Ex-alunos de Harvard lançam óculos inteligentes que promete transformar sua memória; veja detalhes

Os criadores acreditam que os óculos inteligentes abrirão caminho para um novo modelo de interação entre humanos e tecnologia, ainda que envolvam riscos de privacidade

Óculos inteligentes
Segundo os fundadores, esta é apenas a primeira etapa em direção ao que chamam de “pensamento vibe”. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Dois ex-alunos de Harvard anunciaram o lançamento de óculos inteligentes equipados com Inteligência Artificial “sempre ativa”. O dispositivo grava, transcreve e exibe informações relevantes em tempo real.

Segundo o TechCrunch, os fundadores da Halo, AnhPhu Nguyen e Caine Ardayfio, receberam US$ 1 milhão em investimentos para desenvolver o projeto, que promete transformar a interação cotidiana com a tecnologia.

O que os óculos fazem?

Os óculos Halo X utilizam IA para registrar conversas, oferecer respostas instantâneas e sugerir informações durante diálogos. Nguyen afirmou que o objetivo é permitir que o usuário tenha acesso imediato ao conhecimento. Já Ardayfio definiu a tecnologia como uma forma de “memória infinita”.

Leia mais: Meta se une à Oakley e lança óculos esportivo com câmera 3K e IA integrada; veja detalhes.

Preço e pré-venda

O produto deve custar US$ 249 e entrou em pré-venda na última quarta-feira (20). Segundo os fundadores, esta é apenas a primeira etapa em direção ao que chamam de “pensamento vibe”.

Você pode se interessar também:

Como funcionam os óculos?

O Halo X não possui câmera, mas inclui microfone e tela. O processamento ocorre em conjunto com um smartphone, ao qual o dispositivo se conecta por meio de um aplicativo.

Leia também: Rival do Ray-Ban da Meta? Apple confirma desenvolvimento de óculos com IA.

A Halo utiliza tecnologias como Gemini e Perplexity, do Google, para fornecer respostas. Enquanto o Gemini é usado para matemática e raciocínio, o Perplexity busca informações na internet.

Os criadores acreditam que os óculos inteligentes abrirão caminho para um novo modelo de interação entre humanos e tecnologia, ainda que envolvam riscos de privacidade.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais