ChatGPT agora acessa arquivos do Google Drive e Dropbox; veja o que isso muda para você

Os anúncios das novas integrações para o ChatGPT foram feitos pela OpenAI na última quarta-feira (4)

Tela de computador ligado no ChatGPT
As atualizações fazem parte da estratégia da OpenAI para tornar o ChatGPT uma ferramenta ainda mais útil no ambiente profissional. Créditos: Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A OpenAI anunciou, na última quarta-feira (4), novas integrações para o ChatGPT, que agora pode acessar serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, SharePoint, Dropbox e OneDrive. Além disso, a ferramenta passou a oferecer um modo de gravação por voz, reforçando o foco da empresa no uso do chatbot em ambientes corporativos.

Segundo o TechCrunch, com a novidade, o usuário não precisa mais abrir cada página ou realizar buscas por palavras-chave. Basta fazer uma pergunta direta ao ChatGPT sobre os dados presentes nos arquivos, de forma semelhante ao que já é feito pelo NotebookLM, ferramenta desenvolvida pelo Google.

Outra atualização importante é o novo "modo gravação", que permite aos usuários registrarem notas de voz durante reuniões. A Inteligência Artificial é capaz de transcrever e organizar essas falas em anotações estruturadas, mantendo a clareza e respeitando as permissões de acesso da organização.

No momento, o recurso de gravação está disponível apenas para assinantes do ChatGPT Team. Já a integração com os aplicativos de armazenamento será liberada para usuários dos planos ChatGPT Team, Enterprise e Edu.

As atualizações fazem parte da estratégia da OpenAI para tornar o ChatGPT uma ferramenta ainda mais útil no ambiente profissional, competindo com soluções de grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Amazon e Anthropic. 


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais