Aproveite a IA para descobrir filmes, livros e músicas que você nem sonhava

Crie um mapa personalizado do seu gosto e explore novos horizontes

Créditos: Vertigo3d/ Getty Images/ Pngtree

Jeremy Caplan 4 minutos de leitura

Já imaginou transformar seus livros e filmes favoritos em um verdadeiro mapa do tesouro? Usando a inteligência artificial, você pode descobrir padrões escondidos no que mais gosta e encontrar novos títulos que têm tudo a ver com seu gosto.

Talvez você se sinta atraído por histórias com narradores não confiáveis, ou por tramas que começam pelo final. A IA pode ajudar a identificar essas preferências e sugerir títulos que você nunca imaginou.

Criar um “mapa de preferências” é uma ótima maneira de entender melhor seu perfil cultural, identificar lacunas e descobrir novas possibilidades para expandir seu repertório.

Diferente das recomendações da Netflix e da Amazon, que indicam conteúdos com base no que você já assistiu ou comprou, um mapa de preferências vai mais fundo, analisando temas, estruturas narrativas e emoções que conectam diferentes histórias.

Ele pode, por exemplo, mostrar semelhanças entre os livros que você ama e filmes estrangeiros de que nunca ouviu falar, ou até ajudar a entender o que faz certas histórias marcarem sua vida, enquanto outras são facilmente esquecidas.

Com a inteligência artificial, você pode personalizar essa análise de acordo com seus interesses e criar um universo de recomendações totalmente sob medida.

CRIE UMA LISTA DOS SEUS TÍTULOS FAVORITOS

Para que a IA possa oferecer insights precisos, o ideal é fornecer uma lista com pelo menos 10 a 15 títulos que realmente marcaram você. Quanto mais, melhor. Veja algumas formas rápidas de criar sua lista:

  • Livros físicos ou DVDs: tire uma foto da sua estante. A IA consegue ler os títulos automaticamente. Se preferir, escreva a lista à mão – muitos modelos já conseguem ler caligrafias com bastante precisão.
  • Leitores digitais: consulte sua biblioteca do Kindle, sua prateleira de “lidos” no Goodreads, seu histórico no Audible ou qualquer lista de favoritos que você tenha.
  • Apps de streaming: crie listas de favoritos na Netflix, Spotify ou Letterboxd e use essas informações para “treinar” a IA.
  • Modo de conversa: use assistentes como ChatGPT, Claude, Gemini ou CoPilot em modo de bate-papo e peça para a IA te entrevistar sobre seus gostos.

PEÇA PARA A IA ANALISAR SUA LISTA

Depois de criar sua lista, peça para a IA identificar padrões no seu gosto musical, literário e cinematográfico. Comece pedindo insights sobre suas preferências antes de pedir sugestões. 

Para isso, escreva um prompt detalhado, pedindo uma análise profunda sobre seus gostos. Aqui está um exemplo que você pode usar ou adaptar:

“Você é um crítico literário e analista cultural com profundo conhecimento de diferentes gêneros e culturas. Analise cuidadosamente minha lista de livros favoritos e identifique padrões. Pense em conexões que talvez não sejam óbvias à primeira vista. Onde encontrar padrões interessantes, explique seu raciocínio e cite exemplos. Por favor, crie um perfil detalhado do meu gosto literário, incluindo:

  • Temas centrais e tópicos recorrentes
  • Gêneros e estilos predominantes
  • Formatos narrativos e estrutura das histórias
  • Tipos de personagens e relações que me atraem
  • Tom e impacto emocional das histórias que gosto”

Dica: você pode fazer upload de um arquivo com sua lista ou simplesmente copiar e colar a lista na conversa.

USE A IA PARA DESCOBRIR FILMES A PARTIR DE LIVROS

Depois que uma ferramenta de IA analisar suas preferências de livros, peça sugestões de novos autores e títulos. Pergunte sobre conexões específicas entre os títulos que você gostou e as recomendações da IA, para entender a lógica por trás das escolhas.

  • Saltos culturais: peça à IA que identifique autores que escrevem de forma semelhante aos seus favoritos, mas em diferentes idiomas ou culturas.
  • O que está faltando? experimente um comando sobre “espaço negativo” – quais autores, títulos, tópicos ou gêneros estão ausentes nas suas preferências? Quais obras notáveis poderiam expandir seus horizontes literários?
  • Pontes para o passado: peça ao assistente de IA para sugerir "autores-ponte" que influenciaram os escritores que você aprecia. Isso funciona melhor se os autores da sua lista forem conhecidos.
  • Cruzando mídias: peça documentários e filmes que compartilhem características com seus livros favoritos. Para desafiar ainda mais a IA, solicite peças de teatro e músicas.

Compartilhe seu perfil de preferências com amigos ou especialistas. Eles podem identificar padrões que a IA não percebeu ou sugerir conexões inesperadas. Depois de mapear suas preferências de leitura e filmes, experimente a mesma abordagem para música, arte, gastronomia e outros interesses.

Este artigo foi publicado originalmente no "Wonder Tools", boletim informativo que ajuda a descobrir os sites e aplicativos mais úteis, e reproduzido com permissão.


SOBRE O AUTOR

Jeremy Caplan é diretor da Newmark Graduate School of Journalism da CUNY e criador da newsletter Wonder Tools. saiba mais