Usuários agora vão poder gerar experiências e produtos no Roblox
A popular plataforma de games está adicionando recursos para atrair criadores de conteúdo e, assim, mais usuários
O Roblox está anunciando uma série de mudanças com o objetivo de atrair ainda mais desenvolvedores e criadores de conteúdo.
A plataforma de games está ampliando seu mercado de itens 3D dentro dos jogos, que atualmente é limitado a um grupo seleto de cerca de 1,5 mil vendedores autorizados, para todos os usuários – desde que passem por um processo de verificação de identidade. A empresa acredita que essa mudança permitirá a venda de uma maior variedade de bens virtuais na plataforma.
“Agora, qualquer pessoa que jogue Roblox pode se tornar um criador e vender seus produtos”, afirma Manuel Bronstein, diretor de produtos. “Isso significa que, como usuários, teremos mais opções para nos expressar através de nossos avatares.”
Essa mudança será viabilizada por meio de recursos como a verificação do ID do vendedor – que permitirá identificar e banir vendedores que violem as regras –, além de um sistema de detecção de fraudes para manter os usuários seguros e o ambiente livre de itens ofensivos e inapropriados. “Assim que nossos sistemas identificarem uma violação, a pessoa será banida”, diz Bronstein.
Embora o Roblox seja frequentemente associado a jogos para crianças, ele tem atraído um público cada vez mais diversificado, com pessoas de 17 anos ou mais agora representando mais de 40% de sua base diária de usuários ativos.
A plataforma, que está prestes a se expandir para o Meta Quest em setembro e para o PlayStation em outubro, também testemunhou o crescimento da economia de criadores, oferecendo aos usuários desde acessórios para avatares até experiências completas, como recriações históricas e museus virtuais.
Além disso, o Roblox permitirá que os desenvolvedores criem assinaturas pagas dentro das experiências da plataforma, tanto em jogos quanto em outros conteúdos interativos criados pelos usuários – que, no segundo trimestre de 2023, ajudaram a atrair uma média de 65,5 milhões de jogadores ativos diários.
As possíveis aplicações para essas assinaturas incluem fã-clubes pagos e acesso licenciado a conteúdo educacional. No entanto, Bronstein enfatiza que os criadores terão a palavra final sobre como esse recurso será usado. “Eles poderão decidir como será a assinatura”, afirma.
A empresa também está lançando um novo recurso chamado Roblox Connect, que permitirá fazer chamadas virtuais em ambientes animados, como uma praia, cachoeira ou floresta. Os avatares imitarão os movimentos e até mesmo as expressões faciais dos usuários durante a conversa.
“Queremos oferecer chamadas virtuais de alta qualidade na plataforma”, ressalta Bronstein. “Isso tornará a comunicação muito mais poderosa.”
Os desenvolvedores poderão integrar o Roblox Connect às suas próprias experiências. Bronstein imagina que o recurso poderá ser usado para pedir conselhos de moda a amigos para seu avatar, colaborar em sessões virtuais ou até para encontros com celebridades, no qual um músico, por exemplo, poderia oferecer um show particular ao vencedor de um concurso.
No entanto, assim como com as novas assinaturas, caberá aos criadores da plataforma decidir como esse recurso será mais útil. “O que sempre nos diferenciou é que, uma vez que criamos uma experiência, imediatamente a disponibilizamos para a comunidade, pois eles sempre melhoram tudo o que fazemos”, diz Bronstein.
Os desenvolvedores também poderão contar com a ajuda de um novo assistente de inteligência virtual para ajudá-los na criação de experiências. Ele se soma às ferramentas de IA generativa já existentes, como um mecanismo de sugestão que, segundo o Roblox, dobrou a quantidade de códigos sugeridos usados pelos desenvolvedores em comparação com o antigo sistema de preenchimento automático.
A partir de 2024, a plataforma planeja dar aos vendedores no Creator Marketplace – uma loja virtual que também oferece imagens gratuitas, áudio, fontes, malhas de wireframe para objetos virtuais e outras ferramentas usadas pelos criadores para produzir conteúdo – 100% dos seus ganhos após impostos e taxas de processamento de pagamento (atualmente, eles recebem 70%).
Além disso, passará a pagar os criadores em dólares em vez de Robux (sua moeda virtual), o que, segundo Bronstein, faz sentido para aqueles que também desenvolvem softwares e outros trabalhos criativos para outros marketplaces.
Juntas, essas mudanças têm como objetivo tornar mais fácil para os criadores produzir conteúdo na plataforma, o que, por sua vez, deve fazer com que os usuários passem mais tempo e gastem mais dinheiro no Roblox.
“Se mais criadores puderem produzir conteúdos incríveis, mais usuários virão para a plataforma, o engajamento aumentará e todos sairão ganhando”, conclui Bronstein.