“MicroSlop”: o apelido que virou arma contra a IA da Microsoft

Um novo xingamento para a inteligência artificial acaba de surgir – cortesia do CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Se você usa produtos da Microsoft, hoje é praticamente impossível escapar da IA. A empresa vem empurrando agentes de inteligência artificial para dentro do Windows, com cada aplicativo, serviço e produto do seu portfólio passando a incluir algum tipo de integração com IA, sem opção clara de desligar.
Recentemente, Nadella, publicou um texto no LinkedIn intitulado “Looking Ahead to 2026” (“Olhando para 2026”), oferecendo uma prévia das prioridades da empresa para o novo ano. Alerta de spoiler: é IA.
Nadella escreveu que quer que os usuários parem de pensar em IA como "lixo" e comecem a pensar nela como "bicicletas para a mente". Muitos interpretaram a publicação como uma resposta ao insulto popular "slop" (lixo), frequentemente usado para se referir a qualquer coisa gerada por IA – e escolhido como a palavra do ano de 2025 pelo dicionário Merriam-Webster.
A internet viu a crítica de Nadella e criou um novo insulto para tudo relacionado à IA, agora apelidado de "Microslop" (Microlixo). "A partir de agora, vou me referir à Microsoft como MicroSlop pelo resto de 2026", publicou um usuário do X em resposta às palavras de Nadella. A publicação já tem quase 200 mil visualizações.

O termo virou um dos assuntos mais comentados no Instagram, Reddit, X e também em outras plataformas.
No X, @MrEwanMorrison escreveu: “Um ótimo exemplo do ‘efeito Streisand’ – em que dizer às pessoas para não chamarem a IA de ‘lixo’ já está tendo o efeito contrário, resultando em milhões de pessoas ouvindo a palavra pela primeira vez e espalhando o termo. Um enorme tiro no próprio pé da Microsoft.”
O CEO da Microsoft escreveu que quer que os usuários parem de pensar em IA como "lixo".
Em um clipe publicado no fim de semana, o programador Ryan Fleury mostra o “Microslop” em ação. Logo no início do vídeo, a barra de busca com IA nas configurações do Windows 11 sugere pesquisar: “meu ponteiro do mouse é muito pequeno”.
Só que, quando Fleury digita exatamente essa frase – palavra por palavra – nada aparece. Ele espera alguns segundos, mas nada carrega. Em seguida, ao pesquisar apenas “test”, três resultados surgem imediatamente. “Esta não é uma empresa de verdade”, escreveu Fleury.
Ele acrescentou: “A IA escreve 90% do nosso código!!!!”, em referência às declarações de Nadella de que até 30% do código da empresa já é escrito por inteligência artificial. “Não se preocupe, dá para perceber.”