É advogado? Veja 5 truques para extrair o melhor do ChatGPT

A escrita dos documentos jurídicos é muito complexa, mas o Chat GPT pode ser um aliado na otimização de tempo

pessoas discutindo
Quando aplicado na revisão de casos, elaboração de contratos ou análise de artigos, o Chat GPT promove ainda mais qualidade no serviço. Crédito: Imagem gerada com auxílio de IA ChatGPT

Louize Lazzarim 2 minutos de leitura

A função de um advogado exige muito estudo e pesquisa para que o cliente possua a melhor defesa na situação que está envolvido. No entanto, tempo é dinheiro, e quanto mais demandas um profissional tiver, melhor será seu desempenho financeiro.

Quando aplicado na revisão de casos, elaboração de contratos ou análise de artigos, o ChatGPT promove ainda mais qualidade no serviço. Confira alguns exemplos de usos do chatbot para a profissão do advogado.

1. Simule arguições

Assim como em apresentações gerais, a defesa de clientes perante ao júri é uma prática que exige, além do estudo, muita prática. Por isso, uma boa sugestão é ativar o comando por voz da Inteligência Artificial (IA), e pedir que a tecnologia traga feedbacks e sugestões para melhoras.

Dica adicional: peça para que o ChatGPT desative o modo “bajulação”, porque nestes momentos você precisa se atentar aos erros para fazer uma defesa ainda melhor.

2. Solicite ajuda para as redes sociais

Atualmente, todo profissional precisa ter uma presença consolidada no digital, indiferente da sua área. Alguns, veem isso como um prejuízo ao tempo de trabalho, enquanto outros enxergam a oportunidade como uma forma de demonstrarem seu trabalho para um público que pode ser um futuro consumidor.

Para isso, solicite a ajuda da IA na redação de posts e sugestão de temas para conteúdos. O Chat possui seus pontos fracos, mas veja essa alternativa como uma primeira fonte, que pode ser melhorada com a sua visão de profissional.

3. Conferência de emails

A profissão do advogado demanda um contato constante com o público, tanto para captar clientes, como para mantê-los atualizados dos seus casos após o contrato definido. Com essa exigência, o ChatGPT pode ser um aliado na redação e conferência de emails. 

4. Simplificar explicações

Diversas profissões, como a dos médicos e advogados, possuem uma linguagem muito técnica e difícil de ser compreendida pelo público geral. No meio jurídico, durante defesas ou outras atividades, é ideal que o advogado siga o protocolo, para ganhar credibilidade entre seus superiores — mas como explicar para uma pessoa leiga a forma de resolver o problema dela? Isso exige muita objetividade e clareza, que podem ser conquistados em conjunto com o chatbot.

5. Consulta de jurisprudência

Uma prática comum no direito é a consulta de outras decisões sobre o mesmo tema. Ou seja, essa pesquisa garante que o advogado esteja atualizado de como as decisões, favoráveis ou não, estão sendo direcionadas. No entanto, isso custa tempo.

Para resolver este problema, o ChatGPT pode auxiliar com um comando simples, solicitando as principais jurisprudências em relação a determinado artigo em determinado tribunal.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais