Alerta: IA pode ajudar em golpes e ataques cibernéticos, diz Anthropic

Avanço da Inteligência Artificial expõe riscos crescentes de ataques digitais

Hacker notebook
Em alguns casos, o sistema chegou a sugerir valores de resgate para vítimas de crimes virtuais. Créditos: Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A empresa norte-americana Anthropic afirmou que sua tecnologia foi usada por hackers em ataques cibernéticos sofisticados. A empresa destacou que suas ferramentas serviram para cometer roubos em larga escala e extorsão de dados pessoais.

A companhia, responsável pelo chatbot Claude, confirmou que sua IA foi empregada para escrever códigos que realizaram invasões e até em fraudes de emprego conduzidas por agentes norte-coreanos. Esses fraudadores chegaram a conquistar cargos remotos em grandes empresas dos Estados Unidos.

Segundo a Anthropic, os agentes maliciosos foram interrompidos e os casos relatados às autoridades. Além disso, a empresa reforçou mecanismos de detecção para prevenir novos usos criminosos.

Leia mais: Startup de IA Anthropic aposta em equipe editorial (100% humana).

Hackers e fraudes digitais

Um dos episódios detectados envolveu o chamado hacking de vibração, em que a IA ajudou a criar códigos capazes de atacar pelo menos 17 organizações, incluindo órgãos governamentais.

A empresa relatou que os hackers usaram Inteligência Artificial em um nível sem precedentes. O chatbot foi explorado para tomar decisões táticas e estratégicas, decidir quais dados extrair e até elaborar demandas de extorsão psicologicamente direcionadas.

Em alguns casos, o sistema chegou a sugerir valores de resgate para vítimas de crimes virtuais.

Leia também: Anthropic: Acusação de Violação de Contrato.

Fraudes em empregos remotos

A Anthropic também informou que agentes norte-coreanos utilizaram sua tecnologia para criar perfis falsos e se candidatar a vagas em empresas da Fortune 500.

Após serem contratados, os fraudadores usaram a IA para escrever códigos, traduzir mensagens e executar golpes.

Você pode se interessar também:

Apesar dos riscos, analistas afirmam que a maioria dos ataques de ransomware ainda ocorre por métodos tradicionais, como phishing e exploração de falhas conhecidas.

Ainda assim, a evolução das ferramentas autônomas, conhecidas como IA Agentic, levanta preocupações sobre a sofisticação crescente dos crimes digitais.

A segurança digital continua sendo um desafio global, e a atuação da Anthropic coloca em evidência os riscos de uso indevido de tecnologias avançadas.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais