Novo console da Nintendo vem aí. Resta saber que surpresas virão com ele

Tudo o que sabemos até agora sobre o sucessor do Switch e algumas especulações sobre qual jogo poderá acompanhá-lo no lançamento

Crédito: Tobiah Ens/ Unsplash

Chris Morris 3 minutos de leitura

A Nintendo finalmente confirmou que um sucessor do Switch está a caminho. O console vendeu mais de 141 milhões de unidades em todo o mundo desde o seu lançamento em 2017, superando o Wii e todos os outros consoles domésticos criados pela empresa.

Rumores de um “Switch 2” têm circulado pela indústria de games há meses – o sistema da Nintendo está terrivelmente desatualizado em comparação com seus concorrentes e até mesmo com smartphones. A confirmação foi como uma dose de adrenalina para os jogadores.

Embora haja muita especulação sobre como será o novo sistema, a Nintendo é uma empresa que gosta de se reinventar. Mas um “Switch 2” é certamente possível. David Gibson, analista sênior de pesquisa da MST Financial, cita o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, dizendo que “‘o próximo modelo do Switch’ é a forma adequada de descrevê-lo”, o que talvez possa indicar outro console híbrido.

Ainda assim, isso não é garantido. O que é certo, no entanto, é que qualquer que seja este sistema, ele chegará ao mercado acompanhado de um grande título.

Com o Nintendo 64, a Nintendo lançou Super Mario 64. O Wii vinha com Wii Sports. E o Switch foi lançado junto com The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Com isso em mente, quais são alguns dos possíveis títulos que poderíamos ver com a chegada deste novo sistema?

MARIO KART

Uma opção provável: um novo game de Mario Kart. Mario Kart 8 Deluxe, um dos jogos mais vendidos do Switch até hoje, é basicamente um relançamento de um título de 10 anos atrás para o Wii U, com um modo de batalha atualizado e algumas novas pistas.

Crédito: Nintendo

Este é um intervalo extremamente longo para uma mega franquia. Mario Kart 8 Deluxe vendeu 61,97 milhões de cópias até 31 de março de 2024.

As vendas do Switch caíram 37% no último ano fiscal (e as vendas totais de software tiveram uma queda de 6,7%). Um novo título e um novo hardware poderiam dar à empresa o grande impulso que ela busca.

ANIMAL CROSSING

Se não Mario Kart, um novo Animal Crossing também poderia movimentar as coisas. O último game da franquia, Animal Crossing: New Horizons, lançado há quatro anos, vendeu 45,36 milhões de cópias até o momento.

Crédito: Nintendo

Esses números podem ser um pouco artificialmente altos devido ao impulso da pandemia, mas o New Horizons conquistou os jogadores de uma forma que poucos outros conseguiram. Um novo título poderia atrair alguns jogadores inativos de volta. Como Mario Kart, Animal Crossing continua encontrando um público, vendendo três milhões de cópias no ano passado.

ZELDA

O lançamento de um novo game de Zelda é sempre um evento, mas The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ainda é recente (pelo menos no tempo da Nintendo). Ele ainda tem muito espaço para crescer – e novos jogos da série levam muito, muito tempo para serem feitos. Por isso, as chances de ser um título de lançamento parecem pequenas desta vez. 

Crédito: Nintendo

MARIO

O Switch foi lançado com o Super Mario Odyssey em 2017 – e se tornou um dos games mais aclamados de todos os tempos. Então não é impossível que a Nintendo aposte em um jogo tradicional de Mario para impulsionar as vendas do novo sistema.

Crédito: Nintendo

O problema é que Super Mario Bros. Wonder chegou às prateleiras apenas no ano passado. Não é exatamente a mesma coisa, mas a Nintendo gosta de dar um tempo entre os lançamentos centrados na sua principal franquia. Um game que se concentra inteiramente no personagem pode acabar ficando para depois.

NOVAS FRANQUIAS

Lançar uma nova franquia é difícil, mas a Nintendo tem um histórico decente. O Wii Sports se tornou um favorito de muitos, especialmente quando falamos de jogos que unem toda a família. E Splatoon levou a empresa para o gênero de ação, sem perder essa essência.

Crédito: Nintendo

Portanto, não está descartada a possibilidade de a Nintendo usar o sucessor do Switch para introduzir uma nova linha de games. Ainda assim, franquias já estabelecidas empolgam muito mais os fãs e em uma escala muito maior do que algo novo.

Seja qual for o título de lançamento em destaque, a empresa ainda tem tempo para trabalhar nele. Seu novo console não necessariamente chegará em breve.

A Nintendo disse apenas que anunciará oficialmente o sucessor do Switch “dentro deste ano fiscal”, o que pode ser em qualquer momento entre agora e 31 de março de 2025.


SOBRE O AUTOR

Chris Morris é um jornalista com mais de 30 anos de experiência. Saiba mais em chrismorrisjournalist.com. saiba mais