As duas plataformas de IA que estão alcançando o ChatGPT, segundo relatório

Relatório revela avanço de rivais e consolidação do ChatGPT no mercado de IA generativa

Mão de robô mexendo em notebook
Em dispositivos móveis, quase metade dos 50 principais aplicativos de IA foi desenvolvida na China.Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Ferramentas de Inteligência Artificial como ChatGPT, Gemini e Grok estão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. De assistentes pessoais a editores de imagem e geradores de voz, essas plataformas competem pela atenção dos usuários em diferentes dispositivos, transformando a forma como interagimos com tecnologia.

Divulgado no último dia 27 de agosto, o relatório da Andreessen Horowitz apresentou dois anos e meio de dados sobre a adoção da IA generativa por consumidores e revelou dados interessantes.

O estudo revelou como 14 empresas lideram o setor da IA, entre elas: ChatGPT, Perplexity, Poe, Character AI, Midjourney, Leonardo, Veed, Cutout, ElevenLabs, Photoroom, Gamma, QuillBot, Civitai e Hugging Face.

Leia também: IA em foco: tragédia com jovem de 16 anos levanta alerta sobre limites do ChatGPT.

Cinco outras empresas apareceram em quase todas as edições do relatório, incluindo Claude, DeepAI, Janitor AI, Pixelcut e Suno. Essas companhias representam casos de uso em assistência geral, companheirismo digital, edição de imagens e geração de música.

Google amplia presença

Pela primeira vez, o Google conquistou quatro posições no ranking dos principais produtos web de IA generativa: Gemini, AI Studio, NotebookLM e Google Labs. A separação em domínios próprios permite monitorar o crescimento individual de cada serviço.

Segundo o relatório, o Gemini ocupa a segunda posição em dispositivos móveis, atrás apenas do ChatGPT, embora ainda apresente menos da metade dos usuários ativos mensais. Na web, o cenário se repete, o Gemini em segundo lugar, com cerca de 12% do tráfego do líder.

O AI Studio, voltado para desenvolvedores, alcançou a 10ª posição, enquanto o NotebookLM ficou em 13º lugar. Já o Google Labs apareceu em 39º, como vitrine para experimentos de IA.

Grok e Meta AI em crescimento

O Grok alcançou a quarta posição na web e a 23ª em dispositivos móveis, ultrapassando 20 milhões de usuários ativos mensais após o lançamento do Grok 4. O Meta AI, em contrapartida, manteve a 46ª posição na web e não entrou no ranking móvel, em parte prejudicado por críticas relacionadas ao uso de postagens públicas sem consentimento.

Leia também: Grok vazou suas conversas? Entenda o que aconteceu com a IA de Elon Musk.

Outras tendências

Startups como DeepSeek e Claude registraram queda em dispositivos móveis, enquanto Perplexity manteve crescimento. Empresas chinesas, como Alibaba, ByteDance e Moonshot AI, também figuraram no top 20 da web, reforçando a expansão global da tecnologia.

Em dispositivos móveis, quase metade dos 50 principais aplicativos de IA foi desenvolvida na China. Entre os destaques estão Meitu, ByteDance e Gauth. Novas plataformas como Replit e Lovable também estrearam no ranking.

Você pode se interessar também:

A Andreessen Horowitz destacou ainda aplicativos emergentes, como PixAI, Blackbox AI, Clipchamp e Talkie, que devem ganhar relevância nos próximos meses.

O relatório conclui que, apesar da rápida evolução dos concorrentes, ChatGPT permanece como referência central no mercado de Inteligência Artificial para consumidores.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais