Tecnologia do Fortnite começa a ser usada para erguer prédios de verdade
A Epic Games trabalhou recentemente com o American Institute of Architects para apresentar a tecnologia da visualização em tempo real a cerca de 60 empresas de arquitetura
O jogo Fortnite conquistou milhões de usuários globalmente com uma proposta simples: um dos modos permite que os jogadores construam espaços virtuais e os experimentem facilmente com outras pessoas. É a versão digital e multiplayer das antigas caixas de areia – ou, traduzindo, uma pilha de peças de Lego que qualquer pessoa no mundo pode empilhar.
A proposta é divertir e entreter, mas a ferramenta é do tipo que tem relevância para além do jogo. Cada vez mais, a tecnologia por trás do Fortnite e de outros videogames está sendo adaptada para uso no mundo real da arquitetura, do planejamento urbano e do desenvolvimento.
Ken Pimentel, gerente do setor de arquitetura da Epic Games, está focado em trazer os mecanismos de visualização de videogames da empresa – o Twinmotion (mais básico) e Unreal Engine (mais avançado) – para o mundo da arquitetura. Essas ferramentas são usadas para transformar modelos e desenhos digitais em espaços virtuais 3D que podem ser aumentados e ajustados em tempo real.
O Twinmotion e o Unreal Engine podem transformar um modelo arquitetônico em um ambiente 3D facilmente navegável, que as pessoas podem acessar, geralmente, com um pouco mais do que um navegador da web. Adicionar elementos do game ao projeto arquitetônico significa que as pessoas podem até ajustar os projetos e ver como essas mudanças se parecem em tempo real.
Para designers, as ferramentas permitem criar muito rápido representações altamente visuais de projetos. A tecnologia aumenta muito o que Pimentel chama de "what-ifs per hour" de uma equipe de design – traduzido para o português, algo como, aumentar a capacidade de uma equipe de criar hipóteses e visualizá-las.
“Quanto mais hipóteses puder explorar no mesmo período de tempo, mais ficará criativo e eficiente”, diz Pimentel, que trabalhou para a empresa de software de arquitetura Autodesk. “Você pode tomar decisões em tempo real e precisa de detalhes visuais para apoiar essa tomada de decisão.”
DESIGN INTERATIVO
É uma maneira útil para os arquitetos desenvolverem seus projetos, tanto em conjunto com os clientes quanto com o público. No Reino Unido, está em andamento um projeto para construir e modernizar dezenas de estações ferroviárias.
Para designers, as ferramentas permitem criar muito rápido representações altamente visuais de projetos.
Para envolver o público na orientação dos projetos, o Conselho de Design do Reino Unido e a Network Rail fizeram uma parceria com os modeladores 3D Digital Urban para usar a tecnologia Twinmotion visando impulsionar um processo de design interativo online e presencial. Os usuários podem manipular modelos 3D de um protótipo de estação de trem, adicionando recursos e alterando layouts.
Em contraste com os processos de participação pública mais tradicionais que envolvem coletar feedback e ideias e depois esperar que os designers as experimentem, esse método permite que o público configure projetos e veja como eles mudam para acomodar diferentes condições imediatamente. O processo está sendo usado para orientar os projetos finais.
Outra iniciativa que utiliza tecnologia da Epic Games é a reforma do complexo do Parlamento Canadense em Ottawa. Liderado pelo escritório de arquitetura HOK, o projeto de reabilitação de uma década está usando as ferramentas de visualização em tempo real do Unreal Engine para criar uma espécie de versão de videogame do projeto, mostrando exatamente o que está sendo feito a qualquer momento.
Destinada mais ao uso interno das equipes de projeto e empreiteiras, a versão digital utiliza modelos 3D para criar um projeto idêntico ao da prancheta, com gráficos em alta resolução mostrando detalhes estruturais e acabamentos internos. Integrando varreduras do canteiro de obras e sensores de internet das coisas dentro do edifício, o modelo digital feito no Unreal Engine oferece uma visão quase ao vivo do projeto.
Esses projetos são apenas o começo, segundo Pimentel, que espera que esse tipo de modelagem e visualização em tempo real seja mais amplamente utilizado no setor de arquitetura nos próximos anos.
A Epic Games trabalhou recentemente com o American Institute of Architects para apresentar a tecnologia a cerca de 60 empresas de arquitetura, mostrando o design em tempo real e o feedback que essas ferramentas centradas em jogos possibilitam. Pimentel esperava que talvez 10 das empresas mostrassem interesse em integrar as ferramentas em sua prática. Cerca de 40 o fizeram.
O fato de que muito mais pessoas estão familiarizadas com esses tipos de visualizações no contexto de videogames pode estar mudando as expectativas quando se trata de apresentar projetos arquitetônicos. Pimentel diz que aplicar a natureza imersiva dos videogames a projetos arquitetônicos é um pivô natural. “Nós entregamos experiência. Isso é algo exclusivamente possível com ferramentas em tempo real.”