Gemini no Chrome: veja como a IA muda a forma de usar o navegador

Novo recurso transforma o navegador em um assistente ativo capaz de executar tarefas; confira como usar

Parceria Chrome e Gemini
o Chrome passa a contar diretamente com a ferramenta de geração de imagens Nano Banana. Créditos: Reprodução/Google

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

O Google anunciou na última quarta-feira (28) uma nova integração da Inteligência Artificial (IA) Gemini com o navegador Chrome, capaz de abrir sites e interagir com páginas em nome do usuário.

A funcionalidade amplia o papel do navegador ao permitir a execução de tarefas práticas sem a necessidade de alternar entre abas ou serviços externos.

O recurso, chamado auto browse, funciona com o modelo Gemini e permite ações como planejar viagens, comparar preços de passagens aéreas e hospedagens, preencher formulários online e organizar compromissos. A ferramenta atua diretamente dentro do Chrome, automatizando etapas repetitivas e otimizando o tempo do usuário durante a navegação.

Segundo a empresa, a novidade faz parte da estratégia da Alphabet, controladora do Google, de integrar recursos avançados de Inteligência Artificial aos seus principais produtos. Recentemente, a empresa anunciou que o Gemini pode acessar dados de serviços como Gmail, Search, Photos e YouTube para oferecer respostas mais personalizadas, desde que o usuário autorize o uso dessas informações.

Leia mais: Gemini ganha função que gera apresentações completas em segundos; veja como

VEJA COMO FUNCIONA

No Chrome, o Gemini pode utilizar o contexto das abas abertas para auxiliar na logística de atividades cotidianas, como verificar compromissos já agendados e cruzar informações para sugerir soluções mais adequadas. A proposta é transformar o navegador em um ambiente mais proativo, capaz de antecipar necessidades e oferecer suporte contínuo.

O auto browse estará disponível para assinantes dos planos US AI Pro e AI Ultra e utilizará o Google Password Manager para acessar sites com segurança. Além disso, o Chrome passa a contar diretamente com a ferramenta de geração de imagens Nano Banana, ampliando as funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial dentro do navegador.

Leia também: 5 funções do Gemini 3 que você provavelmente ainda não conhece, mas deveria

Segundo o Google, foram implementadas camadas adicionais de proteção para impedir que a IA tome decisões finais sem autorização explícita do usuário, como concluir pedidos ou transações. A empresa afirma que combina modelos de IA na nuvem e no próprio dispositivo para reforçar a segurança contra golpes e ataques cada vez mais sofisticados.

O Gemini no Chrome é uma experiência distinta do uso do Gemini via navegador ou aplicativo web. Integrado ao desktop, o recurso permite compartilhar o conteúdo de até 10 abas abertas, utilizar atalhos de teclado e acessar modos como o Gemini Live, que possibilita interação em tempo real enquanto o usuário navega.

Leia mais: Gemini 3 pode ser a grande arrancada do Google na corrida armamentista da IA

Inicialmente, o Gemini no Chrome está disponível para computadores com Windows, macOS e Chromebook Plus nos Estados Unidos, com suporte ao idioma inglês. A empresa informou que pretende expandir o recurso para mais países, idiomas e plataformas, incluindo integração gradual ao Chrome no Android e no iOS.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais