Disney vai licenciar personagens icônicos para a OpenAI; veja o que pode mudar

O acordo leva personagens clássicos para novas experiências com Inteligência Artificial

Prédio da OpenAI e da Disney dividindo tela
o acordo prevê o licenciamento de conteúdo da Disney para uso no Sora, a plataforma que cria vídeos curtos a partir de comandos de usuários. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A OpenAI anunciou um novo acordo inédito com a Disney para a expansão dos vídeos gerados por Inteligência Artificial e marca uma das maiores colaborações entre entretenimento e tecnologia em 2025.

Segundo nota da companhia, o acordo prevê o licenciamento de conteúdo da Disney para uso no Sora, a plataforma que cria vídeos curtos a partir de comandos de usuários.

O contrato, com duração de três anos, permitirá o uso de mais de 200 personagens de franquias como Marvel, Pixar, Star Wars e do próprio universo Disney.

Leia mais: Na nova rede social Sora, da OpenAI, é tudo fake – e essa é a grande sacada.

O que o Sora vai oferecer?

A plataforma poderá gerar vídeos sociais com cenários, figurinos, adereços e veículos clássicos dessas marcas.
O material criado pelos usuários também poderá aparecer no catálogo do Disney+, ampliando a presença de conteúdos interativos baseados em IA.

Além do licenciamento, a Disney fará um aporte de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões) na parceria e terá bônus que permitem comprar novas ações no futuro.

O investimento transforma a empresa em uma das principais clientes corporativas das APIs da OpenAI, usadas para desenvolver produtos internos e experiências digitais.

A companhia adotará ferramentas como o ChatGPT e soluções de geração de imagens para apoiar equipes internas e criar novos recursos no Disney+.

A iniciativa inclui o uso da ChatGPT Images, capaz de transformar textos em imagens que utilizam a propriedade intelectual da Disney, exceto vozes e imagens reais de artistas.

As empresas reforçaram diretrizes de uso responsável da IA, com medidas de segurança e proteção a criadores.
O acordo inclui controles de idade, filtros contra conteúdo sensível e políticas de proteção a direitos de imagem e voz.

Leia mais: Quanto custa o Disney+? Veja os planos e preços atualizados.

Quando estará disponível para o público?

Os vídeos gerados no Sora deverão chegar ao público a partir de 2026. Entre os personagens disponíveis estão Mickey, Simba, Moana, Woody, Baymax, além de nomes da Marvel e da Lucasfilm, como Pantera Negra, Loki, Darth Vader e Yoda.

A parceria ainda depende de etapas formais, como aprovações corporativas e conclusão de contratos definitivos.
A expectativa é que a colaboração impulsione novas formas de criação de conteúdo e amplie a presença da IA generativa no entretenimento global.

Você pode se interessar também:

A OpenAI confirmou que continuará adotando padrões de segurança rígidos e ferramentas de proteção para manter os modelos alinhados às regras de uso responsável.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais