Essa é a quantidade de água que o ChatGPT usa em cada consulta, segundo Sam Altman

Consumo de energia e água por IA levanta debate sobre sustentabilidade e uso consciente da tecnologia

Sam Altman num fundo tecnológico
O impacto ambiental das tecnologias de Inteligência Artificial tem sido motivo de preocupação global. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que uma consulta média ao ChatGPT consome cerca de 0,000085 galões de água, o equivalente a aproximadamente um quinze avos de uma colher de chá. 

Segundo The Verge, Altman também explicou que cada consulta consome em média 0,34 watt-hora, o equivalente à energia usada por um forno elétrico por pouco mais de um segundo ou por uma lâmpada de alta eficiência durante alguns minutos.

Segundo ele, o custo da inteligência tende a se aproximar do custo da eletricidade ao longo do tempo. A OpenAI não detalhou como os cálculos apresentados foram feitos.

O impacto ambiental das tecnologias de Inteligência Artificial tem sido motivo de preocupação global. Pesquisadores apontam que, ainda em 2025, o consumo energético da IA pode ultrapassar o da mineração de Bitcoin.

Um artigo publicado pelo The Washington Post revelou que um e-mail de 100 palavras gerado por um chatbot com GPT-4 consome “um pouco mais que uma garrafa” de água, e que o gasto pode variar conforme a localização dos data centers.

Com o crescimento acelerado do uso de modelos generativos, especialistas alertam para a necessidade de novas políticas ambientais e maior transparência por parte das empresas de tecnologia. Sam Altman defende que a evolução da IA deve considerar o equilíbrio entre inovação e sustentabilidade.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais