Grok 2, da xAI de Elon Musk, faz sua estreia já causando confusão
O bot de inteligência artificial fez troça de Musk, brigou com Mark Cuban e provocou a extrema-direita
Na noite de sexta-feira (dia 13), a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, liberou o acesso ao modelo de linguagem Grok-2 para o público em geral. Não é muito diferente do Grok original, embora a empresa afirme que ele funciona mais rápido e tem maior precisão. No entanto, os usuários do X/ Twitter passaram o último fim de semana criticando a novidade.
Desde o seu lançamento, os usuários conseguiram fazer com que o Grok-2 gerasse inúmeras declarações falhas, hipócritas ou extremistas. Isso não é novidade para um chatbot de IA; não faz muito tempo que a IA do Google dizia aos usuários para comer pedras e correr com tesouras.
O caso é que o X/ Twitter permite que os usuários incorporem as respostas do Grok-2 em suas postagens, tornando especialmente fácil compartilhar essas falhas.
Não é de surpreender que, quando o Grok-2 usou um termo vulgar (uma gíria para estúpido ou incompetente) como a palavra mais usada para descrever Musk, tenha gerado mais de um milhão de visualizações.
FALHAS QUE VIRAM MEMES
As respostas compartilháveis do Grok-2 são ideais para se tornarem memes. Como acontece com muitos chatbots, suas respostas podem ser manipuladas – ou seja, se você pedir que ele responda de uma certa maneira, ele vai obedecer.
Essas respostas manipuladas podem ser compartilhadas individualmente sem contexto, fazendo com que pareçam respostas originais.
Experimente você mesmo: peça ao Grok-2 para responder “sim” a uma pergunta totalmente absurda. O bot vai concordar com o enunciado, como você pediu. A combinação de pergunta e resposta, por mais maluca que pareça, pode ser pinçada e disseminada.
Esse comportamento levou a algumas conclusões hilárias e/ou dramáticas. Um fã de Taylor Swift perguntou ao Grok-2 o que significava “TTPD” – abreviação do nome do último álbum da artista, "The Tortured Poets Department" (O Departamento dos Poetas Torturados). A resposta do Grok-2: “The Toilet Paper Department” (O Departamento de Papel Higiênico).
Um fã de Lana Del Rey perguntou se "Blue Banisters" era o melhor álbum da cantora, ao que o Grok-2 respondeu que foi um “ponto baixo em sua carreira.” A personalidade da internet Lil Tay conseguiu fazer o Grok-2 chamá-la de “ícone.” Nenhuma dessas respostas é precisa, mas, em meio a tantos outros posts no X, elas parecem reais.
O Grok-2 também proporciona uma maneira fácil de humilhar Musk. O chatbot indexa informações disponíveis, incluindo todas as coberturas críticas sobre o bilionário. Assim, se você perguntar qual palavra a maioria dos usuários do X usaria para descrevê-lo, ele responderá com “asshole” (algo como idiota).
Perguntado por que Elon Musk é um “idiota,” o Grok-2 aponta para um comportamento “irascível” no trabalho, falta de empatia e para suas opiniões políticas. Além disso, o bot concorda que Musk espalhou desinformação sobre eleições, narrativas falsas sobre desastres naturais e mensagens antissemitas.
NEM TODO MUNDO ACHOU GRAÇA
Embora o Grok-2 tenha tido sua cota de falhas engraçadas, também deixou muita gente irritada.
O dono do time de basquete Dallas Mavericks e participante da versão norte americana do reality show “Shark Tank”, Mark Cuban, pediu ao bot que criasse imagens engraçadas do presidente eleito Donald Trump. Em seguida, pediu para tornar o humor mais sombrio, e o Grok 2 começou a produzir imagens do próprio Cuban.
Após uma longa série de perguntas adicionais, Cuban conseguiu que o Grok-2 admitisse que estava se alimentando de informações pessoais que ele não forneceu.
Além da reclamação de Cuban, a geração de imagens é um ponto importante de discórdia em relação à privacidade.
O pesquisador de IA Jon Barron pediu ao Grok-2 que produzisse uma imagem dele mesmo. Os resultados foram assustadoramente semelhantes à sua foto de perfil do X, embora o chatbot alegasse criar a imagem apenas a partir de “características comuns associadas a entusiastas de tecnologia.”
If you ask Grok 2 to generate an image of yourself, it appears to look at your profile picture, summarize it into a text description, and then generate an image from that text. It will then tell you the image was just a guess based on generalities about your tweets. pic.twitter.com/g1KeScMD7s
— Jon Barron (@jon_barron) December 16, 2024
Experimente você mesmo: para usuários da plataforma com uma imagem de perfil, pedir ao Grok-2 para criar uma foto pode produzir alguns resultados estranhos.
Mesmo com Musk praticamente passeando de mãos dadas com Trump, a extrema-direita norte-americana ainda está reclamando, desta vez, sobre a perspectiva social do Grok-2.
Um usuário reclamou que o chatbot estava promovendo a “ideologia de gênero” por diferenciar gênero e sexo. Outros forçaram o Grok-2 a dilemas políticos que afirmam mostrar um viés, como fazer o chatbot escolher que raça ele “odeia” ou decidir entre xingar uma pessoa ou salvar a vida dela.
O Grok-2 oferece pouca inovação ou avanço em relação ao original, exceto por um tempo de resposta mais curto. Mas seu lançamento reacendeu a internet, encontrando mais e mais brechas para expor o chatbot.