Criadores de IA de código aberto terão hospedagem segura com blockchain
A inteligência artificial de código aberto pode ser mais segura e justa do os modelos fechados. E pode virar um negócio lucrativo, também

Illia Polosukhin, um dos desenvolvedores da arquitetura Transformer no Google em 2017, está lançando uma nova empresa chamada Near AI. A empresa vai oferecer serviços por meio de uma plataforma baseada em blockchain que funcionará como um mercado seguro para modelos e agentes de IA de código aberto.
Polosukhin é um forte defensor de modelos de IA transparentes e abertos, pois acredita que essa é a melhor forma de promover uma adoção responsável de maneira equitativa e segura.
Ele se diz bastante preocupado com a privacidade dos dados das pessoas e com a soberania de empresas e países sobre dados, em um mundo onde apenas algumas gigantes da tecnologia controlam os maiores modelos de IA e os enormes volumes de informações que eles coletam.
O que ele quer é capacitar muitos desenvolvedores a construir modelos de IA de código aberto poderosos e, ao mesmo tempo, dar mais controle aos usuários sobre seus próprios dados.
O desafio, no entanto, é que os desenvolvedores de modelos de código aberto (ou de parâmetros abertos) geralmente oferecem seu trabalho de graça. Ou seja, eles arcam com os custos de desenvolvimento sem gerar receita e ainda precisam lidar com possíveis responsabilidades caso alguém use seus modelos para causar danos.
Segundo Polosukhin, alguns desenvolvedores de IA de código aberto hesitam em hospedar seus modelos no Hugging Face devido ao risco de vazamento dos parâmetros.
Polosukhin é um forte defensor de modelos de IA transparentes e abertos.
Hospedar os modelos em clusters próprios transfere para eles toda a responsabilidade de governança e conformidade, em especial no que diz respeito aos dados dos usuários. Na plataforma Near, que Polosukhin e sua equipe vêm desenvolvendo desde meados de 2024, esse problema é eliminado.
“Para os desenvolvedores, é uma forma muito eficaz de disponibilizar seus modelos e agentes, porque eles não precisam lidar sozinhos com todas as questões para se adequar às leis sobre privacidade de dados dos usuários”, explica.
“Construímos uma plataforma de hospedagem muito simples que cuida de tudo isso, e eles também ganham distribuição”, detalha. Polosukhin compara a Near a uma loja de aplicativos, mas para modelos e agentes de código aberto.
A plataforma utiliza tecnologia blockchain para criar uma rede descentralizada de usuários pelo mundo — incluindo empresas, desenvolvedores independentes e pesquisadores. Cada usuário precisa ter a configuração de hardware adequada para ingressar na rede.

Uma vez conectados, eles podem executar versões criptografadas dos modelos localmente e pagar uma taxa por token ao criador do modelo. O registro dos usuários e a coordenação dos pagamentos são gerenciados no blockchain.
Os usuários se beneficiam ao ter acesso a modelos de desenvolvedores verificados em uma plataforma confiável, na qual nem a Near nem os criadores dos modelos podem ver os dados dos usuários que passam pelos modelos.
Para empresas em setores regulamentados, isso pode ser mais atraente do que enviar dados sensíveis para provedores de modelos de ponta, como OpenAI ou Google, onde a privacidade e a segurança são menos transparentes.
Entre 2018 e 2022, a Near Foundation arrecadou US$ 650 milhões para construir o protocolo e a plataforma Near. Agora, a Near AI – a nova empresa formada – vai oferecer serviços especializados para desenvolvedores e usuários nessa plataforma.