Nova IA do LinkedIn ajuda a encontrar a vaga de emprego ideal para você
Agora, os usuários podem descrever o tipo de trabalho que procuram e a IA ajuda a encontrar oportunidades que talvez passassem despercebidas

O LinkedIn está lançando novas ferramentas com inteligência artificial que prometem facilitar (e muito) a vida de quem está procurando um emprego. E o melhor: com a IA do LinkedIn não é preciso usar palavras-chave exatas nem cargos específicos.
Segundo Rohan Rajiv, chefe de produtos de carreira do LinkedIn, a nova interface de busca com IA permite que os usuários escrevam seus objetivos em linguagem simples. Por exemplo, alguém pode digitar algo como "vaga em parcerias ou em desenvolvimento de negócios na área de games" e ainda assim receber sugestões de cargos relevantes na indústria de jogos, mesmo que os anúncios não usem exatamente esses termos.
Quem está procurando pode até digitar algo mais abstrato, como "usar habilidades de marketing de marca para ajudar a curar o câncer", e a IA vai sugerir vagas de marketing em empresas farmacêuticas ou centros oncológicos, como Rajiv demonstrou em uma conversa com a Fast Company.
Essa nova ferramenta é baseada em IA com modelos de linguagem de última geração (os chamados LLMs), que conseguem entender a intenção por trás das buscas dos candidatos e também das descrições das vagas. Isso facilita muito na hora de conectar as pessoas às oportunidades, em um mercado de trabalho que costuma frustrar tanto quem procura emprego quanto quem contrata.
“Esses modelos de linguagem são ótimos para analisar descrições de vaga, entender o significado e captar nuances, além de fazer inferências a partir disso”, explica Erran Berger, vice-presidente de engenharia do LinkedIn.
Dados recentes de uma pesquisa do LinkedIn mostram que os candidatos estão se inscrevendo em mais vagas do que nunca, o que aumenta o volume de currículos que os recrutadores precisam analisar. “Eles relatam que passam de três a cinco horas por dia vasculhando candidaturas e menos da metade atende aos requisitos básicos”, comenta Rajiv.
IA DO LINKEDIN ACHA VAGAS QUE VOCÊ NEM ESTAVA PROCURANDO
Com a nova busca turbinada por IA, também será possível descobrir vagas e empresas que talvez o candidato nunca tivesse cogitado como opção. Hoje, o LinkedIn tem mais de 15 milhões de vagas publicadas.
Outro recurso novo, chamado “combinação de vaga” (ou “job match”), ajuda a pessoa a avaliar se realmente combina com uma vaga antes de se candidatar. A IA analisa tanto a descrição da vaga quanto o perfil do usuário e aponta em que aspectos a pessoa se encaixa bem e onde está faltando algo – como experiência com uma tecnologia específica, por exemplo.
Diferente das buscas tradicionais por palavra-chave, os modelos de linguagem são menos propensos a ignorar experiências relevantes. Por exemplo, a IA entende que um desenvolvedor web provavelmente sabe HTML, mesmo que isso não esteja escrito no currículo.

Essa percepção permite que o usuário melhore seu perfil com habilidades relevantes ou considere vagas mais alinhadas com sua experiência, economizando tempo tanto para ele quanto para os recrutadores.
Outro recurso interessante mostra se uma vaga está “com contratação ativa”, se está sendo promovida no LinkedIn e, quando possível, quanto tempo costuma levar para os candidatos receberem retorno.
Essas novidades se somam às ferramentas lançadas no ano passado para ajudar recrutadores a encontrarem boas combinações. Elas surgem cerca de 20 anos depois de o LinkedIn começar a conectar usuários com oportunidades de emprego.
Dados recentes de uma pesquisa do LinkedIn mostram que os candidatos estão se inscrevendo em mais vagas do que nunca.
Na época, a empresa percebeu que sua base de dados sobre carreira e conexões podia ajudar recrutadores a encontrar talentos que nem estavam procurando ativamente.
Com o tempo, o LinkedIn foi ampliando suas capacidades de recomendação de vagas, começando com sugestões automáticas por volta de 2010 e, em 2016, integrando tudo isso em uma aba dedicada na plataforma. Essas mudanças refletem o modo como as pessoas usam o site – combinando a busca por emprego com pesquisas sobre empresas, por exemplo.
"Com o lançamento da busca de empregos com IA, não estamos só apresentando uma nova forma de procurar trabalho, mas uma nova forma de descobrir o que é possível profissionalmente”, diz “o CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky.
Atualmente, mais de 11 mil usuários do LinkedIn se candidatam a uma vaga por minuto. A empresa acredita que sua vasta base de dados sobre vagas e candidatos vai continuar aprimorando as ferramentas de IA.