A IA gratuita que todos deveriam usar, segundo bilionário

Para Jensen Huang, a ferramenta é extremamente eficiente para explorar temas complexos

tutoria pode ajudar
Tutores de IA podem ser o diferencial para quem busca aprender mais rápido e com mais autonomia, segundo o CEO da Nvidia. Foto: Freepik

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

Jensen Huang, CEO da Nvidia e um dos nomes mais influentes do setor de tecnologia, acredita que uma das ferramentas mais poderosas para o futuro da educação já está ao alcance de todo: tutores de Inteligência Artificial (IA), que são ferramentas digitais de aprendizagem que usam algoritmos para fornecer suporte personalizado.

Durante uma entrevista ao canal Huge Conversations, da jornalista Cleo Abram, Huang revelou que faz uso diário de um tutor de IA para aprofundar seus conhecimentos em diferentes áreas.

Ele acredita que essa é uma das ferramentas mais transformadoras disponíveis atualmente. “Se há uma coisa que eu encorajaria todos a fazer, é conseguir um tutor de IA agora mesmo”, afirmou o bilionário.

Huang utiliza o Perplexity, um buscador impulsionado por IA, como seu tutor pessoal. Segundo ele, a ferramenta é extremamente eficiente para explorar temas complexos, como biologia digital.

Mas não é a única opção no mercado: plataformas como Sizzle e Khanmigo, da Khan Academy, também oferecem experiências de aprendizado personalizadas por meio de inteligência artificial.

Essas tecnologias estão ganhando espaço no universo educacional por sua capacidade de ensinar, programar, escrever e até ajudar em tarefas analíticas e de raciocínio lógico. Para Huang, essa revolução no aprendizado não só amplia o acesso ao conhecimento como também fortalece a autoconfiança dos usuários.

Tudo isso vai fazer você se sentir empoderado, e acho que esse será o nosso futuro”, destacou.

Apesar do entusiasmo, o CEO da Nvidia reconhece que as IAs educacionais ainda não são perfeitas. Elas podem apresentar erros factuais e devem ser encaradas como aliadas do aprendizado, e não como substitutas do pensamento humano ou da educação tradicional.

No Brasil, o uso de tutores de IA ainda é baixo, mas essas ferramentas podem ser a peça-chave no desenvolvimento pessoal e profissional.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais