O novo despertador da Nintendo quer “gamificar” a hora de acordar

Enquanto muitos aguardavam o anúncio do sucessor do Switch, a empresa tinha outros planos

Crédito: Nintendo/ Jigar Panchal/Unsplash

Grace Snelling 3 minutos de leitura

Se você está ansioso para a chegada do sucessor do Switch, tenho más notícias: a espera continua. Mas não se preocupe, porque a Nintendo tem uma outra novidade para te entreter: um despertador inteligente que monitora seu sono.

O Alarmo é um despertador projetado para fazer você e seus filhos “acordarem no mundo da Nintendo”. Ele vem com sons e ícones de títulos como Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Splatoon 3, Ring Fit Adventure e Pikmin 4.

Com um design que lembra as tecnologias do início dos anos 2000, o dispositivo tem uma pegada futurista e um pouco distópica, já que é equipado com um sensor que monitora seus movimentos enquanto você dorme.

A proposta do Alarmo é transformar o ato de acordar em algo divertido. Quando o despertador toca a trilha sonora do seu game favorito da Nintendo, ele reage aos seus movimentos com sons do universo do jogo.

Caso você demore para se levantar, um personagem mais “persuasivo” (como o Bowser, por exemplo) pode aparecer para te forçar a sair da cama. O alarme desliga assim que você se levanta e uma cena de comemoração é ativada.

O dispositivo também tem a função “Registros”, que coleta dados sobre seus padrões de sono, funcionando como um aplicativo de monitoramento.

Assim como os despertadores tradicionais, o Alarmo é controlado por botões físicos na parte de cima, em vez de uma tela sensível ao toque. Ele usa tecnologia de ondas de rádio para detectar movimento, algo que a Nintendo começou a desenvolver há mais de uma década.

Crédito: Nintendo

“Explicando de forma simples, ele utiliza a reflexão das ondas de rádio para medir a distância e a velocidade de um objeto”, explica Tetsuya Akama, desenvolvedor da Nintendo.

Carros autônomos, drones e robôs usam sensores semelhantes para evitar colisões. A principal vantagem desse sistema é que ele reconhece movimentos sutis e, ao contrário de câmeras, não precisa gravar vídeos, garantindo maior privacidade.

O produto tem recebido boas avaliações e parece ter agradado por suas características únicas da Nintendo, boa interface física, qualidade de som e seu fator “fofura”. Desde o lançamento do trailer no YouTube, na semana passada, ele rapidamente alcançou o segundo lugar nos vídeos em alta da plataforma.

DESPERTADOR GAMIFICADO

O Alarmo claramente atrai tanto crianças quanto fãs dedicados da Nintendo. No entanto, vale questionar se é realmente saudável para as crianças monitorarem seus padrões de sono.

Alguns especialistas alertam que o uso excessivo de tecnologias de monitoramento pode levar ao desenvolvimento de “ortosônia”, uma forma de insônia causada pela preocupação excessiva com a qualidade do sono. Além disso, já está mais do que comprovado que o uso de dispositivos antes de dormir prejudica o sono.

Crédito: Nintendo

De acordo com os desenvolvedores, a equipe decidiu não incluir elementos jogáveis no Alarmo para garantir que ele não interfira na hora de dormir.

“Se tivéssemos incluído elementos de jogo, é provável que os usuários ficassem brincando com o despertador na cama”, diz Yosuke Tamori, um dos desenvolvedores. “Isso poderia prejudicar o sono. Não queríamos que isso acontecesse, já que nosso objetivo é que eles acordem revigorados.”

Ainda não sabemos como o uso prolongado do Alarmo pode afetar a qualidade do sono – ou, como brincou um usuário nos comentários do trailer do YouTube: “qual será o som que ele faz quando é jogado longe depois de me acordar às cinco da manhã com o barulho de centenas de moedas do Mario?”.


SOBRE A AUTORA

Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais