Perplexity AI nos celulares Samsung? Entenda o possível acordo bilionário

A aliança deve fortalecer o ecossistema de IA da empresa sul-coreana; veja como

Personagem 3D emergindo de um smartphone
Além da integração tecnológica, a Samsung deve participar como investidora em uma nova rodada de captação da Perplexity. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A Samsung está em negociações avançadas com a startup americana Perplexity AI para integrar sua tecnologia de busca por Inteligência Artificial nos dispositivos da marca. A parceria envolve tanto investimento financeiro quanto a inclusão da ferramenta nos celulares Galaxy, no navegador da empresa e, possivelmente, no assistente virtual Bixby.

Segundo o Bloomberg, o acordo prevê o pré-carregamento do aplicativo da Perplexity nos próximos lançamentos da linha Galaxy e sua adoção como uma das opções-padrão de busca em smartphones e tablets. A expectativa é que os primeiros dispositivos com a tecnologia embarcada sejam os da linha Galaxy S26, previstos para 2026. Apesar do avanço nas tratativas, fontes afirmam que ainda há espaço para ajustes nos termos.

Além da integração tecnológica, a Samsung deve participar como investidora em uma nova rodada de captação da Perplexity, que busca levantar US$ 500 milhões, avaliando a startup em cerca de US$ 14 bilhões. Se confirmado, será o maior contrato da Perplexity no setor de dispositivos móveis, superando a recente parceria com a Motorola.

Estratégia mira reduzir dependência do Google

O movimento da Samsung tem como objetivo reduzir sua dependência dos serviços do Google, especialmente no segmento de buscas. A estratégia segue uma tendência já adotada pela Apple, que também busca diversificar suas parcerias em IA, visando mais flexibilidade e autonomia em seus sistemas.

A Apple, inclusive, também demonstrou interesse na tecnologia da Perplexity, segundo a Bloomberg. A empresa avalia a possibilidade de utilizar a startup como alternativa ao Google Search e até ao ChatGPT, integrando sua IA à Siri. No entanto, essas conversas ainda estão em fase preliminar.

As negociações entre Samsung e Perplexity começaram no início de 2025 e se intensificaram nas últimas semanas, com encontros presenciais na Coreia do Sul. Além da busca por IA, as empresas discutem o desenvolvimento conjunto de um sistema operacional com recursos nativos de Inteligência Artificial e de um aplicativo unificado para assistentes virtuais, integrando modelos próprios e de terceiros.

Fundada em 2022, a Perplexity ganhou destaque no mercado de IA generativa, oferecendo uma experiência de busca que combina respostas diretas, geração de linguagem natural e interação conversacional, se posicionando como uma forte concorrente do Google.

A possível parceria reforça o posicionamento da Samsung na corrida global pela liderança em soluções de IA embarcada, além de sinalizar uma transformação no mercado de buscas em dispositivos móveis.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais