Novo modelo Opus 4.5 faz do Claude a melhor ferramenta de programação de IA

Claude Code já é usado por muitos desenvolvedores – e, com um novo “cérebro”, pode disputar espaço com o Antigravity, a nova ferramenta do Google

modelo de linguagem Claude Opus 4.5, da Anthropic
Crédito: Anthropic

Mark Sullivan 2 minutos de leitura

A Anthropic lançou seu novo modelo, o Claude Opus 4.5, colocando a empresa novamente no topo dos principais testes de programação por inteligência artificial.

O Opus 4.5 ultrapassou a marca de 80% no SWE-bench, que avalia habilidades de engenharia de software. O Gemini 3 Pro, do Google – lançado na semana passada –, havia assumido brevemente a liderança com 76,2%.

Scott White, líder de produto do Claude na Anthropic, disse à Fast Company que o modelo também superou candidatos humanos no teste técnico usado pela empresa no processo seletivo de engenheiros.

Mas o Opus 4.5 faz muito mais do que programação. Segundo a Anthropic, ele é hoje o “melhor modelo do mundo” para rodar agentes de IA e operar computadores, além de trazer avanços claros em tarefas como pesquisas complexas, criação de apresentações e uso de planilhas.

O modelo também alcançou as melhores marcas em outros testes importantes para agentes de IA, como “agentic coding SWE-bench verified” (programação), “agentic tool use T-2 bench” (uso de ferramentas) e “novel problem-solving ARC-AGI-2” (solução de problemas).

Um dos maiores desafios de integrar a inteligência artificial no dia a dia das empresas é garantir que o modelo consiga lidar com situações complexas e pouco claras. Clientes da Anthropic relatam que o Opus 4.5 lida melhor com situações ambíguas e decisões com múltiplos fatores – tudo isso sem depender tanto de intervenção humana.

O Opus 4.5 será o novo modelo padrão para assinantes dos melhores planos.

White afirma que as empresas têm usado cada vez mais os modelos da Anthropic para automatizar tarefas administrativas, montar modelos financeiros e produzir documentos. Ele também cita um relatório do Fundamental Research Labs, que registrou melhorias de 20% na precisão e 15% na eficiência em tarefas de automação no Excel com o novo modelo.

A Anthropic vem aumentando o ritmo de lançamentos nos últimos meses, apresentando o Claude Sonnet 4.5, o Haiku 4.5 e novos produtos como Claude Skills, Claude Code e versões voltadas aos setores financeiro e de ciências da vida.

logotipo Claude Anthropic

O Opus 4.5 será o novo modelo padrão para assinantes dos melhores planos e aparecerá como opção nas assinaturas Pro, Standard, Team e Enterprise. Desenvolvedores também podem acessá-lo via API ou pelas plataformas Amazon Bedrock, Google Vertex e Microsoft Azure.

A empresa afirma ainda que está ampliando o acesso à versão beta do plug-in do Claude para Chrome – antes restrito a um pequeno grupo – para todos os usuários de Mac.

O Claude para Excel também passa a estar disponível, em versão beta, para usuários dos planos Team e Enterprise no Mac, expandindo o acesso além do período de testes limitado por convite.


SOBRE O AUTOR

Mark Sullivan é redator sênior da Fast Company e escreve sobre tecnologia emergente, política, inteligência artificial, grandes empres... saiba mais