IA vai substituir carreiras inteiras? Sam Altman detalha quais empregos correm mais risco

CEO da OpenAI apresenta cenários preocupantes sobre IA e formaliza aproximação com o governo Trump

inteligência artificial vai substituir carreiras
Créditos: PaulFleet/ Getty Images/ Pixabay

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Durante sua última visita a Washington, Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, apresentou uma visão de futuro dominada pela inteligência artificial.

Segundo ele, categorias inteiras de empregos desaparecerão, presidentes seguirão orientações de sistemas como o ChatGPT e países hostis usarão IA como arma de destruição em massa. Ao mesmo tempo, Altman posicionou a OpenAI como agente central na definição desse futuro tecnológico.

De acordo com o jornal "The Guardian", em discurso na conferência "Capital Framework for Large Banks", realizada pelo Conselho de Governadores do Federal Reserve, Altman afirmou que funções como o suporte ao cliente estão em vias de extinção. Segundo ele, sistemas automatizados já superam o desempenho humano nesse setor.

O fundador da OpenAI também afirmou que a transformação no atendimento ao cliente já está concluída. Em conversa com Michelle Bowman, vice-presidente de supervisão do Federal Reserve, destacou que a IA atualmente realiza todas as funções de um atendente humano com mais rapidez, precisão e eficiência, sem necessidade de listas telefônicas ou transferências.

Altman também abordou a aplicação da IA na área da saúde. De acordo com ele, ferramentas como o ChatGPT já fornecem diagnósticos mais precisos do que a maioria dos médicos. Ainda assim, defendeu a presença de profissionais humanos no processo de cuidado, destacando a importância da supervisão médica.

A visita coincidiu com o anúncio do plano de ação para IA do governo Trump, que propõe a flexibilização de regulações e a expansão de data centers.

Robô trabalhando com notebook
Segundo ele, sistemas automatizados já superam o desempenho humano nesse setor (Crédito: Freepik)

Diferentemente do período da presidência de Joe Biden, quando empresas pediram regulação da IA, o atual governo adotou uma abordagem mais agressiva para acelerar o avanço tecnológico e superar a China. Altman firmou compromisso com essa nova política federal.

Em conversa com a plateia, Altman manifestou preocupação com o uso da IA por nações hostis para atacar sistemas financeiros. Citou, por exemplo, o risco da clonagem de voz permitir fraudes e roubo de identidade, especialmente em instituições que ainda utilizam reconhecimento de voz como autenticação.

A OpenAI anunciou que abrirá seu primeiro escritório em Washington no próximo ano. A medida fortalece a presença política da empresa, em um movimento semelhante ao feito anteriormente por Elon Musk.

Além disso, Sam Altman prestou depoimento ao Comitê de Comércio do Senado, sendo esta sua primeira audiência no Congresso norte-americano desde maio de 2023, quando ganhou projeção global.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais