POR JEANCARLOS MOTA 

Um novo sistema operacional para PCs está entre nós. O novo Windows 11 chega mais clean, bonito, com novas funções nativas e diversas novidades para entusiastas de tecnologia e computadores. Porém o novo sistema operacional da Microsoft tem mais que isso: tem um videogame dentro dele.

Vamos entender a novidade primeiro.

A EXPERIÊNCIA PERSONALIZÁVEL WINDOWS 11

O Windows 11 ficou disponível globalmente dia 5 de outubro, através de um upgrade gratuito para quem tem o Windows 10 ou em novos PCs com o Windows 11 pré-instalado. Se você ainda não recebeu a novidade, a empresa disse que ela está sendo liberada aos poucos (mas os impacientes podem baixá-lo no site oficial, desde que cumpram os pré-requisitos). O sistema operacional tem um design mais simples e muito mais bonito que seu antecessor, com um Menu Iniciar, que abre ao meio da tela, Widgets personalizáveis, acesso rápido personalizável a programas e aplicativos, apps do sistema Android, além de integração em nuvem com o Microsoft 365 (vendido separadamente), no qual é possível guardar arquivos e ter acesso às ferramentas do Office.

Nova tela de Widgets é totalmente personalizável (Crédito: reprodução / Microsoft) 

Seja ao deslizar seus dedos em uma tela de toque ou ao clicar no botão branco e azul ao lado do chat, os Widgets entregam informações úteis, personalizadas para e por você, além de notícias de sites diversos e informações úteis. Não gostou, basta instalar outros Widgets de sua preferência. O Windows 11 ainda tem uma série de opções de personalização, fácil divisão de tela para diversos aplicativos ao mesmo tempo e diversas outras atrações e novidades. Entretanto, um antigo app que poderia ser instalado no Windows 10 tornou-se parte integrada do sistema operacional e traz o universo do Xbox para seu computador de uma forma bastante interessante.

XBOX + WINDOWS = GAMES

A ideia da Microsoft é que o Windows 11 chegue como um sistema operacional feito para jogos. Quando grandes anúncios de games são feitos em eventos da Microsoft, é sempre comum ouvir que o novo título estará disponível para as plataformas Xbox e isso sempre remeteu aos consoles — hoje, Xbox One e Xbox Series X | S –, como também aos PCs com Windows 10. Entretanto agora o Xbox é parte diretamente integrada ao sistema e não apenas um app que você instalaria via Microsoft Store.

A guinada também vai mais longe que simplesmente instalar um jogo no seu computador pessoal. É uma questão de trazer a experiência encontrada nos consoles da marca para o PC. Isso começa com foco para quem faz questão de alta definição e qualidade de imagem, digna de um aparelho Next-Gen (como são chamados os consoles recém-lançados). Se você tiver um monitor compatível com HDR, por exemplo, o recurso Auto HDR do Windows 11 atualizará automaticamente seus jogos, ao renderizar uma gama muito mais ampla de cores e brilho neles. Atualmente, já são mais de 1.000 jogos DirectX 11 e DirectX 12 compatíveis com o HDR.

O Windows 11 também traz suporte para DirectStorage, um recurso que foi introduzido pela primeira vez nos consoles Xbox Series X e Xbox Series S. Ele funciona ao unir um HDD NVMe com uma GPU DirectX 12. Se seu equipamento contar com essas tecnologias, seus jogos capazes de implementar o DirectStorage podem se beneficiar de tempos de carregamento bem mais reduzidos e na renderização de mundos de jogo mais detalhados e expansivos, como o que vemos nos consoles. Imagine uma partida de FIFA 22, na qual você tem pequenos treinos em seus carregamentos para o início das disputas. Com essa tecnologia, você mal terá a chance de tocar na bola de tão rápido que é o carregamento, indo direto para a partida principal.

A Loja Xbox agora é integrada com o Windows 11 (Crédito: reprodução / Microsoft) 

Quão trabalhoso é jogar no Windows 11? Basta entrar no app Xbox nativo, clicar em Loja e adquirir o seu jogo favorito. Ou você pode deixar tudo ainda mais simplificado se você tiver acesso ao Xbox Game Pass. Se sim, essa locadora de games integrada ao seu PC permite que você apenas tenha que entrar no botão do Xbox em seu PC para baixar e jogar mais de 100 games de PC de alta qualidade, com um preço mensal de R$ 29,99. Se sua vontade é de jogar os títulos mais recentes, o lançamento do Windows 11 não poderia estar mais bem acompanhado. Outubro marca o primeiro dos três meses com os lançamentos de peso do Xbox em 2021, quando obras como Age of Empires IV (28/10), Forza Horizon 5 (9/11) e Halo Infinite (8/12) tanto chegam para venda como estão inclusos no Xbox Game Pass Ultimate e Xbox Game Pass para membros de PC desde o primeiro dia do lançamento, parte das celebrações de 20 anos do Xbox. O Windows 11 também permite que membros do Xbox Game Pass Ultimate possam jogar mais de 100 jogos do console Xbox em seu PC – obras que normalmente não estão disponíveis para computadores -, sem sequer ter que esperar pelo download, graças ao Xbox Cloud Gaming (Beta), serviço da Microsoft que roda os jogos via nuvem. O Windows 11 ainda é automaticamente compatível com qualquer controle Xbox e seus demais acessórios, como headsets, o que deixa a experiência ainda mais parecida com a encontrada nos aparelhos Xbox. 

ISSO NÃO SERIA UM “TIRO NO PÉ” DOS CONSOLES?

Muito pelo contrário. A estratégia da marca ao integrar o Xbox em seu novo sistema operacional é de pulverizar ainda mais seus serviços de jogos e aumentar a base instalada da plataforma Xbox. Transformar os PCs em máquinas híbridas Xbox leva a Loja de jogos do Xbox a mais pessoas, como também o serviço Xbox Game Pass. A filosofia da Microsoft aqui é facilitar o acesso e dar direito de escolha de onde você quer jogar os títulos da marca e seus parceiros — seja em seu console, PC ou até mesmo no celular, com o xCloud –, e no Windows 11 a integração facilita o acesso aos jogos.

Esse volume vai ainda além — se você resolver adquirir o Game Pass de PC ou o pacote Ultimate, sem falar em facilidades, anteriormente dos consoles, no Windows 11. É possível jogar com todos os seus amigos, estejam eles em consoles Xbox ou em outro PC com Windows, graças à Xbox Live, serviço digital que permite guardar seus saves na nuvem e jogar com outros jogadores ao redor do planeta, graças às capacidades crossplay (que permite jogar com pessoas de outras plataformas) integradas ao Windows 11.

Criar um grupo para bater papo via voz enquanto joga, ver quais as últimas conquistas de games seus amigos conseguiram ou comprar a posição de vocês no ranking do mês nunca foi tão prático, e até controlar seu aparelho Xbox One ou Xbox Series pelo PC é possível pelo WIndows 11. O novo sistema operacional fornece uma completa experiência gamer, o que mostra a preocupação da marca em se envolver cada vez mais neste universo, e este é apenas o começo. A Microsoft tem planos de chegar em outros aparelhos além do PC ou consoles, como smartphones e até TVs Smart, e isso mostra que o plano da marca é levar os games a cada vez mais pessoas e transformar o Xbox em mais que uma caixa de jogos e sim, definitivamente, em um serviço.

Seria esse o futuro dos jogos?

SOBRE O AUTOR

Jeancarlos Mota é editor-chefe do IGN Brasil, jornalista, tradutor, intérprete, professor e apaixonado por games.