OpenAI pode lançar chip próprio de IA em 2026; entenda a novidade
Entenda qual é o objetivo da gigante da tecnologia ao apostar em produção própria de chips

A OpenAI, responsável pelo ChatGPT, estuda o desenvolvimento de um chip de Inteligência Artificial próprio para diminuir a dependência de fornecedores externos e reduzir os custos de operação.
Segundo informações do Financial Times, a empresa negocia uma parceria com a Broadcom, gigante norte-americana do setor de semicondutores. O objetivo é iniciar a produção do dispositivo em 2026.
Leia mais: Sam Altman desafia Elon Musk com startup de chips com IA para o cérebro.
O projeto prevê que o chip seja usado exclusivamente de forma interna, sem oferta direta aos clientes. O novo hardware teria capacidade para ampliar o poder de processamento necessário ao treinamento e à execução de modelos de Inteligência Artificial, o que pode impulsionar avanços em chatbots e outras tecnologias.
Atualmente, a empresa utiliza chips fabricados principalmente pela Nvidia. O investimento estimado para o novo projeto gira em torno de US$ 10 bilhões.
Leia mais: Esta é a nova aposta da Alibaba contra o domínio da Nvidia na China.
Você pode se interessar também:
A OpenAI segue uma tendência do setor, já adotada por companhias como Google e Amazon, que também desenvolvem chips próprios para reduzir custos e dependência de fornecedores.