como deseja, você pode tirar outra”, destaca McClendon. “Acreditamos que esse feedback instantâneo é extremamente importante.”
Uma vez adicionadas ao mapa, as capturas também estarão disponíveis no Niantic Studio, a ferramenta de desenvolvimento da empresa para criação de jogos e outras experiências em realidade aumentada, virtual e 3D.
O executivo sugere que os desenvolvedores poderiam usar as imagens do Scaniverse para criar experiências ambientadas em locais específicos – como um game que transporta os jogadores para a Torre Eiffel ou um jogo de xadrez que permite que eles se enfrentem virtualmente em um parque.
Embora muitos usuários estejam se perguntando quando e se suas capturas serão integradas a algum título da Niantic, a empresa ainda está mantendo essa parte em segredo. “Nossos produtores de games estão discutindo isso agora, mas não temos nenhuma informação para compartilhar no momento”, finaliza McClendon.