Roblox lança fundo para financiar criadores e sair da bolha dos games
A plataforma está buscando expandir seu alcance além dos jogos ao lançar um fundo para novos tipos de aplicativos
O Roblox agora tem seu próprio fundo para criadores. Antes, a empresa oferecia um fundo exclusivamente para desenvolvedores e designers de games, mas o novo programa de US$ 35 milhões será destinado a estúdios e usuários que desejam construir mais do que apenas jogos na plataforma – e um dos primeiros parceiros é um serviço de vídeos curtos, avançando no cenário das mídias sociais.
“O novo Fundo para Criadores, antes chamado de Fundo de Jogos, é um dos muitos programas que temos para apoiar os criadores enquanto constroem experiências de próxima geração no Roblox”, diz Matt Curtis, vice-presidente de relações com desenvolvedores da empresa.
“Estamos ampliando os tipos de conteúdo financiados pelo programa, oferecendo novas oportunidades para nossa comunidade de criadores. O novo fundo permite que ainda mais criadores e detentores de propriedade intelectual se juntem ao programa, enquanto nos mantemos fiéis à nossa missão de capacitar pessoas que desejam construir algo único.”
O Roblox se junta a uma longa lista de empresas de tecnologia que competem pela atenção dos criadores. Perto do lançamento do Reels no Instagram, em 2021, a Meta passou a oferecer um bônus para criadores de até US$ 35 mil, em um esforço para expandir a plataforma. Em 2022, o Snapchat lançou um fundo para artistas de música independentes.
Alguns criadores relataram ganhar milhares de dólares por mês no programa para criadores do Pinterest. Em novembro, o TikTok encerrou seu fundo de US$ 1 bilhão e o substituiu por outro programa de compartilhamento de receita que incentiva a postagem de vídeos longos.
Embora o Roblox já oferecesse fundos para projetos de “gameplay inovador”, o Fundo para Criadores amplia o escopo para projetos além dos jogos. Aqueles que participarem do programa também terão acesso às propriedades intelectuais dos parceiros da empresa.
Os criadores selecionados vão trabalhar em estreita colaboração com a plataforma para definir as principais entregas do projeto, além de receber financiamento com base em seu progresso e colaborar com especialistas internos. O programa também está aberto para estúdios, estudantes e marcas.
De acordo com a empresa, em 2023, os criadores lucraram um total de US$ 741 milhões, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Lançada em 2006, a plataforma tem se dedicado a crescer junto com seus usuários.
No ano passado, o Roblox começou a incentivar criadores a desenvolver “experiências maduras” para usuários com 17 anos ou mais e tem lançado colaborações de alto nível com marcas e celebridades para se adequar a este crescente público.
O CEO David Baszucki até mesmo expressou interesse em transformar a plataforma em um aplicativo de namoro. O site conta com mais de 71,5 milhões de usuários ativos diariamente e quase metade pertence à geração Z.
Essa é parte da motivação para expandir o alcance do Roblox. O site já provou ser mais do que apenas uma plataforma de jogos – no ano passado, os usuários saíram às ruas virtuais para demonstrar apoio aos palestinos e eventos no Roblox, como shows, se tornaram virais.
Muitos dos games desenvolvidos na plataforma foram criados por menores de idade, devido à demografia jovem da própria plataforma. Ao longo dos anos, a empresa enfrentou críticas por supostamente explorar financeiramente seus usuários ao não remunerá-los por suas contribuições.
Além do Fundo de Jogos lançado em 2022, o Roblox investiu US$ 15 milhões adicionais no ano passado para promover games educativos através do Fundo Comunitário.
“‘Respeitar a Comunidade’ é um dos nossos valores fundamentais e estamos orgulhosos da diferença positiva que construir no Roblox, com ferramentas gratuitas, fez na vida de muitos membros da nossa comunidade de desenvolvedores”, afirmou a empresa em comunicado.
“A maioria das experiências monetizadas é criada por desenvolvedores com mais de 18 anos. Além disso, mantemos padrões, recursos-chave e materiais educacionais para promover a segurança e a civilidade na plataforma para nossas comunidades de desenvolvedores e usuários.”
Mas também existem outras maneiras de os criadores ganharem dinheiro na plataforma. Os usuários podem monetizar seus games por meio de compras dentro do jogo e de anúncios.
As vendas e revendas de roupas e acessórios para avatares também se mostraram oportunidades lucrativas para os criadores, com alguns ganhando quase US$ 90 mil por mês com a venda de brincos e casacos de pele digitais.