Lenovo aposta em óculos com IA para enfrentar a Meta; veja como vai funcionar

Confira detalhes do modelo parceiro da Motorola que promete mais avanços com IA

óculos da Lenovo
A proposta é integrar produtividade, comunicação e assistência digital em um único acessório vestível. Crédito: imagem gerada com auxílio de IA ChatGPT.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Lenovo apresentou um conceito de óculos com Inteligência Artificial durante a CES 2026, em Las Vegas. O anúncio coloca a empresa na corrida contra dispositivos da Meta, como os óculos Ray-Ban, e outras rivais do setor.

O lançamento da companhia expande o uso da Inteligência Artificial para além de PCs e smartphones. A proposta é integrar produtividade, comunicação e assistência digital em um único acessório vestível.

Leia mais: Quer testar óculos inteligentes? Veja 5 modelos que valem a pena.

Como vai funcionar o modelo?

De acordo com a empresa, o conceito funciona de forma conectada a smartphones ou computadores. O processamento pesado ocorre nesses dispositivos, enquanto os óculos atuam como interface inteligente.

O modelo traz controles por toque e voz, chamadas com as mãos livres, reprodução de música e suporte a um teleprompter para apresentações e discursos.

O dispositivo utiliza a plataforma Lenovo Qira, desenvolvida em parceria com a Motorola. A tecnologia permite tradução ao vivo em tempo quase instantâneo e reconhecimento inteligente de imagens.

Leia mais: Meta leva Spotify para óculos inteligentes em nova atualização; veja como funciona.

Outro destaque é o recurso Catch Me Up. A função gera resumos automáticos de notificações recebidas em diferentes dispositivos ao longo do dia.

Os óculos pesam apenas 45g e mantêm aparência próxima à de modelos tradicionais. A bateria promete até 8 horas de autonomia, suficientes para um dia padrão de trabalho.

A proposta é oferecer conforto aliado à produtividade contínua, com a Inteligência Artificial atuando de forma integrada à rotina do usuário.

Leia mais: Ex-alunos de Harvard lançam óculos inteligentes que promete transformar sua memória; veja detalhes.

Você pode se interessar também:

A chegada do modelo ocorre em um momento de grande movimentação no setor. Empresas como Meta e Apple também exploram óculos inteligentes com recursos de Inteligência Artificial.

Por enquanto, o modelo da Lenovo ainda não tem data de estreia ou lançamento.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais