Como criar o comando perfeito para o ChatGPT? Veja 3 dicas

O modelo de linguagem do ChatGPT revela técnicas de como você deve fazer pedidos ao chatbot

pessoa mexendo no computador
Como o ChatGPT foi treinado com exemplos de interações humanas, ele entenderá se você escrever informalmente e da maneira que conversaria com um amigo. Créditos: Freepik.

Louize Lazzarim 1 minutos de leitura

A chave para uma tarefa cumprida com sucesso pelo ChatGPT exige um comando bem feito. No entanto, a resposta para isso é mais simples do que você imagina: trate o chatbot como se ele fosse um humano.

Pode parecer uma brincadeira, mas é realmente o que o modelo de linguagem indica sobre a otimização dos comandos. Como o ChatGPT foi treinado com exemplos de interações humanas, ele entenderá se você escrever informalmente e da maneira que conversaria com um amigo. 

Para isso, veja algumas outras dicas de como melhorar os comandos para a Inteligência Artificial (IA) abaixo:

1. Comandos claros e específicos

Por mais que um amigo esteja convivendo com frequência ao seu lado, ele não entenderá 100% dos contextos das suas necessidades. O ChatGPT funciona da mesma maneira — seja claro e detalhe as informações que vão ajudar no desempenho da tarefa.

2. Dimensione e priorize tarefas

Quando uma tarefa exige diversas etapas, o ideal é que você as envie separadamente, em sequência. Isso garantirá que nenhum detalhe seja perdido e o resultado, seja ainda mais eficaz.

3. Progrida seus pedidos

Da mesma forma que acontece quando estamos conversando com um humano, no início ele continua entendendo seu pedido. Por isso, à medida que você for progredindo nas fases da tarefa, faça comandos ainda mais específicos ao ChatGPT.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais