5 ferramentas da Apple Intelligence que vão aumentar sua produtividade
Escrever e se comunicar ficou muito mais fácil
Na semana passada, a Apple fez sua entrada no universo da inteligência artificial. A plataforma de IA da empresa, chamada Apple Intelligence, foi projetada com foco em privacidade e será lançada em etapas, cada uma trazendo novos recursos.
Embora muitas das funcionalidades mais aguardadas, como geração de imagens, só estarão disponíveis nas próximas atualizações, a primeira versão já conta com diversas ferramentas para aumentar a produtividade. Aqui estão nossas cinco favoritas.
1. Aprimorar a escrita
Os recursos de geração de texto são ideais para quem acha cansativo o processo de transformar pensamentos em palavras. Essas pessoas certamente vão adorar a capacidade da Apple Intelligence de reescrever textos em três estilos diferentes: amigável, profissional e conciso.
O sistema de IA pode reescrever textos em praticamente todos os campos de escrita do iPhone, iPad ou Mac, incluindo e-mails, mensagens e documentos. Basta selecionar o texto que deseja ajustar, tocar no botão da Apple Intelligence e escolher a opção de estilo no menu “Ferramentas de Escrita”.
2. Resumir textos
Quando precisar enviar um e-mail longo ou um documento extenso, você pode facilitar a vida do destinatário gerando um resumo do conteúdo.
Antes da Apple Intelligence, seria necessário criar um resumo manualmente. Agora, é só selecionar o texto e pedir que a IA destaque os pontos principais – apresentando-os em parágrafos, listas ou tabelas. Seu destinatário com certeza vai agradecer por essa ajuda.
Para gerar um resumo, selecione o texto, toque no botão da Apple Intelligence e escolha uma das opções. No menu “Pontos-Chave”, você pode copiar e colar o resumo no documento ou e-mail.
3. Priorizar e-mails importantes
Além das ferramentas de escrita, a IA da Apple oferece vários recursos que ajudam a encontrar rapidamente informações que precisam da sua atenção imediata. Um deles está no app Mail.
A Apple Intelligence consegue destacar e-mails que considera urgentes, como reservas de voo ou informações sobre reuniões futuras e prazos importantes. Assim, você não precisa conferir todos os e-mails para ter certeza de que não deixou nada pendente.
4. Resumir notificações essenciais
Ela também prioriza notificações urgentes dos seus aplicativos, mostrando um resumo daquelas que realmente precisam da sua atenção.
O interessante é que a Apple Intelligence não só destaca essas notificações na tela de bloqueio, como também resume as informações mais relevantes para que você entenda o conteúdo rapidamente.
Por exemplo, se um amigo seu lhe enviar um e-mail sobre os planos para a noite, o resumo pode mostrar algo como “Convite para jantar às 18h” – a IA faz isso automaticamente, você não precisa ativar nada.
5. Resumir transcrições de áudio (no app Notas)
Um recurso de produtividade valioso do iOS18 é a possibilidade de gravar lembretes de voz diretamente no aplicativo Notas. Na versão 18.1, também é possível gravar ligações e salvar o áudio em uma nota.
Com a Apple Intelligence, o iPhone não só gera uma transcrição dessas gravações, como também pode criar um resumo, destacando os pontos mais importantes para que você entenda rapidamente o conteúdo, sem precisar ouvir tudo ou ler a transcrição completa.
Para quem faz muitas entrevistas ou grava reuniões de trabalho para consultar depois, esse recurso economiza bastante tempo.
A Apple Intelligence oferece uma variedade de novas ferramentas de produtividade. Mas a má notícia é que nem todos os usuários poderão acessá-las. A IA da Apple é compatível apenas com o iPhone 15 (Pro e Pro Max) e iPhone 16; Mac com processador Apple Silicon; iPad Pro e Air com chip M1 ou superior; e com o novo iPad mini com chip A17.